quinta, 04 de junho, 2026
(67) 99983-4015
Política
A senadora Tereza Cristina (PP) organiza a candidatura de Adriane Lopes (Patriota) à reeleição pelo Partido Progressista (PP) e caminha para uma revanche com o candidato do PSDB, deputado federal Beto Pereira (PSDB).
23 de maio de 2023
Investiga MS
A senadora Tereza Cristina (PP) organiza a candidatura de Adriane Lopes (Patriota) à reeleição pelo Partido Progressista (PP) e caminha para uma revanche com o candidato do PSDB, deputado federal Beto Pereira (PSDB).
No próximo ano fará, exatamente, 20 anos que Tereza Cristina e Beto Pereira, ambos em início de carreira, se enfrentaram nas urnas para a Prefeitura de Terenos. Na ocasião, o jovem Beto Pereira, 25 anos, de família tradicional no Município, venceu Tereza Cristina, também de família tradicional e debutante na política.
A vida seguiu, Beto foi reeleito, depois deputado estadual e hoje deputado federal. Tereza, por sua vez, se tornou secretária da gestão de André Puccinelli (MDB), deputada federal, ministra de Jair Bolsonaro e hoje é senadora.
Neste tempo, os caminhos da dupla se cruzaram apenas na disputa pela Câmara Federal, onde ambos saíram vencedores. Agora, Tereza surge como possibilidade de pedra no sapato e com uma questão pessoal com Beto Pereira, que se organiza para ser o candidato do PSDB à Prefeitura da Capital.
O apoio de Tereza Cristina e sua capacidade de articulação traz fôlego a Adriane Lopes, que começa a se movimentar para tentar a reeleição. Antes sozinha, ela agora conta com o apoio da senadora, que recentemente mostrou força ao se eleita com 60,8% dos votos e ajudar a eleger Eduardo Riedel (PSDB) governador, atraindo votos de bolsonaristas.
A movimentação de Tereza e Adriane trazem novo capítulo para a eleição, que até o momento tinha Beto Pereira surfando sozinho na Capital, com diálogo constante com toda a Câmara. A dupla, aliada de Eduardo Riedel, também acrescenta ingrediente a mais na relação com o PSDB.
Ao apadrinhar Adriane, Tereza coloca fogo parceria com o PSDB, que garantiu justamente a vitória de Eduardo Riedel. Ao mesmo tempo, mostra que está disposta a concorrer pela hegemonia em Mato Grosso do Sul. Liderado por Reinaldo Azambuja, o PSDB chegou a 44 prefeitos no Estado, enquanto o PP chega agora a 22 com Adriane Lopes.
A filiação da prefeita marcará um encontro do partido em Mato Grosso do Sul, com a presença do presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, no próximo dia 1º de junho.
Política
Atendimento ocorre em cartórios eleitorais e on-line pelo sistema do TSE para quem já tem biometria cadastrada.
6 de maio de 2026
Cidadãos de todo o país têm até esta quarta-feira (6) para obter o primeiro título de eleitor ou regularizar o documento junto à Justiça Eleitoral, sob risco de ficar impedidos de votar nas Eleições 2026, em outubro.
O serviço pode ser feito presencialmente nos cartórios eleitorais ou pela internet, por meio do sistema de autoatendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para quem já tem biometria cadastrada.
O prazo abrange alistamento eleitoral, transferência de domicílio eleitoral, revisão de dados cadastrais e regularização de outras pendências.
De acordo com o artigo 91 da Lei nº 9.504/1997, nenhum requerimento de inscrição ou de transferência eleitoral pode ser recebido nos 150 dias anteriores à data da eleição.
Por esse motivo, a partir de 7 de maio, o cadastro eleitoral será fechado em todas as unidades da Justiça Eleitoral e no atendimento on-line, permanecendo assim até novembro de 2026.
Entre os grupos mencionados estão jovens que vão votar pela primeira vez, pessoas que mudaram de cidade e precisam transferir o título, eleitores com o documento cancelado ou com pendências na Justiça Eleitoral e quem precisa atualizar dados cadastrais.
No encerramento da sessão de julgamentos desta terça-feira (5), a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, alertou para o fim do prazo e disse esperar que eleitores resolvam pendências relacionadas ao título.
Segundo o texto, além do impacto no voto, a ausência do título pode gerar dificuldade para obter passaporte ou carteira de identidade, tomar posse em cargos públicos ou se matricular em instituições de ensino públicas.
Eleições 2026
Mato Grosso do Sul caminha para as Eleições Gerais de 2026 com um eleitorado expressivo. Dados da Justiça Eleitoral apontam que o estado conta com cerca de 1,97 milhão...
5 de maio de 2026
Mato Grosso do Sul caminha para as Eleições Gerais de 2026 com um eleitorado expressivo. Dados da Justiça Eleitoral apontam que o estado conta com cerca de 1,97 milhão de pessoas aptas a votar, evidenciando a relevância da participação sul-mato-grossense no processo democrático nacional.
O perfil dos eleitores revela predominância feminina. As mulheres representam aproximadamente 53% do total, enquanto os homens somam cerca de 47%. Esse cenário acompanha uma tendência observada em diferentes regiões do país, onde o público feminino tem maior presença no cadastro eleitoral.
O crescimento do número de eleitores ao longo dos últimos anos reflete ações contínuas da própria Justiça Eleitoral, que tem investido em campanhas de conscientização, regularização de títulos e incentivo ao voto responsável.
Além dos números, o cenário reforça a importância do engajamento da população nas decisões políticas. A participação ativa dos eleitores é considerada um dos pilares fundamentais para o fortalecimento da democracia, especialmente em um período que antecede um novo ciclo eleitoral.
Com um contingente próximo de 2 milhões de votantes, Mato Grosso do Sul segue como peça importante no quadro eleitoral brasileiro, contribuindo diretamente para a definição dos rumos políticos do país.