terça, 07 de janeiro, 2025
(67) 99983-4015
Futebol 2025
Oscar no São Paulo, Facundo Torres no Palmeiras, Gabigol no Cruzeiro... As principais equipes do país já estão se mexendo para a temporada de 2025 ao negociar com grandes nomes do cenário nacional e internacional.
30 de dezembro de 2024
Marcio Roberto Fanti
Oscar no São Paulo, Facundo Torres no Palmeiras, Gabigol no Cruzeiro.
As principais equipes do país já estão se mexendo para a temporada de 2025 ao negociar com grandes nomes do cenário nacional e internacional. Há, no entanto, figurões do futebol assinando com clubes de menor expressão.
O UOL fez um compilado do "lado B" do mercado da bola e traz, abaixo, algumas contratações de peso anunciadas por times das divisões inferiores. Os nomes vão desde o lateral Apodi no Brasiliense ao atacante Jô no Itabirito.
O lado B do mercado
Goleiros
Felipe Alves, ex-São Paulo: Noroeste
Felipe Garcia, ex-Santos: ABC
Fernando Henrique, ex-Fluminense: Noroeste
Rafael Santos, ex-Corinthians: Portuguesa
Laterais
Apodi, ex-Goiás: Brasiliense
Moacir, ex-Corinthians: Taubaté
Patric, ex-Atlético-MG: Itabirito
Victor Ferraz, ex-Santos: Serra Branca-PB.
Zagueiros
Anderson Salles, ex-Vasco: Cianorte
Leandro Amaro, ex-Palmeiras: Central-PE
Rafael Vaz, ex-Vasco: Goiânia
Wallace, ex-Corinthians: Londrina.
Meio-campistas
Bernardo, ex-Vasco: Democrata-GV
Bruno Silva, ex-Botafogo: Rio Branco-ES
Fabricio Oya, ex-Corinthians: Santo André
Rafael Longuine, ex-Santos: Brasiliense
Robinho, ex-Palmeiras: Brusque
Xavier, ex-Corinthians: Azuriz.
Atacantes
Giva, ex-Santos: América-RN
Hernane, ex-Flamengo: Nacional-AM
Jonathan Cafu, ex-Corinthians: Botafogo-SP
Jô, ex-Corinthians: Itabirito
Kayke, ex-Flamengo: Figueirense
Kelvin, ex-Palmeiras: Volta Redonda
Léo Jabá, ex-Corinthians: São Bernardo
Leandro Pereira, ex-Palmeiras: Paraná
Luan, ex-Palmeiras: Itabirito
Matheus Mathias, ex-Corinthians: Fluminense-PI
Nixon, ex-Flamengo: Carmópolis
Pedro Rocha, ex-Grêmio: Remo
Silvinho, ex-São Paulo: Botafogo-SP.
Técnicos
Gilson Kleina, ex-Palmeiras: Santo André.
Futebol 2025
Cássio, Dudu e Gabigol estão entre jogadores mais vencedores do futebol brasileiro nos últimos anos
3 de janeiro de 2025
Depois de bater na trave em 2024, o Cruzeiro entra em 2025 com um objetivo claro: voltar a ser campeão. Com essa missão, o clube tem buscado nomes de peso e terá a reunião de três dos maiores vencedores do futebol brasileiro nos últimos anos: Cássio, Dudu e Gabigol.
Dudu e Cássio já estão na casa dos 30 anos e começaram a trajetória no futebol nacional ainda na primeira década dos anos 2000. Gabriel, por sua vez, iniciou os passos na equipe principal do Santos um pouco depois, em 2013.
Juntos, considerando somente os últimos 15 anos (ou seja, desde 2010), os três acumulam 40 conquistas, somando apenas troféus vencidos por clubes. Todos eles atuaram fora do país e também defenderam a seleção brasileira, seja na base ou no profissional.
- Nós hoje temos os três maiores jogadores dos seus clubes, o Cássio, o Dudu e o Gabigol. Nos últimos dez anos, nós somos os ídolos maiores dos seus clubes e nós conseguimos trazer para o Cruzeiro. A gente espera que eles, juntamente com o nosso grupo, se encaixem bem e que nós tenhamos muito sucesso nesse ano - disse o empresário Pedro Lourenço, investidor da SAF.
Com chancela de decisivo em finais (com 16 gols marcados), Gabigol tem 15 taças por clubes na carreira, com destaque para duas Libertadores, dois Brasileiros e duas Copas do Brasil com o Flamengo. Ainda venceu duas vezes a Supercopa do Brasil, também pelo Rubro-Negro, quatro Cariocas e dois Paulistas.
Dudu também tem 15 taças na galeria. Doze delas foram com a camisa do Palmeiras, colocando o atacante como o jogador mais vencedor da história do clube, ao lado de Ademir da Guia. O "Baixola" conquistou quatro Brasileirões, duas Libertadores, uma Copa do Brasil, uma Supercopa do Brasil e uma Recopa Sul-Americana. No período dos últimos 15 anos, também venceu um Mineiro, com o Cruzeiro, um Paranaense, com o Coritiba, e uma Taça da Ucrânia, com o Dínamo de Kiev.
Cássio tem dez taças por clubes, desde 2010. O jogador deixou o Grêmio muito jovem, rumo ao futebol holandês. Por lá, foi campeão da Copa da Holanda com o PSV, na temporada 2011/2012 - não entrou em campo no torneio. Foi a última temporada no futebol europeu, antes de se tornar ídolo no Corinthians. As principais conquistas foram Libertadores e Mundial, em 2012. Ainda venceu Recopa Sul-Americana, dois Brasileiros e quatro edições do Paulistão.
Cássio foi a primeira contratação do Cruzeiro com a SAF sob comando de Pedro Lourenço, no meio de 2024. Dudu e Gabriel, por outro lado, são os nomes de mais peso na janela deste fim de ano, quando o clube também contratou Bolasie, Christian, Eduardo, Marquinhos e Rodriguinho.
Sobre Cássio, Gabigol e Dudu, o que há de semelhança é que o Cruzeiro conseguiu as contratações se investimento pelos direitos econômicos. Em meio à proposta do clube, Cássio e Dudu buscaram as rescisões com Corinthians e Palmeiras, respectivamente. Gabriel, por outro lado, tinha vínculo com o Flamengo até 31 de dezembro e assinou pré-contrato com a Raposa.
O Cruzeiro entra em 2025 com a missão de voltar a ser campeão mineiro, o que não acontece desde 2019, e de novamente brigar pela Sul-Americana, onde foi vice-campeão neste ano. Além disso, a diretoria trata como prioridade conseguir disputar a Libertadores de 2026.
Títulos por clubes desde 2010
Cássio
Dudu
Gabigol
Futebol
Ranking com avaliações de comentaristas e setoristas mostra os times que se reforçaram melhor na temporada. Cuiabá, Atlético-GO, Vasco e Palmeiras ficam entre os piores; confira a lista
27 de dezembro de 2024
Campeão da Libertadores e do Brasileirão, o Botafogo teve um 2024 inesquecível em sua história centenária. A maior temporada alvinegra de todos os tempos veio após um investimento alto da equipe brasileira que mais gastou no ano. Foram quase 400 milhões de reais para contratar 21 novos atletas para o grupo. As cifras milionárias aportadas por John Textor tiveram retorno em campo com os títulos ao fim da temporada.
Nomes como o goleiro John Victor, o zagueiro Alexander Barboza, o meia Thiago Almada e os atacantes Igor Jesus, Luiz Henrique e Savarino foram unanimidades. Eles chegaram em 2024 e assumiram a titularidade no time de Artur Jorge. Graças a isso, o Botafogo terminou a temporada como time que melhor contratou neste ano, segundo a pesquisa feita pelo ge.
A média geral das notas do Botafogo foi de 3,94 pontos entre os reforços para esta temporada. O suficiente para superar o Flamengo, que teve uma média de 3,88 pontos e ficou em segundo lugar. O Bahia fechou o pódio na terceira posição, com 3,79 pontos.
Para avaliar os reforços, o ge reuniu três profissionais, entre comentaristas, setoristas e repórteres que acompanharam os jogos e dia a dia do clube durante o ano. Cada um atribuiu notas a cada jogador. A avaliação final do time veio a partir da média de pontos das notas. No total, foram avaliados 320 reforços trazidos pelos 20 clubes da Série A para esta temporada. Confira abaixo como foram atribuídas as notas:
No Botafogo, apenas quatro atletas não foram contabilizados porque deixaram o time no meio da temporada (casos de Emerson Urso, Damián Suárez e Mohamed El Arouch) ou não estrearam (caso do goleiro Raul). Sem contar estes quatro jogadores, o Botafogo conseguiu uma média alta de pontos por contratação. Luiz Henrique foi a única unanimidade entre os votantes como craque da posição e conseguiu nota 6 entre os três avaliadores.
No Flamengo, a grande unanimidade foi o zagueiro Léo Ortiz, que atingiu nota máxima entre os avaliadores. O defensor custou R$ 37,5 milhões e mostrou em campo que o investimento valeu a pena. Além dele, nomes como De La Cruz, Alex Sandro, Michael e Plata ajudaram o Flamengo a conquistar a Copa do Brasil e elevaram a média de pontos da avaliação rubro-negra.
O Bahia terminou o Campeonato Brasileiro em 8º lugar e garantiu uma vaga para disputar a Libertadores de 2025. O Tricolor de Aço voltará ao torneio continental após 35 anos. O experiente meia Everton Ribeiro foi titular absoluto do time de Rogério Ceni e atingiu uma pontuação média de 5,67 pontos, que ajudou a colocar o Bahia na terceira posição desta lista. Outros nomes como Jean Lucas, Caio Alexandre, Santiago Arias e Luciano Rodríguez também aumentaram a média do clube nordestino. Veja o ranking completo abaixo:
Nas Laranjeiras, o cenário também foi de poucos acertos no mercado. O meia uruguaio Terans custou mais de 14 milhões de reais aos cofres tricolores, mas pouco entrou em campo. A melhor contratação, disparada, foi a do zagueiro Thiago Silva. O capitão assumiu a responsabilidade e ajudou o Tricolor a se livrar do rebaixamento. Kevin Serna e Bernal também foram reforços bem avaliados neste ano. Nas Laranjeiras, o cenário também foi de poucos acertos no mercado. O meia uruguaio Terans custou mais de 14 milhões de reais aos cofres tricolores, mas pouco entrou em campo. A melhor contratação, disparada, foi a do zagueiro Thiago Silva. O capitão assumiu a responsabilidade e ajudou o Tricolor a se livrar do rebaixamento. Kevin Serna e Bernal também foram reforços bem avaliados neste ano.