quinta, 04 de junho, 2026
(67) 99983-4015
O caso que chocou Santa Catarina no dia 1º de agosto deste ano, ganhou um novo capítulo: K. M. dos S., de 18 anos, investigado pela morte da jovem Giovanna Schmidhauser Schwarzbach, de 23 anos, foi preso nesta última sexta-feira (14) em Coxim, após a Polícia Civil identificar seu paradeiro no Mato Grosso do Sul.
K. estava com mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça de Santa Catarina pelo crime de homicídio qualificado (Art. 121), conforme decisão assinada pelo magistrado Lenoar Bendini Madalena. O documento determina que ele fosse detido e recolhido a uma unidade prisional para responder pelo assassinato da jovem.
Crime pode ter sido premeditado
O homicídio ocorreu na madrugada de 1º de novembro, em Bombinhas (SC), e desde então tem levantado uma série de dúvidas sobre a dinâmica do tiro que matou Giovanna. Inicialmente tratado como disparo acidental, o caso agora evoluiu para a principal linha de investigação: crime premeditado.
Uma testemunha que estava no apartamento onde tudo aconteceu afirmou, sob anonimato, que K. agiu com extrema frieza após o disparo. Segundo o relato, ele não pediu ajuda, não demonstrou desespero e imediatamente recolheu uma mochila, juntou objetos pessoais e fugiu levando a moto de um dos presentes — veículo que posteriormente foi abandonado.
A forma como ele recolheu a cápsula da arma caseira, pouco depois de atirar à queima-roupa no tórax da jovem, também reforça os indícios de ação intencional, já observados pela Polícia Civil.
Antes do crime: pedidos para que Giovanna não saísse de casa
Giovanna, que morava em Itajaí com uma família que considerava como “pais do coração”, estava de pijama e pronta para dormir quando recebeu, por volta da 1h, um convite para ir a uma festa em Porto Belo.
De acordo com uma amiga próxima, o pai do coração ainda insistiu para que ela não saísse naquela noite, chegando a implorar para que ficasse em casa. Mas Giovanna decidiu aceitar o convite dos amigos.
Pouco depois, publicou nos “melhores amigos” do Instagram uma imagem descontraída com a legenda:
“Hoje alguém vai chorar e não vai ser eu ”. A frase, vista antes como brincadeira, hoje causa profunda tristeza aos que a conheciam.
A madrugada da tragédia
Após a festa, o grupo seguiu para um apartamento em Bombinhas, onde estavam Giovanna, K., duas adolescentes e dois rapazes. Por volta das 4h30, conforme o depoimento de testemunhas, K. teria aparecido com uma arma caseira e, sem qualquer discussão, efetuou o disparo que atingiu o peito da jovem.
O SAMU foi acionado, mas Giovanna morreu ainda no local.
Em seguida, K. recolheu a cápsula e deixou o apartamento calmamente.
Com o mandado de prisão decretado, ele fugiu de Santa Catarina e permaneceu foragido até ser localizado e preso em Coxim, onde estava escondido.
Repercussão e comoção
A morte da jovem — que sonhava em abrir seu próprio estúdio de beleza — gerou grande mobilização nas redes sociais. Amigos e familiares seguem pedindo justiça e tentando entender como uma noite comum terminou em tragédia.
Com a prisão de K;, a Polícia Civil deve agora avançar para a etapa final da investigação e aguarda que o acusado seja transferido para Santa Catarina, onde responderá pelo crime.
Maikon Leal
Policia
Caminhão avaliado em mais de R$ 110 mil foi levado para a fronteira com a Bolívia após criminosos atraírem vítimas com proposta falsa de transporte.
3 de junho de 2026
A Polícia Civil prendeu em flagrante, nesta última terça-feira (2), dois integrantes de uma quadrilha especializada em roubos de caminhões na modalidade conhecida como “falso frete”. O crime ocorreu nas proximidades da BR-262, em Ribas do Rio Pardo, e resultou no roubo de um caminhão prancha VW 18.310 Titan, avaliado em aproximadamente R$ 110 mil, além da privação de liberdade de um casal de caminhoneiros por cerca de seis horas.
De acordo com as investigações da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Furtos e Roubos de Veículos (Defurv), os criminosos utilizaram um número de telefone falso para entrar em contato com as vítimas, apresentando-se como contratantes de um serviço para transporte de tratores em uma fazenda de Ribas do Rio Pardo.
Ao chegarem ao local combinado, às margens da BR-262, o casal foi abordado pelos autores, que embarcaram no caminhão. Após percorrerem alguns quilômetros por uma estrada vicinal, os suspeitos anunciaram o assalto utilizando arma de fogo.
As vítimas foram obrigadas a desembarcar e permanecer em uma área de mata sob vigilância dos criminosos, enquanto um terceiro integrante do grupo assumiu a direção do veículo.
Segundo a Polícia Civil, o caminhão foi conduzido até a região de fronteira com a Bolívia, onde foi entregue ainda durante a madrugada.
Assim que tomou conhecimento do caso, a equipe da Defurv iniciou diligências e trabalhos de inteligência para identificar os envolvidos.
As investigações levaram à identificação e prisão de B.O.N., de 22 anos, no Bairro Jardim Columbia, em Campo Grande. Na sequência, os policiais localizaram e prenderam G.L.S.R., de 31 anos, apontado como responsável por transportar os criminosos e prestar apoio logístico à ação.
Conforme a Polícia Civil, ambos confessaram participação no crime.
As investigações apontam ainda a participação de outros envolvidos, que teriam sido responsáveis por conduzir o caminhão roubado até o país vizinho.
Durante a operação, os policiais apreenderam um Fiat Uno utilizado no transporte dos suspeitos entre Ribas do Rio Pardo e Campo Grande, além de objetos relacionados à prática criminosa.
A Polícia Civil também representou pela prisão preventiva dos investigados já identificados.
Segundo a corporação, as investigações prosseguem com o objetivo de identificar e responsabilizar os demais integrantes da organização criminosa.
A Polícia Civil destacou que a rápida resposta ao caso demonstra a atuação integrada e técnica das forças de segurança no combate aos crimes contra o patrimônio, especialmente aqueles envolvendo furtos e roubos de veículos.
Informações e denúncias podem ser encaminhadas à DEFURV pelo telefone (67) 3309-8020, inclusive via WhatsApp. O sigilo da fonte é garantido.
Policia
Homem também a ameaçou de morte enquanto a segurava pelo pescoço
3 de junho de 2026
Uma mulher procurou ajuda da Polícia Militar após ser agredida e ameaçada de morte pelo companheiro durante uma crise de ciúmes, na noite de terça-feira (2), em Coxim.
Segundo boletim de ocorrência, a vítima relatou que estava na residência do convivente quando ele passou a ofendê-la com palavras de baixo calão e iniciou as agressões físicas com socos e tapas.
Ainda conforme o relato, em determinado momento o homem segurou o pescoço da mulher com força e fez ameaças de morte. "Vou lhe matar, você sabe que eu posso lhe matar, vou meter uma faca em você", teria dito o agressor.
A vítima contou aos policiais que o suspeito mantinha duas facas na janela da residência, utilizadas para travar a abertura do imóvel. Temendo as ameaças, ela conseguiu fugir e correu até a casa do filho, localizada nas proximidades, onde pediu ajuda e acionou a Polícia Militar.
Os policiais realizaram buscas na residência do suspeito, mas ele não foi encontrado.