quinta, 04 de junho, 2026

WhatsApp

(67) 99983-4015

operação ross

A+ A-

Operação Ross investigaria apoio do PTB em MS a Aécio via doações da JBS

STF autorizou buscas em MS

Icone Calendário

12 de dezembro de 2018

Icone Autor

Midiamax

Continue Lendo...

A Operação Ross, deflagrada ontem, realiza buscas e apreensões em Mato Grosso do Sul para investigar a delação premiada feita por Ricardo Saud, diretor de Relações Institucionais e Governo da J&F, grupo investidor dono da empresa JBS, que denunciou suposto pagamento de propina ao PTB no Estado. 
O delator sustentou que o PTB de Mato Grosso do Sul teria sido comprado com dinheiro de propina a pedido do senador afastado Aécio Neves, do PSDB, em 2014, na campanha para presidente da República.
Em troca do dinheiro, cuja soma não é revelada, o PTB de MS deveria apoiar o candidato tucano. A delação indica que Aécio Neves, concorrente que perdeu a eleição para a ex-presidente Dilma, no segundo turno, procurou Joesley Batista, um dos sócios da J&F, e pediu R$ 20 milhões, dinheiro para cooptar partidos, um deles o PTB de Mato Grosso do Sul. 
Saud disse ao MPF, sem citar valor, que fez um depósito na conta pessoal de Sérgio Magno Gomes Louzada, então tesoureiro do partido, em MS. À época, o PTB regional era chefiado pelo pai dele, Ivan Louzada. 
No depoimento de 32 minutos, o diretor da J&F conta que ao todo a empresa doou R$ 100 milhões ao senador afastado e que a fortuna deveria ser devolvida com benefícios fiscais ou dinheiro. A proposta foi aceita devido à possibilidade de vitória do tucano, o que não ocorreu.
A Operação Ross cumpriu mandados em Mato Grosso do Sul, , Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Norte, Tocantins e Amapá. 

PTB em MS
A assessoria de comunicação do PTB em MS afirmou que não vai se pronunciar sobre o assunto, visto que a delação refere-se a Ivan Louzada e seu filho.
Por telefone, Ivan garante que não ocorreu nenhuma busca e apreensão na sua casa e nem na do filho nesta terça. “Olha, eu não sei nenhuma linha sobre essa delação premiada. Não estou sabendo de nada”, disse Louzada, que está em Brasília. 

Política

Prazo para tirar, transferir ou regularizar o título de eleitor termina nesta quarta-feira

Atendimento ocorre em cartórios eleitorais e on-line pelo sistema do TSE para quem já tem biometria cadastrada.

Prazo para tirar, transferir ou regularizar o título de eleitor termina nesta quarta-feira

6 de maio de 2026

Prazo para tirar, transferir ou regularizar o título de eleitor termina nesta quarta-feira

 

Continue Lendo...

Cidadãos de todo o país têm até esta quarta-feira (6) para obter o primeiro título de eleitor ou regularizar o documento junto à Justiça Eleitoral, sob risco de ficar impedidos de votar nas Eleições 2026, em outubro.

Como regularizar e onde solicitar

O serviço pode ser feito presencialmente nos cartórios eleitorais ou pela internet, por meio do sistema de autoatendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para quem já tem biometria cadastrada.

O prazo abrange alistamento eleitoral, transferência de domicílio eleitoral, revisão de dados cadastrais e regularização de outras pendências.

Cadastro eleitoral será fechado a partir de 7 de maio

De acordo com o artigo 91 da Lei nº 9.504/1997, nenhum requerimento de inscrição ou de transferência eleitoral pode ser recebido nos 150 dias anteriores à data da eleição.

Por esse motivo, a partir de 7 de maio, o cadastro eleitoral será fechado em todas as unidades da Justiça Eleitoral e no atendimento on-line, permanecendo assim até novembro de 2026.

Quem deve ficar atento ao prazo

Entre os grupos mencionados estão jovens que vão votar pela primeira vez, pessoas que mudaram de cidade e precisam transferir o título, eleitores com o documento cancelado ou com pendências na Justiça Eleitoral e quem precisa atualizar dados cadastrais.

Alerta do TSE sobre o fim do prazo

No encerramento da sessão de julgamentos desta terça-feira (5), a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, alertou para o fim do prazo e disse esperar que eleitores resolvam pendências relacionadas ao título.

Outros efeitos de ficar sem o título

Segundo o texto, além do impacto no voto, a ausência do título pode gerar dificuldade para obter passaporte ou carteira de identidade, tomar posse em cargos públicos ou se matricular em instituições de ensino públicas.

Eleições 2026

MS se aproxima de 2 milhões de eleitores e reforça peso no cenário das eleições de 2026

Mato Grosso do Sul caminha para as Eleições Gerais de 2026 com um eleitorado expressivo. Dados da Justiça Eleitoral apontam que o estado conta com cerca de 1,97 milhão...

MS se aproxima de 2 milhões de eleitores e reforça peso no cenário das eleições de 2026

5 de maio de 2026

MS se aproxima de 2 milhões de eleitores e reforça peso no cenário das eleições de 2026

 

Continue Lendo...

Mato Grosso do Sul caminha para as Eleições Gerais de 2026 com um eleitorado expressivo. Dados da Justiça Eleitoral apontam que o estado conta com cerca de 1,97 milhão de pessoas aptas a votar, evidenciando a relevância da participação sul-mato-grossense no processo democrático nacional.

O perfil dos eleitores revela predominância feminina. As mulheres representam aproximadamente 53% do total, enquanto os homens somam cerca de 47%. Esse cenário acompanha uma tendência observada em diferentes regiões do país, onde o público feminino tem maior presença no cadastro eleitoral.

O crescimento do número de eleitores ao longo dos últimos anos reflete ações contínuas da própria Justiça Eleitoral, que tem investido em campanhas de conscientização, regularização de títulos e incentivo ao voto responsável.

Além dos números, o cenário reforça a importância do engajamento da população nas decisões políticas. A participação ativa dos eleitores é considerada um dos pilares fundamentais para o fortalecimento da democracia, especialmente em um período que antecede um novo ciclo eleitoral.

Com um contingente próximo de 2 milhões de votantes, Mato Grosso do Sul segue como peça importante no quadro eleitoral brasileiro, contribuindo diretamente para a definição dos rumos políticos do país.