segunda, 15 de junho, 2026

WhatsApp

(67) 99983-4015

Educação

A+ A-

Governo de MS fortalece educação em parceria com os municípios

Icone Calendário

15 de junho de 2026

Icone Autor

Glenda Melo

Continue Lendo...

A ampliação da oferta de vagas no ensino fundamental tem sido uma das principais estratégias adotadas pelo Governo de Mato Grosso do Sul para fortalecer a educação pública e permitir que os municípios ampliem o atendimento à educação infantil. Desde 2023, mais de 30 mil estudantes passaram a ser atendidos pela Rede Estadual de Ensino (REE), resultado de uma política de cooperação entre Estado e prefeituras.

Atualmente, a rede estadual reúne cerca de 190 mil alunos, dos quais mais de 89 mil estão matriculados no ensino fundamental. A iniciativa busca reorganizar o atendimento educacional, permitindo que os municípios concentrem esforços nas creches e nos anos iniciais, enquanto o Estado amplia sua participação nas etapas seguintes da educação básica.

Nesta segunda-feira (15), o governador Eduardo Riedel visitou a Escola Estadual Professora Joelina de Almeida Xavier, em Campo Grande, onde também entregou a reforma completa da unidade escolar. O investimento superior a R$ 7,8 milhões garantiu melhorias estruturais para receber os estudantes em um ambiente mais moderno e adequado às atividades pedagógicas.

Durante a cerimônia, o governador destacou que os avanços na educação vão além das obras físicas e refletem o trabalho desenvolvido por toda a comunidade escolar.

"Entregamos a melhoria da estrutura física, com as adequações necessárias para receber os alunos. Mas todo o avanço que alcançamos na educação é fruto do trabalho de cada profissional, além do comprometimento dos alunos e apoio da família. A harmonia e o interesse da sociedade escolar fazem toda a diferença. Os resultados aparecem com melhores indicadores de educação", afirmou Eduardo Riedel.

A escola passou a atender também turmas do 4º e 5º anos do ensino fundamental, ampliando sua capacidade e contribuindo para a reorganização das vagas na região. A unidade funciona em período integral, oferecendo atividades complementares e alimentação aos estudantes.

Segundo o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, a política implantada pelo Governo do Estado tem permitido ampliar significativamente o atendimento sem comprometer a organização das redes municipais.

"Desde 2023 o Estado iniciou uma política de apoio aos municípios, no sentido de ofertar vagas no ensino fundamental. Há uma migração planejada e organizada dos alunos para o Estado. Os municípios passam a ter espaço físico para adequar e receber alunos da educação infantil e anos iniciais. O Estado atendeu, nos últimos três anos, mais de 30 mil alunos", explicou.

O secretário também ressaltou que o investimento na estrutura das escolas vem acompanhado de ações voltadas à aprendizagem dos estudantes.

"Temos uma escola que oferece três refeições para as crianças, uma alimentação de qualidade. Além disso, é dado apoio educacional, com projetos pedagógicos de recuperação da aprendizagem para fazer com que eles aprendam melhor dentro do que se espera de proficiência. Esta escola é um exemplo de como o Estado está tendo sucesso nessa política. Ela é realizada onde as prefeituras manifestam a necessidade, e assim a gente assume o ensino fundamental", concluiu Hélio Daher.

Além da ampliação das vagas, o Governo de Mato Grosso do Sul informa que já investiu mais de R$ 1,2 bilhão na modernização da infraestrutura escolar, com reformas concluídas em cerca de 70% das unidades da Rede Estadual de Ensino. A expectativa é de que os investimentos continuem contribuindo para melhorar os indicadores educacionais e ampliar o acesso à educação de qualidade em todas as regiões do Estado.

 

São Gabriel do Oeste

Casa do Trabalhador inicia semana com 36 vagas de emprego em São Gabriel do Oeste

Oportunidades contemplam setores como hotelaria, construção civil, serviços gerais, produção industrial e comércio.

Casa do Trabalhador inicia semana com 36 vagas de emprego em São Gabriel do Oeste

15 de junho de 2026

Casa do Trabalhador inicia semana com 36 vagas de emprego em São Gabriel do Oeste

 

Continue Lendo...

A Casa do Trabalhador de São Gabriel do Oeste inicia a semana com 36 oportunidades de emprego disponíveis nesta segunda-feira (15). As vagas abrangem diferentes áreas de atuação, oferecendo opções para candidatos com variados perfis profissionais.

Os interessados devem comparecer presencialmente à unidade, localizada na Rua Bahia, nº 2961. A candidatura é realizada sem necessidade de agendamento prévio, durante o horário comercial.

Vagas disponíveis

Estão disponíveis:

  • 01 vaga para atendente de balcão;
  • 01 vaga para atendente de padaria;
  • 01 vaga para auxiliar de cozinha;
  • 01 vaga para auxiliar de limpeza;
  • 03 vagas para auxiliar de linha de produção;
  • 07 vagas para camareira de hotel;
  • 01 vaga para casal para fazenda (sem filhos);
  • 02 vagas para empregada doméstica;
  • 10 vagas para operador de processo de produção;
  • 02 vagas para pedreiro;
  • 01 vaga para promotor de venda;
  • 01 vaga para repositor de mercadorias;
  • 05 vagas para servente.

Atendimento presencial

A Casa do Trabalhador realiza o atendimento presencial aos candidatos durante o horário comercial. Os interessados podem buscar mais informações diretamente na unidade e verificar os requisitos de cada vaga no momento da candidatura.

Cultura MS

Projeto cultural percorre 42 cidades e leva arte para cerca de 25 mil pessoas em Mato Grosso do Sul

A primeira edição do Circula Cultura MS foi encerrada após passar por 42 municípios de Mato Grosso do Sul, promovendo uma extensa programação...

Projeto cultural percorre 42 cidades e leva arte para cerca de 25 mil pessoas em Mato Grosso do Sul

14 de junho de 2026

Projeto cultural percorre 42 cidades e leva arte para cerca de 25 mil pessoas em Mato Grosso do Sul

 

Continue Lendo...

A primeira edição do Circula Cultura MS foi encerrada após passar por 42 municípios de Mato Grosso do Sul, promovendo uma extensa programação artística e aproximando a população de diferentes manifestações culturais. A iniciativa reuniu aproximadamente 25 mil espectadores ao longo da programação, encerrada no fim de maio, em Naviraí.

Com uma carreta adaptada para funcionar como palco itinerante, o projeto percorreu o Estado oferecendo apresentações de música, dança, teatro, circo, capoeira e outras expressões da cultura popular. Além dos espetáculos convidados, artistas locais também tiveram espaço para mostrar seus trabalhos, valorizando a produção cultural de cada município.

Ao longo da circulação, mais de 200 apresentações foram realizadas, resultado da união entre os grupos selecionados e as atrações organizadas pelas próprias cidades. A programação também abriu espaço para feiras de artesanato, gastronomia e outros segmentos da economia criativa, fortalecendo o comércio local durante os eventos.

O projeto foi financiado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, do Governo Federal, e executado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) e da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), com produção da Flor e Espinho Teatro.

Segundo os organizadores, a proposta teve como principal objetivo ampliar o acesso da população à cultura, incentivar artistas do interior e promover a descentralização das ações culturais no Estado. Para a Fundação de Cultura, os resultados demonstram a importância de investimentos que levem atividades artísticas para diferentes regiões, fortalecendo a identidade cultural sul-mato-grossense e criando novas oportunidades para profissionais do setor.