sábado, 18 de janeiro, 2025

WhatsApp

(67) 99983-4015

Portal da transparencia

Política

A+ A-

Sessão da Câmara de Coxim

Confira o resumo da última sessão da câmara de Coxim

Icone Calendário

21 de agosto de 2014

Icone Autor

Carlos Pires / Assessoria

Continue Lendo...

Adelson faz várias indicações à secretaria de obras

O vereador Adelson Janúncio (PTB) abriu sua fala na tribuna do legislativo coxinense reiterando solicitação de implantação de redutores de velocidade na Rua das Tulipas onde os moradores estão cobrando uma ação imediata devido ao abuso por parte de alguns condutores de veículos automotores que colocam em risco a vida de pessoas inocentes. Outra reiteração de pedido foi para a recuperação da ponte da região da Chiboca onde nem o ônibus escolar pode mais passar devido ao mau estado de conservação da mesma, além da correção de dois mata-burros na mesma estrada, pois estão danificados devido à passagem de caminhões da própria prefeitura, segundo relato dos próprios moradores da região. O parlamentar ainda fez uma terceira reiteração para recuperação da iluminação da Avenida Mato Grosso do Sul, cuja solicitação foi feita em 2013, pois os moradores reclamam que pagam a taxa de iluminação pública e sequer desfrutam do benefício. Adelson fez também uma indicação verbal para desobstrução de duas bocas de lobo na Avenida Gaspar Ries Coelho, pois a população reclama que a água fica empoçada e não pode escoar para o esgoto devido o entupimento das mesmas. Outra indicação é para que a Sanesul faça a operação tapa-buracos na Rua Frei Cirino onde foram feitos os trabalhos de colocação de encanamentos de água no trecho compreendido entre a igreja Perpétuo Socorro até o cemitério, pois a secretaria de obras promoveu a limpeza das ruas, porém os buracos feitos pela empresa ficaram expostos e a população está exigindo que os mesmos sejam tapados com urgência. Para finalizar o parlamentar falou de duas indicações feitas também em 2013 onde fazia uma sugestão à administração pública sobre a viabilidade da compra de prédios dois próprios sendo um para abrigar o PFS do Marechal Rondon e a outro para abrigar o PSF do Jorge Ritti, cujo processo de licitação já está em andamento. Adelson agradeceu ao secretário de saúde e ao prefeito Aluízio São José pelo empenho em atender a reivindicação dessas comunidades que em breve contará com uma unidade de saúde perto de seus bairros evitando grandes deslocamentos e proporcionando mais conforto e comodidade no atendimento dos pacientes dessas regiões. (Carlos Pires)

 

Celsinho fala da importância da Feira do Agronegócio

O vereador Celsinho da Perícia (PSB) iniciou sua fala na tribuna da Câmara comentando a importância da Feira do Agronegócio de Coxim, organizada pelo Sindicato Rural Patronal, e destacou a visão de empreendedorismo que está voltada para a valorização do homem do campo onde através de palestras e ações que promovam o desenvolvimento de Coxim. O parlamentar exemplificou que a cultura da soja poderá ser implantada no município, assim como a área de melhoria genética do gado pantaneiro que é outro seguimento que também poderá desenvolver a região. O edil destacou ainda a iniciativa do sindicato rural, através da atual gestão, que acredita no potencial do agronegócio como forma de desenvolvimento e que o evento deste fim de semana, sem dúvidas será um marco que abrirá as portas para novos eventos do seguimento para desenvolver Coxim e toda a Região Norte. Celsinho disse que em conversa com o prefeito Aluízio São José, o secretário estadual de obras Edson Giroto, confirmou que no mês de setembro estará em Coxim para o lançamento da obra de recapeamento da Avenida Virgínia Ferreira, da Gaspar Ries Coelho, Avenida Mato Grosso do Sul, Avenida General Mendes de Moraes e Avenida Presidente Costa e Silva. Segundo o parlamentar, além das obras de recapeamento, o secretário lançará a obra de construção da ponte de concreto do córrego Fortaleza, além de melhorar o acesso ao local para os usuários. O edil ressaltou que os recursos que serão aplicados nessas obras são oriundos dos cofres do Estado através do programa MS Forte que melhorará sobremaneira a qualidade de vida da população. Para finalizar Celsinho disse que através da sensibilidade do prefeito, a Funrondon agora tem autonomia financeira para contemplar não só os artistas da terra como também os outros projetos que fortalecerão a cultura, o lazer e o desporto do município. (Carlos Pires)

 

Franciel diz não temer ataques de pessoas despreparadas

O vereador Franciel Luiz de Oliveira (PSB) iniciou sua fala na tribuna da Câmara falando da visita que fez à Funrondon para conhecer os trabalhos que são desenvolvidos por toda a equipe e pôde constatar o êxito e a participação de vários atletas em várias modalidades esportivas e outras ações de lazer que estão sendo direcionadas para a juventude do município. Ao falar da morte de Eduardo Campos (PSB), Franciel disse que o momento é de muita reflexão, pois a pessoa deve ser valorizada em vida, pois no atual cenário político alguns bons parlamentares são atacados de forma covarde por pessoas despreparadas e desqualificadas que não tem o devido conhecimento das coisas. O parlamentar disse que aqueles que criticam são os gostariam de estar na tribuna, porém não tiveram competência para estar, mas o edil que as críticas são normais e servem para fortalecer ainda mais o trabalho de cada parlamentar da Casa de Leis. Franciel destacou o trabalho do pastor da Igreja Adventista do 7º Dia, Manoel Messias, que vem promovendo o resgate da família coxinense, cuidando e protegendo principalmente das crianças e dos adolescentes que são vitimas de violência e abuso sexual por parte de pedófilos que estão enraizados na sociedade, assim como também as mulheres que são vítimas de violência doméstica encorajando a denunciar seus agressores para resgatar a auto-estima e poder desfrutar de uma vida digna. Para finalizar ainda sobre o assunto violência doméstica e abuso sexual de crianças e adolescentes, o parlamentar disse que todo projeto voltado em prol das famílias deve ser encampado pela Câmara para que junto com a sociedade se busque alternativas para denunciar e colocar atrás das grades, esses agressores que muitas vezes se escondem através de máscaras e facetas para praticarem essas abominações. (Carlos Pires)

 

Lúcia pede atenção para o assentamento Santa Terezinha

A vereadora Lúcia da AAVC (PR) iniciou sua fala na tribuna da Câmara fazendo algumas indicações à secretaria de obras de Coxim. Na primeira indicação a parlamentar disse que já faz um ano e seis meses que vem ouvindo o clamor da comunidade do assentamento Santa Terezinha onde o areão existente na estrada tem feito vários veículos que transportam gado tombarem causando prejuízo aos pequenos produtores da região. A edil pediu encarecidamente para o secretário de obras e o prefeito tomem as devidas providências para retirar o excesso de areia e dar trafegabilidade à estrada para que os produtores possam escoar suas produções com mais segurança. Com relação às placas de metal da passarela da ponte velha que estão soltas e a população está com receio de fazer a travessia e as placas se soltarem podendo ocasionar a queda de pessoas e até mesmo crianças dentro do rio. Ao gerente municipal de trânsito Lúcia em conjunto com a presidente da Casa de Leis Marilene Gasperin solicitou um redutor de velocidade em frente à escola Marechal Rondon, pois até agora foram dezenas de pedidos de vários vereadores para implantação de redutores de velocidade em várias ruas, mas nada de concreto foi feito até o momento. Lúcia disse que a população clama todos os dias por socorro para que algo seja feito no sentido de solucionar este problema no município. Voltando às indicações à secretaria de obras, Lúcia disse que na Vila Bela III há braços de luminárias nos postes, mas a iluminação pública está virada para o céu. A edil lembrou que Deus já dá iluminação natural fornecida pela lua e que as lâmpadas públicas é que deve clarear as ruas e não somente a lunar que é insuficiente para as ruas que ficam completamente às escuras. Outro caso semelhante, citou a vereadora, acontece na Vila da Barra. Para finalizar, Lúcia cobrou do secretário de obras a sinalização no buracão do bairro Santa Maria, pois enquanto não se faz a operação tapa-buracos muitos motociclistas já sofreram quedas por conta dos buracos, enquanto que os condutores de veículos reclamam dos prejuízos e danos com rodas e a parte de suspensão dos carros, principalmente à noite quando a visibilidade é ruim e a presença da cratera não é notada. “Que a secretaria de obras acelere a operação tapa-buracos, pois a população não agüenta mais tanto prejuízo com seus veículos”, completou. (Carlos Pires)

 

Marilene diz que é preciso acreditar no potencial de Coxim

A presidente da Câmara, vereadora e professora Marilene de Fátima Gasperin (PSB) iniciou sua fala na tribuna mandando um cumprimento especial ao seu Valtinho da Tapera do Valitnho, que todas as quartas-feiras, acompanha atentamente pelo rádio todas as sessões, a fala e o trabalho de cada vereador do legislativo coxinense. A parlamentar também destacou o importante trabalho do pastor Manoel Messias da Igreja Adventista do 7º Dia e disse que não somente como vereadora, mas como cidadã e educadora que apóia integralmente e parabeniza o trabalho que o pastor e toda sua equipe vêm desenvolvendo em Coxim para proteger as crianças e adolescentes preservando-os de qualquer forma de violência seja ela moral, física ou sexual. Marilene convocou toda a população coxinense a participar da Feira do Agronegócio que será realizada neste fim de semana, pois é um evento de suma importância para o desenvolvimento do município. A parlamentar disse que é importante que toda a população acredite em Coxim, no trabalho que o legislativo e o executivo vêm fazendo pelo município, e em pessoas que acreditam e apostam no empreendedorismo como forma de incentivo ao crescimento econômico da cidade. Segundo Marilene, o trabalho da presidente do Sindicato Rural Patronal de Coxim é um belo exemplo de que com perseverança e muita luta tudo é possível basta que cada um faça a sua parte, tenha fé e acredite nos seus objetivos. Para finalizar a parlamentar fez uma indicação para substituição de uma luminária queimada na Rua Monge, próximo ao Jardim Europa a pedido de moradores; aguar a Rua Rondonópolis, pois a poeira está sufocando a população e a retirada de uma árvore na Rua Ranulfo Reginaldo dos Santos, no bairro Santa Maria que está prejudicando o acesso de algumas moradoras em suas residências. (Carlos Pires)

 

Vilmar pede implantação de um Núcleo Industrial

O vereador Vilmar Vendrúscolo (PT) iniciou seu pronunciamento na tribuna da Câmara agradecendo ao prefeito Aluizio São José por aplicar recursos na Funrondon que beneficiará projetos que incentivarão a cultura, o desporto e o lazer da população coxinense. Aproveitou a oportunidade para convidar a todos para participarem neste fim de semana da Feira do Agronegócio que proporcionará aos pequenos, médios e grandes produtores o conhecimento de novas tecnologias e a oportunidade de negócios de acordo com o orçamento de cada produtor. Vilmar fez questão de parabenizar a presidente do Sindicato Rural Patronal de Coxim por alavancar o agronegócio com um evento dessa envergadura. Também parabenizou o amigo e presidente da APONEC (Associação dos Portadores de Necessidades Especiais de Coxim) pelo excelente trabalho sério e diferenciado que vem exercendo a frente ao comando da entidade. O parlamentar fez uma indicação à secretaria de obras para patrolamento da estrada da Taboca, pois tanto o ônibus escolar quanto os veículos estão tendo dificuldade de trafegabilidade devido ao mau estado da via, principal elo de ligação entre o distrito de São Romão à Silviolândia e Coxim. Vilmar aproveitou a oportunidade para solicitar ao prefeito Aluizio São José para implantação do Núcleo Industrial em Coxim, haja vista que as fábricas de doces, os ferros-velhos além de outros comércios e indústrias necessitam de um espaço adequado para se instalarem que não seja na área central da cidade. O vereador pediu ao prefeito ainda, que se coloque de fato a patrulha mecanizada que foi destinada pelo PAC-2 para a zona rural à disposição dos pequenos produtores, pois segundo o plano de governo apresentado em sua campanha, esse era um compromisso do gestor para com a agricultura familiar. Para finalizar o edil encaminhou ao gestor municipal um requerimento para informação de contratos, empenhos e notas de caminhões e máquinas da secretaria de obras para saber se os serviços são de graça ou se é cobrado para que todos tenham conhecimento das reais ações da pasta. (Carlos Pires)

 

Adenilson anuncia a vinda do governador à Coxim em breve

O vereador Adenilson Vilalba (PMDB) iniciou sua fala na tribuna da Câmara demonstrando preocupação com índice de crianças que são abusadas sexualmente no Brasil. Segundo os dados apresentados através de uma revista entregue a todos os vereadores pelo pastor Manoel Messias da Igreja Adventista do 7º Dia, entre 2003 e 2008, cinco crianças foram vítimas de abuso por dia. Segundo o parlamentar, estes dados levam a uma profunda reflexão do que está acontecendo no município, no Estado e no Brasil, e que estão contribuindo sobremaneira para o aumento deste tipo de violência. “Será que faltam políticas públicas?”, questionou. O edil afirmou que a Casa de Leis está de portas abertas tanto para o seguimento evangélico, quanto católicos e todos aqueles que quiserem somar esforços na luta em defesa dos direito das crianças e dos adolescentes. Adenilson se solidarizou com a bancada do PSB pela tragédia ocorrida com o candidato à presidência Eduardo Campos que era uma jovem promessa da política brasileira, homem integro com boa visão política que de alguma forma poderia contribuir muito na área social, educação, saúde, entre outras, portanto segundo o edil, uma perda irreparável. De acordo com o edil, Eduardo Campos marcou para sempre sua história não só no Estado de Pernambuco como em todos os cargos políticos que ocupou em sua trajetória de pública. Para finalizar, Adenilson lembrou que nesta quinta-feira o governo estadual aprovará os recursos para o FIC (Fundo de Investimento à Cultura) onde há cinco projetos de Coxim que receberão R$100 mil e que o governador André Puccinelli confirmou sua vinda ao município para dar ordem de serviço para construção da Ponte de concreto sobre o córrego Fortaleza e o início das obas da pista para os Centros de Formação de Condutores, além do recapeamento das principais avenidas de Coxim e para a implantação da rede de água da Colônia Taquari. (Carlos Pires)

Johnny Guerra Gai (PMDB) - No uso da tribuna, o vereador iniciou a fala lamentando a morte do candidato a presidente, Eduardo Campos, morto em acidente de avião na semana passada. O vereador disse que essa tragédia abateu a política brasileira e que Campos era um político de princípios e valores herdados de sua família e levados por toda a sua trajetória no parlamento e no executivo. Entre outros assuntos, Johnny também falou do pedido de cassação por parte do PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), do registro da candidatura de Delcídio do Amaral (PT) ao governo do Estado. De acordo com o vereador, o motivo seria o abuso de poder econômico na realização de propaganda eleitoral antecipada e também por usar de maneira indevida os veículos de comunicação. "A coligação pediu ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) a cassação de registro da candidatura caso ele seja eleito. Caso parecido como esse, aconteceu nas eleições passadas. O TRE cassou o diploma do prefeito eleito de Bela Vista e de Paranaíba, nenhum dos dois conseguiram contornar a decisão na justiça e continuam afastados e inelegíveis."

 

Algemiro de Souza (PTN) - No uso da tribuna, o vereador falou da indicação feita a secretaria de Obras, solicitando a retirada de areia acumulada na rua Coxim e, que por consequência impede que a água da chuva escoe pela boca de lobo assim alagando a região.  Entre outros assuntos, o vereador falou dos altos níveis de impostos que o Estado cobra e no que isso acarreta para o desenvolvimento do próprio Estado, como exemplo, o vereador citou o alto valor do combustível vendido em Mato Grosso do Sul, sendo um dos mais caros do país. "Os caminhoneiros que atravessam o Estado abastecem em Mato Grosso, passam direto no nosso Estado e depois só abastecem no Paraná ou São Paulo, isso por causa dos altos impostos". Ainda referente ao assunto, o vereador citou a indústria de álcool  que tem em Sonora e que por conta dessa produção o litro do álcool poderia ser vendido a R$ 1 o litro na região.

 

Sidney Assis (PSDB) -  O vereador aproveitou a tribuna para falar das indicações feitas, sendo ambas encaminhadas a secretaria de Obras. Em uma das indicações, o vereador reiterou um pedido já feito, na qual solicita a operação tapa-buraco na rua Amor Perfeito  esquina com a rua Narciso. A outra indicação, o vereador solicita a troca de lâmpadas em duas luminárias públicas localizadas na rua João Feliciano Bezerra. Sidney Assis aproveitou a oportunidade e disse que os vereadores, dentro das atribuições que os confere é solicitar ao executivo municipal, o que o povo pede. "Todos nós temos feito isso com muita veemência. Cada vereador, dentro do seu perfil tem feito com muita propriedade o que nos compete, que é pedir, reivindicar, cobrar e atuar. Agora, se as autoridades constituídas, os secretários vão fazer o que pedimos, isso não compete a nós."

 

Sinval do PT (PT) - O vereador aproveitou o uso da tribuna para falar da ponte do São Ramão que necessita urgentemente de melhorias. "Vários moradores da região pagam o Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de Mato Grosso do Sul) mas não conseguem fazer uso da ponte quando a carreta esta carregada de gado, porque não passa. Isso é uma vergonha!" Ainda sobre as solicitações encaminhadas a secretaria de Obras, Sinval também pediu providências com relação a rua Gaspar Ríeis Coelho, cobrando melhorias com a operação tapa-buracos e também pediu melhorias na iluminação pública do município. "Toda vez que vamos conversar com o executivo a respeito da iluminação, a desculpa é que não teve a licitação. Então que se faça a licitação logo e melhore as condições de iluminação pública para a nossa população."

Policia

Mulher esfaqueia companheiro nas costas e foge do local em Coxim

Um homem de 30 anos foi esfaqueado nas costas pela companheira, de 33 anos, na noite desta quinta-feira (17), por volta das 23h12, em frente à uma residência localizada na Rua Cinco de...

Mulher esfaqueia companheiro nas costas e foge do local em Coxim

17 de janeiro de 2025

Mulher esfaqueia companheiro nas costas e foge do local em Coxim

 

Continue Lendo...

Um homem de 30 anos foi esfaqueado nas costas pela companheira, de 33 anos, na noite desta quinta-feira (17), por volta das 23h12, em frente à uma residência localizada na Rua Cinco de Maio, no bairro Santa Maria, em Coxim.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou o resgate da vítima, que apresentava uma única perfuração nas costas. Ele foi encaminhado ao Hospital Regional Álvaro Fontoura Silva, em Coxim, onde recebeu atendimento médico. Segundo informações preliminares, a vítima não soube informar o motivo da discussão que culminou no ataque.

Após o crime, a mulher fugiu do local e, até o momento, não foi localizada. A Polícia Militar esteve na cena, realizou buscas na região, mas não conseguiu encontrar a suspeita.

Economia

Tabela do IR é congelada em 2025 e quem ganha acima de R$ 2.824 pagará imposto

Reforma do tributo só deverá ser enviada ao Congresso após a votação do Orçamento deste ano

Tabela do IR é congelada em 2025 e quem ganha acima de R$ 2.824 pagará imposto

10 de janeiro de 2025

Tabela do IR é congelada em 2025 e quem ganha acima de R$ 2.824 pagará imposto

 

Continue Lendo...

Sem a aprovação da reforma do IR (Imposto de Renda), que só deverá ser enviada ao Congresso após a votação do Orçamento de 2025, a tabela progressiva fica congelada neste ano. Quem ganha mais de R$ 2.824, pouco menos de dois salários mínimos, pagará o tributo. No fim de novembro, o governo tinha anunciado a intenção de elevar a faixa de isenção para R$ 5 mil, na segunda fase da reforma tributária, que trata do IR. Em troca, o governo pretendia introduzir uma alíquota em torno de 10% sobre os rendimentos mensais acima de R$ 50 mil, que compensaria o impacto fiscal do aumento do limite de isenção.

Originalmente anunciada para tramitar junto do pacote de corte de gastos aprovado no fim de dezembro, a proposta ficou para este ano. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, “inconsistências” nos modelos estatísticos da Receita levaram o Fisco a rever os cálculos. Caso o Congresso aprove o Orçamento em fevereiro, a proposta pode ser enviada no mesmo mês ou no início de março.

Veja como ficam as alíquotas
Até R$ 2.259,20 - 0%
De R$ 2.259,21 até R$ 2.826,65 - 7,5%
De R$ 2.826,66 até R$ 3.751,05 - 15%
De R$ 3.751,06 até R$ 4.664,68 - 22,5%
Acima de R$ 4.664,68 - 27,5%

Correspondente ao piso da tabela progressiva, a faixa de isenção foi elevada pela última vez em fevereiro de 2024, de R$ 2.640 para R$ 2.824. As demais faixas de tributação permanecem sem mudanças desde 2015. O projeto de lei do Orçamento de 2025, enviado ao Congresso em agosto, não prevê mudanças na tabela do Imposto de Renda.

Oficialmente, o limite máximo da alíquota zero está fixado em R$ 2.259,20. No entanto, para garantir a isenção para quem recebe até R$ 2.824, equivalente a dois salários mínimos, haverá um desconto simplificado de R$ 564,80 da renda sobre a qual deveria incidir o imposto. Esse desconto corresponde à diferença entre os dois valores: limite de isenção e dois salários mínimos.

A Receita Federal esclarece que esse desconto simplificado é opcional. Nada mudará para quem tem direito a deduções maiores pela legislação atual, como dependentes, pensão alimentícia, gastos com educação e saúde.
Propostas

A gestão federal trabalha com duas propostas: isenção do IR para quem ganha até R$ 5.000 e um imposto de 10% para aqueles que recebem mais de R$ 50 mil por mês. A ideia inicial é apresentar os temas em conjunto, de maneira que um compense o outro na questão arrecadatória. Há, inclusive, um acordo entre os Poderes Legislativo e Executivo para os projetos serem apreciados na condição de neutralidade, ou seja, sem perda ou ganho de arrecadação.

No final do ano passado, o governo apresentou a medida de isenção do IR dentro do pacote fiscal, cujo impacto é de R$ 327 bilhões em cinco anos. A proposta não foi bem recebida pelo mercado, e o dólar ficou acima dos R$ 6 em dias consecutivos. Parte das medidas foi aprovada pelos parlamentares nos últimos dias de 2024, e a previsão é de continuidade neste primeiro semestre.
Neste momento, a Receita Federal trabalha com o novo modelo idealizado pelo governo, mas percebeu inconsistências. De acordo com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a inconsistência se dá em um dispositivo que faz a calibragem do IR de pessoa jurídica. O tema foi alvo de uma reunião ainda na segunda-feira (6).

“Eu vou saber hoje, a bem da verdade. Porque a Receita não rodou o novo modelo ainda. Estávamos terminando o ano com muitas coisas, mas isso deve ficar pronto nos próximos dias”, disse Haddad. A Receita vai solucionar os ajustes nos cálculos e terminar o novo modelo em breve. A questão chave é corrigir as distorções ao mesmo tempo em que é mantida a arrecadação da soma do Imposto de Renda para Pessoa Jurídica e do Imposto de Renda da Pessoa Física.

No final do ano passado, o ministro havia comentado sobre a inconsistência no modelo estatístico do IR para pessoa jurídica. “Está sendo cuidado tanto da questão da neutralidade quanto da justiça tributária. Uma coisa pode ser neutra e injusta. Então, está rodando o modelo para identificar como calibrar em busca da justiça tributária, e não só da neutralidade tributária”, afirmou o ministro em 20 de dezembro de 2024 durante café da manhã com jornalistas, em Brasília.
Impacto nas contas

Para especialistas ouvidos pelo R7, no entanto, apesar de a medida favorecer a população, pode trazer impactos negativos para o equilíbrio das contas do governo. Menos de 1% da população do país recebe acima de R$ 50 mil, e hoje essa parcela da população paga uma alíquota de imposto de renda de 27,5%.
“O impacto fiscal estimado em R$ 45 bilhões por ano exige soluções robustas para compensação de receitas. O ministro fala em tributar quem ganha mais de R$ 50 mil, mas é fundamental fechar brechas como a pejotização e a falta de tributação sobre lucros e dividendos, que hoje permitem que muitas rendas altas escapem do alcance do imposto”, afirma o presidente da Unafisco, Mauro Silva.

O economista Hugo Garbe comenta que ampliar a faixa de isenção tem desvantagens e vantagens. Entre os fatores positivos, ele cita a justiça fiscal e o aumento da renda da população. Por outro lado, o especialista comenta que a medida também traz impacto fiscal negativo e risco inflacionário, além de possuir uma sustentabilidade limitada.
“Sem compensações, a medida compromete a sustentabilidade das contas públicas, podendo gerar desconfiança no mercado”, explica. Segundo ele, taxar mais quem recebe R$ 50 mil não resolve o problema. “É uma medida populista em termos econômicos para dizer: estou cobrando mais dos ricos e tirando imposto dos mais pobres”, destaca.