quinta, 04 de junho, 2026
(67) 99983-4015
Política
O vereador Lucimar Barbosa de Oliveira, mais conhecido por ‘Careca da Iluminação’, tomou posse como presidente do diretório municipal do PRB de Coxim, no último sábado (27), durante o encontro regional do partido, que foi realizado na sede da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Coxim (ACIAC).
30 de janeiro de 2018
Diário X
O vereador Lucimar Barbosa de Oliveira, mais conhecido por ‘Careca da Iluminação’, tomou posse como presidente do diretório municipal do PRB de Coxim, no último sábado (27), durante o encontro regional do partido, que foi realizado na sede da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Coxim (ACIAC).
O encontro contou com a presença do senador da República Pedro Chaves (PSC-MS), do presidente estadual do PRB Wilton Acosta, de vereadores da região norte e de um grande número de lideranças políticas, religiosas, empresariais, educacionais e comunitárias, no âmbito municipal, regional e estadual.
O PRB de Coxim ficou com a seguinte composição: Presidente - Lucimar Barbosa de Oliveira - ‘Careca da Iluminação’; vice-presidente - Jairo Pires Mafra; primeiro secretário - Aparecido Roberto da Silva; tesoureiro - Paulo de Tarsio Lima Santana e o vogal - Gilson Berro.
No discurso de posse o vereador Careca da Iluminação disse que uma de suas primeiras ações é reestruturar o PRB em Coxim, motivando e aglutinando forças, com novas filiações, fortalecendo a política local e o partido, buscando ainda mais a aproximação do mandado legislativo com a população e trabalhando de maneira diferenciada, frente a este momento delicado que vive o município, o estado e o país.
O vereador Careca da Iluminação comunicou que já está no PRB há 6 anos, onde tem procurado se fazer presente na zona rural e em todos os bairros e distritos de Coxim. Agradeceu a presença de seus irmãos, do presidente estadual Wilton Acosta, do suplente de senador e ex-prefeito de Coxim Moacir Kohl, dos vereadores de Coxim e região, dos ex-vice-prefeitos Edilson Magro e Idelso Berro, assim como também das lideranças e da população, que numa manhã de sábado, comparecem em grande número para prestigiar a sua posse como presidente e o encontro regional do partido.
Careca da Iluminação falou que nas eleições de 2018 o PRB deve apresentar uma chapa competitiva de candidatos, elegendo pessoas comprometidas com a população, onde os eleitos não se afastem da população e trabalhem para o atendimento dos anseios e necessidades, principalmente dos mais carentes, em busca de uma vida melhor e mais digna para todos.
O senador Pedro Chaves e o presidente estadual do PRB Wilton Acosta, parabenizaram a nova diretoria do PRB de Coxim, enaltecendo o trabalho do vereador Careca da Iluminação, que tem se destacado como um dos parlamentares mais atuantes de Coxim e do Estado, onde também falaram da importância de um vereador, que é o agente político mais próximo da população e o porta-voz de uma comunidade, precisando de uma parceria com os deputados e senadores para o atendimento de suas necessidades e reivindicações, perante o poder executivo estadual e federal.
Política
Atendimento ocorre em cartórios eleitorais e on-line pelo sistema do TSE para quem já tem biometria cadastrada.
6 de maio de 2026
Cidadãos de todo o país têm até esta quarta-feira (6) para obter o primeiro título de eleitor ou regularizar o documento junto à Justiça Eleitoral, sob risco de ficar impedidos de votar nas Eleições 2026, em outubro.
O serviço pode ser feito presencialmente nos cartórios eleitorais ou pela internet, por meio do sistema de autoatendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para quem já tem biometria cadastrada.
O prazo abrange alistamento eleitoral, transferência de domicílio eleitoral, revisão de dados cadastrais e regularização de outras pendências.
De acordo com o artigo 91 da Lei nº 9.504/1997, nenhum requerimento de inscrição ou de transferência eleitoral pode ser recebido nos 150 dias anteriores à data da eleição.
Por esse motivo, a partir de 7 de maio, o cadastro eleitoral será fechado em todas as unidades da Justiça Eleitoral e no atendimento on-line, permanecendo assim até novembro de 2026.
Entre os grupos mencionados estão jovens que vão votar pela primeira vez, pessoas que mudaram de cidade e precisam transferir o título, eleitores com o documento cancelado ou com pendências na Justiça Eleitoral e quem precisa atualizar dados cadastrais.
No encerramento da sessão de julgamentos desta terça-feira (5), a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, alertou para o fim do prazo e disse esperar que eleitores resolvam pendências relacionadas ao título.
Segundo o texto, além do impacto no voto, a ausência do título pode gerar dificuldade para obter passaporte ou carteira de identidade, tomar posse em cargos públicos ou se matricular em instituições de ensino públicas.
Eleições 2026
Mato Grosso do Sul caminha para as Eleições Gerais de 2026 com um eleitorado expressivo. Dados da Justiça Eleitoral apontam que o estado conta com cerca de 1,97 milhão...
5 de maio de 2026
Mato Grosso do Sul caminha para as Eleições Gerais de 2026 com um eleitorado expressivo. Dados da Justiça Eleitoral apontam que o estado conta com cerca de 1,97 milhão de pessoas aptas a votar, evidenciando a relevância da participação sul-mato-grossense no processo democrático nacional.
O perfil dos eleitores revela predominância feminina. As mulheres representam aproximadamente 53% do total, enquanto os homens somam cerca de 47%. Esse cenário acompanha uma tendência observada em diferentes regiões do país, onde o público feminino tem maior presença no cadastro eleitoral.
O crescimento do número de eleitores ao longo dos últimos anos reflete ações contínuas da própria Justiça Eleitoral, que tem investido em campanhas de conscientização, regularização de títulos e incentivo ao voto responsável.
Além dos números, o cenário reforça a importância do engajamento da população nas decisões políticas. A participação ativa dos eleitores é considerada um dos pilares fundamentais para o fortalecimento da democracia, especialmente em um período que antecede um novo ciclo eleitoral.
Com um contingente próximo de 2 milhões de votantes, Mato Grosso do Sul segue como peça importante no quadro eleitoral brasileiro, contribuindo diretamente para a definição dos rumos políticos do país.