quinta, 04 de junho, 2026
(67) 99983-4015
Política
A ministra Tereza Cristina e o Ministro da Saúde Henrique Mandetta participaram em Dourados no sábado pela manhã, da abertura da série de encontros que o Democratas, partido do qual Tereza é vice-presidente no Estado, vai realizar em todas as regiões de Mato Grosso do SuL.
18 de fevereiro de 2020
Assessoria
Vivemos em uma democracia, por isso mesmo, o eleitor tem o direito de escolha. Se você votou em um determinado candidato e ele não é bom, pode tirar e por outro. Ainda assim, a escolha de um candidato não pode ser feita de forma irresponsável. É preciso escolher alguém que esteja capacitado, que tenha demonstrado competência e conhecimento por onde passou”.
Assim, a ministra Tereza Cristina da Agricultura e Pecuária definiu a responsabilidade que cabe ao eleitor, considerando o processo eleitoral deste ano no Estado.
A ministra Tereza Cristina e o Ministro da Saúde Henrique Mandetta participaram em Dourados no sábado pela manhã, da abertura da série de encontros que o Democratas, partido do qual Tereza é vice-presidente no Estado, vai realizar em todas as regiões de Mato Grosso do Sul, visando estimular o fortalecimento da legenda. Em Dourados, o nome indicado para fazer a disputa de 2020 é o do presidente do diretório local, deputado Barbosinha. “Precisamos fazer do DEM um partido que caminhe sozinho, não isoladamente, porque temos e reconhecemos a importâncias dos aliados. Queremos nos somar aos partidos que querem ter gestores de municípios, para isso o Democratas convoca aqueles que são adeptos da boa política para virem conosco”.
Barbosinha foi enfático ao destacar o bom momento vivido pelo partido. O Democratas, segundo ele, tem um projeto para o Brasil, para o Estado e para Dourados e lembrou que está à frente desse projeto local porque já foi testado e aprovado como deputado estadual por dois mandatos, presidente da Sanesul e secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública. “Nunca tivemos um cenário tão favorável. Conheço os caminhos de Campo Grande e sei que em Brasília, podemos chegar ao presidente Bolsonaro pelos nossos ministros, Tereza Cristina e o Mandetta, que ocupa a pasta do ministério da Saúde e teve problemas com o vôo de Brasília, mas ainda chegou para o encerramento do Encontro de Dourados. Representantes do Democrata de Coxim como a Presidente do DEM Mulher Lislaine Santos, o tesoureiro Artur Duarte Junior e Dr. Edilson Magro que faz parte da diretoria estiveram presente no Encontro Estadual realizado em Dourados e apoiaram o prefeito de Rio Verde Mário Kruger que aproveitou a oportunidade para se filiar no DEM e teve sua ficha abonada pelo Ministro Mandetta e Tereza Crisatina.
Política
Atendimento ocorre em cartórios eleitorais e on-line pelo sistema do TSE para quem já tem biometria cadastrada.
6 de maio de 2026
Cidadãos de todo o país têm até esta quarta-feira (6) para obter o primeiro título de eleitor ou regularizar o documento junto à Justiça Eleitoral, sob risco de ficar impedidos de votar nas Eleições 2026, em outubro.
O serviço pode ser feito presencialmente nos cartórios eleitorais ou pela internet, por meio do sistema de autoatendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para quem já tem biometria cadastrada.
O prazo abrange alistamento eleitoral, transferência de domicílio eleitoral, revisão de dados cadastrais e regularização de outras pendências.
De acordo com o artigo 91 da Lei nº 9.504/1997, nenhum requerimento de inscrição ou de transferência eleitoral pode ser recebido nos 150 dias anteriores à data da eleição.
Por esse motivo, a partir de 7 de maio, o cadastro eleitoral será fechado em todas as unidades da Justiça Eleitoral e no atendimento on-line, permanecendo assim até novembro de 2026.
Entre os grupos mencionados estão jovens que vão votar pela primeira vez, pessoas que mudaram de cidade e precisam transferir o título, eleitores com o documento cancelado ou com pendências na Justiça Eleitoral e quem precisa atualizar dados cadastrais.
No encerramento da sessão de julgamentos desta terça-feira (5), a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, alertou para o fim do prazo e disse esperar que eleitores resolvam pendências relacionadas ao título.
Segundo o texto, além do impacto no voto, a ausência do título pode gerar dificuldade para obter passaporte ou carteira de identidade, tomar posse em cargos públicos ou se matricular em instituições de ensino públicas.
Eleições 2026
Mato Grosso do Sul caminha para as Eleições Gerais de 2026 com um eleitorado expressivo. Dados da Justiça Eleitoral apontam que o estado conta com cerca de 1,97 milhão...
5 de maio de 2026
Mato Grosso do Sul caminha para as Eleições Gerais de 2026 com um eleitorado expressivo. Dados da Justiça Eleitoral apontam que o estado conta com cerca de 1,97 milhão de pessoas aptas a votar, evidenciando a relevância da participação sul-mato-grossense no processo democrático nacional.
O perfil dos eleitores revela predominância feminina. As mulheres representam aproximadamente 53% do total, enquanto os homens somam cerca de 47%. Esse cenário acompanha uma tendência observada em diferentes regiões do país, onde o público feminino tem maior presença no cadastro eleitoral.
O crescimento do número de eleitores ao longo dos últimos anos reflete ações contínuas da própria Justiça Eleitoral, que tem investido em campanhas de conscientização, regularização de títulos e incentivo ao voto responsável.
Além dos números, o cenário reforça a importância do engajamento da população nas decisões políticas. A participação ativa dos eleitores é considerada um dos pilares fundamentais para o fortalecimento da democracia, especialmente em um período que antecede um novo ciclo eleitoral.
Com um contingente próximo de 2 milhões de votantes, Mato Grosso do Sul segue como peça importante no quadro eleitoral brasileiro, contribuindo diretamente para a definição dos rumos políticos do país.