quinta, 04 de junho, 2026
(67) 99983-4015
Política
O encontro reuniu dezenas de trabalhadores para discutir questões como a taxa de condomínio, o problema de ocupação indevida de calçada e a regularização de alvarás, inclusive o dos Bombeiros.
19 de fevereiro de 2020
Assessoria - CMC
A regularização da Feira do Produtor foi tema de reunião na segunda-feira (17), no plenário da Câmara Municipal. A iniciativa do vereador Carlos Oliveira de Rezende, o Carlão, contou com a participação do gerente de Vigilância Sanitária de Coxim, Saimon Cândido, do procurador-geral do município, Flávio Garcia da Silveira, do engenheiro da prefeitura Valdomiro Santi Neto e de representantes do Corpo de Bombeiros.
De acordo com o vereador, a ideia foi reunir os órgãos interessados na regularização da feira para agilizar o processo, ao invés de realizar reuniões paralelas. O encontro reuniu dezenas de trabalhadores para discutir questões como a taxa de condomínio, o problema de ocupação indevida de calçada e a regularização de alvarás, inclusive o dos Bombeiros.
Segundo Saimon Cândido, é necessário garantir a segurança social e trabalhista dos feirantes. “Sabemos da relevância social que a feira tem para a cidade”, afirmou. Outra questão importante apontada na reunião foi a prevenção e combate a incêndio, que precisa ser trabalhada no local.
Em janeiro deste ano, a presidente da Feira do Produtor, Ramilda Cristina de Moura, procurou o vereador Carlão para auxiliar na regularização do local, notificado por irregularidades na instalação, assim como na licença de funcionamento (Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros).
Uma reunião de urgência com os engenheiros Reinaldo e Valdomiro (Habitação) foi realizada no início de fevereiro. Na ocasião, foi levantada a necessidade de realizar um projeto para a instalação de hidrantes de combate a incêndio.
Conforme o procurador-geral Flávio Garcia, a comissão formada esta semana por representantes dos trabalhadores, da administração pública municipal e do Corpo de Bombeiros, irá se reunir amanhã (19) para dar início aos projetos e tentar solucionar os problemas “o mais rápido possível”.
Política
Atendimento ocorre em cartórios eleitorais e on-line pelo sistema do TSE para quem já tem biometria cadastrada.
6 de maio de 2026
Cidadãos de todo o país têm até esta quarta-feira (6) para obter o primeiro título de eleitor ou regularizar o documento junto à Justiça Eleitoral, sob risco de ficar impedidos de votar nas Eleições 2026, em outubro.
O serviço pode ser feito presencialmente nos cartórios eleitorais ou pela internet, por meio do sistema de autoatendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para quem já tem biometria cadastrada.
O prazo abrange alistamento eleitoral, transferência de domicílio eleitoral, revisão de dados cadastrais e regularização de outras pendências.
De acordo com o artigo 91 da Lei nº 9.504/1997, nenhum requerimento de inscrição ou de transferência eleitoral pode ser recebido nos 150 dias anteriores à data da eleição.
Por esse motivo, a partir de 7 de maio, o cadastro eleitoral será fechado em todas as unidades da Justiça Eleitoral e no atendimento on-line, permanecendo assim até novembro de 2026.
Entre os grupos mencionados estão jovens que vão votar pela primeira vez, pessoas que mudaram de cidade e precisam transferir o título, eleitores com o documento cancelado ou com pendências na Justiça Eleitoral e quem precisa atualizar dados cadastrais.
No encerramento da sessão de julgamentos desta terça-feira (5), a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, alertou para o fim do prazo e disse esperar que eleitores resolvam pendências relacionadas ao título.
Segundo o texto, além do impacto no voto, a ausência do título pode gerar dificuldade para obter passaporte ou carteira de identidade, tomar posse em cargos públicos ou se matricular em instituições de ensino públicas.
Eleições 2026
Mato Grosso do Sul caminha para as Eleições Gerais de 2026 com um eleitorado expressivo. Dados da Justiça Eleitoral apontam que o estado conta com cerca de 1,97 milhão...
5 de maio de 2026
Mato Grosso do Sul caminha para as Eleições Gerais de 2026 com um eleitorado expressivo. Dados da Justiça Eleitoral apontam que o estado conta com cerca de 1,97 milhão de pessoas aptas a votar, evidenciando a relevância da participação sul-mato-grossense no processo democrático nacional.
O perfil dos eleitores revela predominância feminina. As mulheres representam aproximadamente 53% do total, enquanto os homens somam cerca de 47%. Esse cenário acompanha uma tendência observada em diferentes regiões do país, onde o público feminino tem maior presença no cadastro eleitoral.
O crescimento do número de eleitores ao longo dos últimos anos reflete ações contínuas da própria Justiça Eleitoral, que tem investido em campanhas de conscientização, regularização de títulos e incentivo ao voto responsável.
Além dos números, o cenário reforça a importância do engajamento da população nas decisões políticas. A participação ativa dos eleitores é considerada um dos pilares fundamentais para o fortalecimento da democracia, especialmente em um período que antecede um novo ciclo eleitoral.
Com um contingente próximo de 2 milhões de votantes, Mato Grosso do Sul segue como peça importante no quadro eleitoral brasileiro, contribuindo diretamente para a definição dos rumos políticos do país.