quinta, 04 de junho, 2026
(67) 99983-4015
Prefeitura de Coxim
O trecho do campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) até o icônico monumento do Cristo Redentor do Pantanal, é de grande relevância não só para a comunidade acadêmica, mas também para a população coxinense e turistas.
6 de setembro de 2023
(Com informações da assessoria.)
Após protocolado o pedido, pela prefeitura de Coxim, o deputado estadual Renato Câmara (MDB) está solicitando ao governador de Mato Grosso do Sul Eduardo Riedel e ao secretário de Estado de Infraestrutura e Logística Hélio Peluffo Filho, que seja feita a implantação de iluminação pública na avenida Márcio Lima Nantes, no trecho do campus da UFMS até o monumento do Cristo Redentor do Pantanal, no município de Coxim. A indicação foi apresentada no Plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) na última quinta-feira (31-08).
“Recebemos da Prefeitura Municipal de Coxim o Ofício n. 290/2023/GABINETE, assinado pelo prefeito Edilson Magro solicitando a nossa intervenção visando a conquista deste importantíssimo benefício. E trata-se também de um pleito que representa o anseio da população, pois, a implantação do sistema de iluminação pública nesta avenida proporcionará substancial melhoria na infraestrutura urbana local que, recentemente, recebeu obras de pavimentação asfáltica executadas pelo Governo do Estado”, argumenta Renato Câmara.
O trecho do campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) até o icônico monumento do Cristo Redentor do Pantanal, é de grande relevância não só para a comunidade acadêmica, mas também para a população coxinense e turistas. Além de conectar pontos estratégicos como o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e a entrada para a estrada do Pantanal, a via é rota de inúmeros visitantes que buscam apreciar um dos maiores pontos turísticos da cidade: o Cristo Redentor do Pantanal.
“Nesse contexto, entendemos que a ausência de uma adequada iluminação pública neste segmento da avenida Márcio Lima Nantes é uma lacuna que compromete a segurança dos pedestres e motoristas, além de desvalorizar o potencial turístico e institucional da área. A iluminação não só minimizaria o risco de acidentes durante a noite, mas também incentivaria visitas ao Cristo Redentor Pantanal em horários mais amplos, fomentando e valorizando o turismo local. Por estas razões, é que solicitamos a implantação de iluminação pública no mencionado trecho.
Acreditamos que esta ação, além de fortalecer a imagem do Governo Estadual, trará inúmeros benefícios à comunidade, ao turismo e, sobretudo, proporcionará segurança a todos que passarem e visitarem esta região da cidade”, destaca o vice-presidente da Assembleia Legislativa, Renato Câmara.
Fiscalização
A Prefeitura de Coxim deu um recado claro aos moradores que possuem terrenos urbanos: imóveis abandonados, sujos ou em condições precárias não...
28 de janeiro de 2026
A Prefeitura de Coxim deu um recado claro aos moradores que possuem terrenos urbanos: imóveis abandonados, sujos ou em condições precárias não serão mais tolerados. A administração municipal emitiu uma notificação pública exigindo a regularização imediata dessas áreas, reforçando que a medida tem como foco a saúde pública, a segurança e o bem-estar coletivo.
O anúncio foi feito ontem (27) pelo prefeito Edilson Magro, por meio de um vídeo divulgado nas redes oficiais do município. Na gravação, o chefe do Executivo aparece acompanhado por representantes da Diretoria de Planejamento Urbano, Ouvidoria, Procuradoria Jurídica e Secretaria de Obras, demonstrando uma ação integrada para enfrentar o problema.
A notificação atinge terrenos que apresentem falta de manutenção, mato alto, lixo, entulhos ou qualquer situação que favoreça a proliferação de animais peçonhentos e vetores de doenças, como mosquitos, ratos, escorpiões e até serpentes.
Segundo o prefeito, a responsabilidade pela conservação dos imóveis é dos proprietários.
“Não é apenas uma questão estética. Estamos falando de saúde pública e de responsabilidade de cada cidadão com a cidade onde vive”, destacou Edilson Magro.
A medida está amparada no Código de Posturas do Município, no Código Civil e no Estatuto das Cidades. Proprietários que não cumprirem a determinação poderão sofrer sanções previstas em lei, incluindo autuações e outras penalidades administrativas.
A Prefeitura informou que realizará fiscalizações periódicas em toda a cidade. Quem regularizar a situação dentro do prazo estabelecido não será penalizado.
A administração municipal também reforça a importância da participação da comunidade. Moradores podem denunciar terrenos em situação de abandono ou sujeira, contribuindo para uma fiscalização mais eficaz.
As denúncias podem ser feitas pelos seguintes canais:
WhatsApp da Ouvidoria: (67) 99663-4634
Sistema de Protocolos: www.protocolos.coxim.ms.gov.br
A Prefeitura ressalta que a colaboração da população é fundamental para manter a cidade mais limpa, segura e saudável para todos.
Trabalho
As fortes chuvas registradas em Coxim ao longo desta semana causaram danos em diversas ruas da cidade e mobilizaram as equipes da Prefeitura, que seguem atuando de forma contínua para...
17 de janeiro de 2026
As fortes chuvas registradas em Coxim ao longo desta semana causaram danos em diversas ruas da cidade e mobilizaram as equipes da Prefeitura, que seguem atuando de forma contínua para minimizar os transtornos. Com grande volume e constância das precipitações, típicas do período de verão, vários pontos críticos foram afetados.
Desde os primeiros problemas, a Secretaria Municipal de Obras intensificou os serviços de recuperação viária em todas as regiões do município. As ações incluem patrolamento, encascalhamento e intervenções emergenciais para garantir melhores condições de tráfego e segurança para moradores e motoristas.
Durante toda a semana, o secretário municipal de Obras, Ivaldo Lopes, e o prefeito Edilson Magro acompanharam de perto os trabalhos, visitando as ruas mais prejudicadas e orientando as equipes nos locais que exigem atenção imediata.
“O volume de chuva foi muito alto em um curto espaço de tempo, o que acaba comprometendo principalmente as vias não pavimentadas. Nossas equipes estão nas ruas desde o início da semana e os serviços vão continuar durante o final de semana para recuperar os trechos mais afetados”, afirmou o secretário Ivaldo Lopes.
O prefeito Edilson Magro ressaltou o comprometimento da administração municipal e o trabalho integrado com a Defesa Civil. “No verão, esse tipo de chuva intensa é comum, por isso mantemos monitoramento constante. Estamos acompanhando todos os pontos críticos da cidade e trabalhando de forma preventiva e corretiva para garantir segurança à população”, destacou.
Segundo a Prefeitura, a intensidade das chuvas exige atenção redobrada, e por isso o município permanece em alerta, em conjunto com a Defesa Civil de Coxim, acompanhando as condições climáticas e pronto para agir diante de novas ocorrências.
Os serviços de recuperação seguem ao longo do final de semana, com prioridade para os locais mais danificados e de maior circulação, reforçando o compromisso da gestão com a manutenção da infraestrutura urbana.