quinta, 04 de junho, 2026

WhatsApp

(67) 99983-4015

Política

A+ A-

Móveis sustentáveis feitos em presídio de Coxim vão auxiliar projeto que atende mulheres artesãs

A ação não só diminui a ociosidade dos custodiados com serviços que colaboram com a coletividade, mas também promove a sustentabilidade ambiental ao reaproveitar madeiras descartadas.

Icone Calendário

2 de julho de 2024

Icone Autor

(Redação - Idest)

Continue Lendo...

Foram entregues nesta semana os primeiros expositores e prateleiras produzidos no Estabelecimento Penal Masculino de Coxim (EPMC) a representantes da Associação Grupo Girassol. Confeccionados com mão de obra de custodiados, que utilizam e reaproveitam paletes descartados, os materiais irão auxiliar na exposição de artesanatos produzidos por mulheres artesãs de baixa renda, que complementam a renda familiar através da confecção e venda de artesanatos nas diversas feiras livres da região. 
A iniciativa representa uma contribuição significativa da unidade da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) à sociedade local. Empregando mão de obra prisional, a ação não só diminui a ociosidade dos custodiados com serviços que colaboram com a coletividade, mas também promove a sustentabilidade ambiental ao reaproveitar madeiras descartadas. 
Para diretor do presídio, Jean Cunha, a iniciativa beneficia diretamente a comunidade, oferecendo uma segunda chance aos custodiados e contribuindo para a sustentabilidade. “É gratificante ver que o trabalho realizado aqui dentro pode ter um impacto tão positivo lá fora”, afirmou durante a entrega dos primeiros móveis.
Segundo a presidente do Grupo Girassol, Vânia Regina Spiguel Costa, que procurou a direção do presídio buscando este apoio, a doação irá diminuir os custos das mulheres, que gastam cerca de 300 reais com o aluguel de mesas a cada exposição. “Essa ajuda é inestimável para nossas artesãs, que agora podem investir mais em seus materiais e produtos, aumentando suas rendas e a qualidade de vida de suas famílias”, agradeceu a presidente. A meta é que sejam confeccionados 20 mesas e dez prateleiras.

Política

Prazo para tirar, transferir ou regularizar o título de eleitor termina nesta quarta-feira

Atendimento ocorre em cartórios eleitorais e on-line pelo sistema do TSE para quem já tem biometria cadastrada.

Prazo para tirar, transferir ou regularizar o título de eleitor termina nesta quarta-feira

6 de maio de 2026

Prazo para tirar, transferir ou regularizar o título de eleitor termina nesta quarta-feira

 

Continue Lendo...

Cidadãos de todo o país têm até esta quarta-feira (6) para obter o primeiro título de eleitor ou regularizar o documento junto à Justiça Eleitoral, sob risco de ficar impedidos de votar nas Eleições 2026, em outubro.

Como regularizar e onde solicitar

O serviço pode ser feito presencialmente nos cartórios eleitorais ou pela internet, por meio do sistema de autoatendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para quem já tem biometria cadastrada.

O prazo abrange alistamento eleitoral, transferência de domicílio eleitoral, revisão de dados cadastrais e regularização de outras pendências.

Cadastro eleitoral será fechado a partir de 7 de maio

De acordo com o artigo 91 da Lei nº 9.504/1997, nenhum requerimento de inscrição ou de transferência eleitoral pode ser recebido nos 150 dias anteriores à data da eleição.

Por esse motivo, a partir de 7 de maio, o cadastro eleitoral será fechado em todas as unidades da Justiça Eleitoral e no atendimento on-line, permanecendo assim até novembro de 2026.

Quem deve ficar atento ao prazo

Entre os grupos mencionados estão jovens que vão votar pela primeira vez, pessoas que mudaram de cidade e precisam transferir o título, eleitores com o documento cancelado ou com pendências na Justiça Eleitoral e quem precisa atualizar dados cadastrais.

Alerta do TSE sobre o fim do prazo

No encerramento da sessão de julgamentos desta terça-feira (5), a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, alertou para o fim do prazo e disse esperar que eleitores resolvam pendências relacionadas ao título.

Outros efeitos de ficar sem o título

Segundo o texto, além do impacto no voto, a ausência do título pode gerar dificuldade para obter passaporte ou carteira de identidade, tomar posse em cargos públicos ou se matricular em instituições de ensino públicas.

Eleições 2026

MS se aproxima de 2 milhões de eleitores e reforça peso no cenário das eleições de 2026

Mato Grosso do Sul caminha para as Eleições Gerais de 2026 com um eleitorado expressivo. Dados da Justiça Eleitoral apontam que o estado conta com cerca de 1,97 milhão...

MS se aproxima de 2 milhões de eleitores e reforça peso no cenário das eleições de 2026

5 de maio de 2026

MS se aproxima de 2 milhões de eleitores e reforça peso no cenário das eleições de 2026

 

Continue Lendo...

Mato Grosso do Sul caminha para as Eleições Gerais de 2026 com um eleitorado expressivo. Dados da Justiça Eleitoral apontam que o estado conta com cerca de 1,97 milhão de pessoas aptas a votar, evidenciando a relevância da participação sul-mato-grossense no processo democrático nacional.

O perfil dos eleitores revela predominância feminina. As mulheres representam aproximadamente 53% do total, enquanto os homens somam cerca de 47%. Esse cenário acompanha uma tendência observada em diferentes regiões do país, onde o público feminino tem maior presença no cadastro eleitoral.

O crescimento do número de eleitores ao longo dos últimos anos reflete ações contínuas da própria Justiça Eleitoral, que tem investido em campanhas de conscientização, regularização de títulos e incentivo ao voto responsável.

Além dos números, o cenário reforça a importância do engajamento da população nas decisões políticas. A participação ativa dos eleitores é considerada um dos pilares fundamentais para o fortalecimento da democracia, especialmente em um período que antecede um novo ciclo eleitoral.

Com um contingente próximo de 2 milhões de votantes, Mato Grosso do Sul segue como peça importante no quadro eleitoral brasileiro, contribuindo diretamente para a definição dos rumos políticos do país.