quinta, 04 de junho, 2026

WhatsApp

(67) 99983-4015

Política

A+ A-

É oficial: PT retira o nome de Zeca da corrida eleitoral ao governo do Estado

Nota foi publicada pelo partido na manhã desta quarta-feira afirmando que novo nome será apresentado

Icone Calendário

7 de abril de 2022

Icone Autor

Gabriela Couto - Campo Grande News

Continue Lendo...

A diretoria executiva estadual do PT (Partido dos Trabalhadores) publicou nota informando que o ex-governador José Orcírio Miranda, o Zeca do PT, retirou sua pré-candidatura ao governo do Estado por motivos pessoais.

Conforme o documento, o partido confirmou que, nos próximos dias, irá apresentar um novo nome para pré-candidato a sucessão estadual. A expectativa é que uma série de conversas internas ocorram durante esta semana e uma coletiva de imprensa seja convocada para anunciar o futuro do partido para as eleições de outubro deste ano.

"Durante os últimos meses, conseguimos construir chapas representativas para deputadas e deputados estaduais e federais, temos três pré-candidaturas ao Senado, iniciamos a elaboração do nosso Programa de Governo, e estamos num forte processo de mobilização com os nossos encontros regionais e a criação dos comitês populares de luta e resistência, demonstrando a força e a disposição da nossa militância", assinou o presidente do partido, Vladimir Ferreira.

Dentre os motivos para manter um representante na disputa, está a necessidade de uma aliança no campo progressista, democrático e de esquerda, para garantir um palanque forte ao projeto nacional da eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Reafirmamos portanto, que o PT irá apresentar uma pré-candidatura ao Governo do Estado, que será construída com diálogo e serenidade, sabendo da nossa responsabilidade em contribuir para o fim do retrocesso por qual passa o nosso País e também de apresentarmos novamente um projeto inovador, popular e democrático para o Mato Grosso do Sul."

A reportagem entrou em contato com o presidente da sigla, que revelou detalhes do pedido. "Fui informado pelo deputado federal Vander Loubet que o Zeca pediu para retirar o nome dele para cuidar das questões jurídicas e porque está com uma consultoria. Mas ele sinaliza que pode ser candidato a deputado. Vamos continuar conversando para ter um candidato neste ano", afirmou o Vladimir.

Zeca chegou a atender a reportagem hoje cedo e disse que não estava sabendo. "Então, me tiraram", revelou. Em seguida, disse que estava brincando e que não poderia falar por estar em uma reunião.

O ex-governador retornou e confirmou que tomou a decisão após muito tempo pensando. "Não posso continuar segurando o PT por conta da indefinição para a disputa do governo. Eu não tenho estrutura nenhuma. É caro uma campanha dessas. Tenho uma pendência judicial, sem prazo para sair. Uma verdadeira injustiça. É muito ruim para o PT, para mim e para nossa militância ficar nessa situação. Já tenho 72 anos, não posso entrar numa aventura e sair devendo, como vou pagar depois?". Ele afirmou que se até o prazo permitido for considerado elegível vai disputar na chapa proporcional.

Vale lembrar que o Campo Grande News já tinha confirmado a desistência de Zeca do PT na coluna do Jogo Aberto do dia 24 de dezembro. A notícia foi desmentida por ele mesmo na época.

Política

Prazo para tirar, transferir ou regularizar o título de eleitor termina nesta quarta-feira

Atendimento ocorre em cartórios eleitorais e on-line pelo sistema do TSE para quem já tem biometria cadastrada.

Prazo para tirar, transferir ou regularizar o título de eleitor termina nesta quarta-feira

6 de maio de 2026

Prazo para tirar, transferir ou regularizar o título de eleitor termina nesta quarta-feira

 

Continue Lendo...

Cidadãos de todo o país têm até esta quarta-feira (6) para obter o primeiro título de eleitor ou regularizar o documento junto à Justiça Eleitoral, sob risco de ficar impedidos de votar nas Eleições 2026, em outubro.

Como regularizar e onde solicitar

O serviço pode ser feito presencialmente nos cartórios eleitorais ou pela internet, por meio do sistema de autoatendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para quem já tem biometria cadastrada.

O prazo abrange alistamento eleitoral, transferência de domicílio eleitoral, revisão de dados cadastrais e regularização de outras pendências.

Cadastro eleitoral será fechado a partir de 7 de maio

De acordo com o artigo 91 da Lei nº 9.504/1997, nenhum requerimento de inscrição ou de transferência eleitoral pode ser recebido nos 150 dias anteriores à data da eleição.

Por esse motivo, a partir de 7 de maio, o cadastro eleitoral será fechado em todas as unidades da Justiça Eleitoral e no atendimento on-line, permanecendo assim até novembro de 2026.

Quem deve ficar atento ao prazo

Entre os grupos mencionados estão jovens que vão votar pela primeira vez, pessoas que mudaram de cidade e precisam transferir o título, eleitores com o documento cancelado ou com pendências na Justiça Eleitoral e quem precisa atualizar dados cadastrais.

Alerta do TSE sobre o fim do prazo

No encerramento da sessão de julgamentos desta terça-feira (5), a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, alertou para o fim do prazo e disse esperar que eleitores resolvam pendências relacionadas ao título.

Outros efeitos de ficar sem o título

Segundo o texto, além do impacto no voto, a ausência do título pode gerar dificuldade para obter passaporte ou carteira de identidade, tomar posse em cargos públicos ou se matricular em instituições de ensino públicas.

Eleições 2026

MS se aproxima de 2 milhões de eleitores e reforça peso no cenário das eleições de 2026

Mato Grosso do Sul caminha para as Eleições Gerais de 2026 com um eleitorado expressivo. Dados da Justiça Eleitoral apontam que o estado conta com cerca de 1,97 milhão...

MS se aproxima de 2 milhões de eleitores e reforça peso no cenário das eleições de 2026

5 de maio de 2026

MS se aproxima de 2 milhões de eleitores e reforça peso no cenário das eleições de 2026

 

Continue Lendo...

Mato Grosso do Sul caminha para as Eleições Gerais de 2026 com um eleitorado expressivo. Dados da Justiça Eleitoral apontam que o estado conta com cerca de 1,97 milhão de pessoas aptas a votar, evidenciando a relevância da participação sul-mato-grossense no processo democrático nacional.

O perfil dos eleitores revela predominância feminina. As mulheres representam aproximadamente 53% do total, enquanto os homens somam cerca de 47%. Esse cenário acompanha uma tendência observada em diferentes regiões do país, onde o público feminino tem maior presença no cadastro eleitoral.

O crescimento do número de eleitores ao longo dos últimos anos reflete ações contínuas da própria Justiça Eleitoral, que tem investido em campanhas de conscientização, regularização de títulos e incentivo ao voto responsável.

Além dos números, o cenário reforça a importância do engajamento da população nas decisões políticas. A participação ativa dos eleitores é considerada um dos pilares fundamentais para o fortalecimento da democracia, especialmente em um período que antecede um novo ciclo eleitoral.

Com um contingente próximo de 2 milhões de votantes, Mato Grosso do Sul segue como peça importante no quadro eleitoral brasileiro, contribuindo diretamente para a definição dos rumos políticos do país.