quinta, 04 de junho, 2026
(67) 99983-4015
Diplomação
Na tarde de ontem no tribunal do Júri em Coxim, foram diplomados, o prefeito Edilson Magro (DEM), o vice-prefeito Flávio Dias e os vereadores. A solenidade foi presidida pela Juíza da 12ª Zona Eleitoral de Coxim, Exma Sra. Tatiana Dias de Oliveira Said, onde foram tomadas todas as medidas de biossegurança de prevenção à Covid-19.
15 de dezembro de 2020
Augusto Marques
Na tarde de ontem no tribunal do Júri em Coxim, foram diplomados, o prefeito Edilson Magro (DEM), o vice-prefeito Flávio Dias e os vereadores. A solenidade foi presidida pela Juíza da 12ª Zona Eleitoral de Coxim, Exma Sra. Tatiana Dias de Oliveira Said, onde foram tomadas todas as medidas de biossegurança de prevenção à Covid-19.
De acordo com a Juíza, este ano as eleições foram atípicas, devido a pandemia e que mesmo com muitas indecisões, elas foram realizadas. Tatiana disse ainda da importância da democracia que deve ser defendida, principalmente por aqueles que são os responsáveis por guardar esse direito do povo e suas minorias.
Em seu discurso Edilson Magro, agradeceu o brilhante trabalho que foi feito pela justiça eleitoral, tanto pela lisura do pleito eleitoral quanto pelos cuidados frente à pandemia. Edilson fez um pedido de união de todos os eleitos e da sociedade coxinense em prol de uma boa administração. “Nós sabemos que temos muitos desafios pela frente, em algumas coisas é preciso de uma ação rápida, porém outras pode demandar mais tempo, mas tudo o que formos fazermos, queremos o apoio da sociedade conosco, pois sempre disse que, a administração será participativa e faremos de tudo para envolver a todos em prol da cidade de Coxim.” Disse o prefeito diplomado.
Além de Edilson e Flávio, foram diplomados os vereadores, Abilio Junior Vaneli, Ademir Ferreira da Silva, Adriana Aparecida Mariano Nabhan, Angelo Aparecido Gonçalves, Carlos Henrique Ferreira da Silva, Flávio José Duarte, Jefferson Aislan Silva, João Moraes Neto, Marcio Barbosa de Souza, Marly Nogueira.
Participaram da solenidade o prefeito em exercício Edvaldo José Bezerra, o juiz Bruno Paranho Gonçalves, o promotor eleitoral Victor Leonardo de Miranda Taveira, a presidente da OAB de Coxim Valéria Ferreira de Araújo Oliveira, a chefe do Cartório Eleitoral Marina Palmeira Esteves e funcionários do órgão.
Política
Atendimento ocorre em cartórios eleitorais e on-line pelo sistema do TSE para quem já tem biometria cadastrada.
6 de maio de 2026
Cidadãos de todo o país têm até esta quarta-feira (6) para obter o primeiro título de eleitor ou regularizar o documento junto à Justiça Eleitoral, sob risco de ficar impedidos de votar nas Eleições 2026, em outubro.
O serviço pode ser feito presencialmente nos cartórios eleitorais ou pela internet, por meio do sistema de autoatendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para quem já tem biometria cadastrada.
O prazo abrange alistamento eleitoral, transferência de domicílio eleitoral, revisão de dados cadastrais e regularização de outras pendências.
De acordo com o artigo 91 da Lei nº 9.504/1997, nenhum requerimento de inscrição ou de transferência eleitoral pode ser recebido nos 150 dias anteriores à data da eleição.
Por esse motivo, a partir de 7 de maio, o cadastro eleitoral será fechado em todas as unidades da Justiça Eleitoral e no atendimento on-line, permanecendo assim até novembro de 2026.
Entre os grupos mencionados estão jovens que vão votar pela primeira vez, pessoas que mudaram de cidade e precisam transferir o título, eleitores com o documento cancelado ou com pendências na Justiça Eleitoral e quem precisa atualizar dados cadastrais.
No encerramento da sessão de julgamentos desta terça-feira (5), a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, alertou para o fim do prazo e disse esperar que eleitores resolvam pendências relacionadas ao título.
Segundo o texto, além do impacto no voto, a ausência do título pode gerar dificuldade para obter passaporte ou carteira de identidade, tomar posse em cargos públicos ou se matricular em instituições de ensino públicas.
Eleições 2026
Mato Grosso do Sul caminha para as Eleições Gerais de 2026 com um eleitorado expressivo. Dados da Justiça Eleitoral apontam que o estado conta com cerca de 1,97 milhão...
5 de maio de 2026
Mato Grosso do Sul caminha para as Eleições Gerais de 2026 com um eleitorado expressivo. Dados da Justiça Eleitoral apontam que o estado conta com cerca de 1,97 milhão de pessoas aptas a votar, evidenciando a relevância da participação sul-mato-grossense no processo democrático nacional.
O perfil dos eleitores revela predominância feminina. As mulheres representam aproximadamente 53% do total, enquanto os homens somam cerca de 47%. Esse cenário acompanha uma tendência observada em diferentes regiões do país, onde o público feminino tem maior presença no cadastro eleitoral.
O crescimento do número de eleitores ao longo dos últimos anos reflete ações contínuas da própria Justiça Eleitoral, que tem investido em campanhas de conscientização, regularização de títulos e incentivo ao voto responsável.
Além dos números, o cenário reforça a importância do engajamento da população nas decisões políticas. A participação ativa dos eleitores é considerada um dos pilares fundamentais para o fortalecimento da democracia, especialmente em um período que antecede um novo ciclo eleitoral.
Com um contingente próximo de 2 milhões de votantes, Mato Grosso do Sul segue como peça importante no quadro eleitoral brasileiro, contribuindo diretamente para a definição dos rumos políticos do país.