quinta, 04 de junho, 2026
(67) 99983-4015
O deputado estadual Zeca do PT esteve na última quarta-feira (26) em Brasília com uma agenda importante no Ministério da Defesa. Acompanhado pelo secretário-executivo da AGRAER, Beto, e por Carlos Bernardo, do PT de Ponta Porã, o parlamentar foi recebido pelo ministro José Múcio e pelo general Ricardo Trovizo, assessor especial militar do ministério.
Na audiência, Zeca do PT apresentou uma reivindicação fundamental para Ponta Porã: a destinação de uma área do Exército, localizada dentro do município, para ser utilizada por agricultores familiares. A proposta envolve a permuta do terreno por outra área da União, garantindo que o espaço possa ser aproveitado para a produção de hortifrutigranjeiros, fortalecendo a agricultura familiar e impulsionando a economia local.
O deputado destacou a importância dessa iniciativa para o desenvolvimento sustentável da região e reafirmou seu compromisso com os pequenos produtores rurais. “Nosso objetivo é garantir que essa área seja aproveitada para gerar trabalho, renda e fortalecer a segurança alimentar em Ponta Porã”, afirmou Zeca do PT.
A proposta foi bem recebida pelo ministro e sua equipe, e agora segue para análise. O deputado seguirá acompanhando os desdobramentos e reforçando a defesa desse projeto que pode trazer benefícios significativos para a população de Ponta Porã e região.
O deputado estadual Zeca do PT expressou sua gratidão pela forma carinhosa e respeitosa com que foi recebido em Brasília durante sua agenda oficial. Em sua visita ao Ministério da Defesa, onde se reuniu com o ministro José Múcio e o general Ricardo Trovizo, Zeca destacou a receptividade e o diálogo aberto para discutir temas importantes para Mato Grosso do Sul, especialmente a reivindicação de uma área do Exército em Ponta Porã para destinação à agricultura familiar.
“Fomos muito bem recebidos pelo ministro e toda sua equipe. Agradeço pela atenção e pelo espaço para dialogarmos sobre um projeto tão importante para o nosso estado. Seguimos firmes na luta pelo desenvolvimento e pela valorização dos trabalhadores rurais”, afirmou o parlamentar.
Zeca do PT reforçou seu compromisso em seguir acompanhando os desdobramentos da proposta e garantir que as demandas apresentadas sejam analisadas com prioridade pelo governo federal. (Glenda Melo - Diário do Estado)
Política
Atendimento ocorre em cartórios eleitorais e on-line pelo sistema do TSE para quem já tem biometria cadastrada.
6 de maio de 2026
Cidadãos de todo o país têm até esta quarta-feira (6) para obter o primeiro título de eleitor ou regularizar o documento junto à Justiça Eleitoral, sob risco de ficar impedidos de votar nas Eleições 2026, em outubro.
O serviço pode ser feito presencialmente nos cartórios eleitorais ou pela internet, por meio do sistema de autoatendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para quem já tem biometria cadastrada.
O prazo abrange alistamento eleitoral, transferência de domicílio eleitoral, revisão de dados cadastrais e regularização de outras pendências.
De acordo com o artigo 91 da Lei nº 9.504/1997, nenhum requerimento de inscrição ou de transferência eleitoral pode ser recebido nos 150 dias anteriores à data da eleição.
Por esse motivo, a partir de 7 de maio, o cadastro eleitoral será fechado em todas as unidades da Justiça Eleitoral e no atendimento on-line, permanecendo assim até novembro de 2026.
Entre os grupos mencionados estão jovens que vão votar pela primeira vez, pessoas que mudaram de cidade e precisam transferir o título, eleitores com o documento cancelado ou com pendências na Justiça Eleitoral e quem precisa atualizar dados cadastrais.
No encerramento da sessão de julgamentos desta terça-feira (5), a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, alertou para o fim do prazo e disse esperar que eleitores resolvam pendências relacionadas ao título.
Segundo o texto, além do impacto no voto, a ausência do título pode gerar dificuldade para obter passaporte ou carteira de identidade, tomar posse em cargos públicos ou se matricular em instituições de ensino públicas.
Eleições 2026
Mato Grosso do Sul caminha para as Eleições Gerais de 2026 com um eleitorado expressivo. Dados da Justiça Eleitoral apontam que o estado conta com cerca de 1,97 milhão...
5 de maio de 2026
Mato Grosso do Sul caminha para as Eleições Gerais de 2026 com um eleitorado expressivo. Dados da Justiça Eleitoral apontam que o estado conta com cerca de 1,97 milhão de pessoas aptas a votar, evidenciando a relevância da participação sul-mato-grossense no processo democrático nacional.
O perfil dos eleitores revela predominância feminina. As mulheres representam aproximadamente 53% do total, enquanto os homens somam cerca de 47%. Esse cenário acompanha uma tendência observada em diferentes regiões do país, onde o público feminino tem maior presença no cadastro eleitoral.
O crescimento do número de eleitores ao longo dos últimos anos reflete ações contínuas da própria Justiça Eleitoral, que tem investido em campanhas de conscientização, regularização de títulos e incentivo ao voto responsável.
Além dos números, o cenário reforça a importância do engajamento da população nas decisões políticas. A participação ativa dos eleitores é considerada um dos pilares fundamentais para o fortalecimento da democracia, especialmente em um período que antecede um novo ciclo eleitoral.
Com um contingente próximo de 2 milhões de votantes, Mato Grosso do Sul segue como peça importante no quadro eleitoral brasileiro, contribuindo diretamente para a definição dos rumos políticos do país.