quinta, 04 de junho, 2026

WhatsApp

(67) 99983-4015

COVID-19

A+ A-

Prosseguir: secretários anunciam medidas de volta às aulas e retomada econômica

Icone Calendário

28 de julho de 2021

Icone Autor

Ana Britto (Seinfra), Vinícius Espíndola (SED) e Mireli Obando (Subcom)

Continue Lendo...

Ontem (27) o secretário de Infraestrutura do Governo do Estado e presidente do Comitê Gestor do Prosseguir, Eduardo Riedel, apresentou as principais regras da retomada econômica e o processo de volta às aulas da rede estadual de ensino.
As informações foram apresentadas durante coletiva de imprensa, em formato híbrido, com participação da Secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Amêndola. 
“O Prosseguir nasceu como um instrumento de apoio, com base técnica, com a missão de equilibrar a proteção à vida, ao social e à economia. É importante que se saiba que o Prosseguir vem para justamente dar suporte à retomada e proteger a economia”, afirmou Riedel.
Na sequência, ele tranquilizou alunos e familiares explicando as medidas adotadas para esse retorno. "Fizemos a aquisição de testes da Covid-19 e queremos que as famílias saibam que o retorno às aulas vem após um estudo complexo onde todos os protocolos foram bem definidos".  
A secretária de educação, Maria Cecília Amêndola, destacou que toda equipe está bastante segura com as decisões tomadas. "Estamos seguros com as decisões que tomamos. Em agosto do ano passado, nós reunimos 21 órgãos de controle de Mato Grosso do Sul e - juntos - formulamos o nosso Protocolo de Volta às Aulas, instrumento esse que será o principal norteador da retomada às atividades presenciais, com todas as orientações necessárias aos gestores escolares da Rede Estadual. Lembrando que o ponto de partida para esse retorno será baseado nos indicadores [bandeiras] do Prosseguir."  

Atividades Econômicas
O presidente do Comitê Gestor do Prosseguir acrescentou que de agora em diante as bandeiras também vão balizar a capacidade limite de estabelecimentos comerciais. “Dando transparência e segurança a todos".
Segundo Riedel, as bandeiras apresentadas serão responsáveis pela condução das atividades não só da volta às aulas, mas também das atividades econômicas pelos próximos 15 dias, com as lotação permitida conforme a coloração da bandeira.  

Novo Mapeamento
No novo bandeiramento do Programa de Saúde e Segurança na Economia (Prosseguir) 38 municípios foram classificados na bandeira vermelha, 31 na laranja, e 10 na amarela. Na atualização apresentada ontem(27) nenhum município ficou na bandeira cinza ou verde que configura grau extremo ou baixo. 
As novas definições do programa levam em conta a análise de indicadores da semana epidemiológica 29, referente ao período de 18 a 24 de julho, e são válidas para o período de 29 de julho a 11 de agosto. 
Coxim, Rio Verde, Pedro Gomes e São Gabriel estão no grau alto, categorizado pelo mapeamento vermelho e que recomenda apenas atividades essenciais e não essenciais de baixo risco. Já o Município de Sonora esta na classificação laranja do Prosseguir que recomenda atividades essenciais e não essenciais de baixo e médio risco. No comparativo com os dados do último Prosseguir, 18 regrediram de bandeira, 15 progrediram, e 46 permaneceram com o mesmo bandeiramento.