quinta, 04 de junho, 2026
(67) 99983-4015
Entrevista com deputado estadual Paulo Correa que esteve visitando o Jornal Diário do Estado na última sexta-feira (20) que falou da sua história junto à política do Estado e em Coxim, vislumbrando a cidade como área fértil dos seus principais programas de governo.
26 de agosto de 2014
Ana Flávia Dorsa
Qual sua história com Coxim?
Minha história é comprida, mas teve início quando o empresário Rubens Dantas me abriu as portas. Lembro de Coxim quando era secretário de habitação no governo do Pedrossian, de 90 à 94, quando fizemos alguns conjuntos habitacionais na cidade com a ajuda dos interlocutores João Leite Schmidt, Ary Rigo e outros lideres da Região. Um pouco depois fui eleito deputado estadual, e a partir daí meu trabalho na região se intensificou com o projeto “onça Pintada” que previne o câncer de mama. O projeto atendeu mulheres do bairro Piracema, Silviolândia, do centro e outras localidades na cidade que receberam atendimento.
O que este projeto já fez pelas mulheres do Estado?
Este projeto nasceu após perder minha mãe que foi acometida pelo Câncer, também tenho outros históricos na família. Mesmo sem formação na medicina, pois sou engenheiro, fiz esse projeto acontecer devido o drama familiar. Hoje o “Onça Pintada” já atendeu mais de 50 mil mulheres e já realizou mais de 3.800 cirurgias. Contabilizamos muitas vidas salvas que obtiveram tratamento previamente ou no início. Também oferecemos próteses mamárias para não deixar ninguém mutilado. O projeto é completo e é um sucesso. O projeto ganhou do Ministério da Saúde um ultrassom por ser eleito o terceiro melhor projeto do país na prevenção do câncer de mama.
Existem solicitações de Coxim para que este projeto volte aqui?
Sim. O presidente do Sindicato dos trabalhadores, Flávio Duarte e professor Ubirajara têm solicitado a vinda do projeto em diversas colônias e bairros de Coxim. Esses pedidos com certeza serão atendidos logo após a campanha eleitoral.
Existem outras ações suas como deputado voltadas para Coxim?
Existem várias. Colaborei com a entrega da biblioteca do Sesi, realização de ação global, carreta com o curso de formação de padeiros entre outras atividades que propulsionam o empreendedorismo na cidade.
Qual sua visão sobre a geração de emprego em Coxim?
Como presidente da comissão da indústria, comércio e turismo na Assembleia Legislativa, proponho um novo projeto político para a região, baseado no zoneamento ecológico e econômico (ZEE). Vejo a possibilidade de Coxim ser um pólo da borracha. Coxim tem muitas áreas que podem sair da pecuária e migrarem para atividades mais rentáveis. Os empresários fazem conta, precisamos dar incentivos, investir na infraestrutura a fim de melhorar o escoamento de toda a produção. Temos que dar mais que o terreno, mais outras atrações para ele se desenvolver na região. A BR 163 já é um grande avanço para as empresas. Entendemos que a pecuária é nosso forte, mas temos a suinocultura que está bem colocada no mercado, temos que diversificar, temos um mercado variado.
E como presidente da Comissão de Meio Ambiente?
Nesta outra função realizamos um trabalho de plantio de mata ciliar a fim de recuperarmos às margens dos rios para evitar o assoreamento que é visto hoje, sendo uma das maiores catástrofes do país. Uma questão que quero destacar é das pequenas centrais hidrelétricas que na minha visão é vista com muita emoção no processo de instalação. Existem mecanismos diferenciados que não agridem o meio ambiente como um pequeno desvio do rio que pode ser fonte de energia sem prejudicar o meio ambiente. As escadas também é outro mecanismo bastante utilizado para preservar os peixes.
O que é necessário para os instrumentos públicos da cidade se desenvolverem?
Acredito que falta investimento da parte do governo. No caso do Hospital Regional, carece de melhorias, precisa crescer nos seus serviços, ampliação, equipamentos, exames. A educação também precisa de investimentos, temos que reconhecer que o deputado federal BIffi tem um legado em Coxim e que hoje precisam de apoio para continuarem funcionando nossas universidades e assim vislumbrar novos cursos como o de agronomia e veterinária. O Instituto federal aqui é muito bonito e também precisa de recorrentes atenção.
No seu entendimento, qual o principal papel de um político hoje para a Região Norte?
Precisamos trabalhar muito e não nos encostarmos, fazer valer o que propomos, cumprir com os compromissos assumidos, fazer um Estado melhor, com indústrias não poluentes, que tenham responsabilidade social e ambiental com geração de emprego e renda. Não queremos subempregos para Coxim e região.
O político deve ser transparente em suas ações, a ponto de não se importar com o que a imprensa lhe cobra?
Sim, a partir do momento que escolho ser um homem público, minha vida pública deve ser mostrada, cobrada por todos. Se alguém não quer aparecer é por que tem o rabo preso. Claro que a vida pessoal deve ser preservada, mas o diz respeito ao dinheiro, aos projetos e as ações, temos que ser transparentes.
Policia
Caminhão avaliado em mais de R$ 110 mil foi levado para a fronteira com a Bolívia após criminosos atraírem vítimas com proposta falsa de transporte.
3 de junho de 2026
A Polícia Civil prendeu em flagrante, nesta última terça-feira (2), dois integrantes de uma quadrilha especializada em roubos de caminhões na modalidade conhecida como “falso frete”. O crime ocorreu nas proximidades da BR-262, em Ribas do Rio Pardo, e resultou no roubo de um caminhão prancha VW 18.310 Titan, avaliado em aproximadamente R$ 110 mil, além da privação de liberdade de um casal de caminhoneiros por cerca de seis horas.
De acordo com as investigações da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Furtos e Roubos de Veículos (Defurv), os criminosos utilizaram um número de telefone falso para entrar em contato com as vítimas, apresentando-se como contratantes de um serviço para transporte de tratores em uma fazenda de Ribas do Rio Pardo.
Ao chegarem ao local combinado, às margens da BR-262, o casal foi abordado pelos autores, que embarcaram no caminhão. Após percorrerem alguns quilômetros por uma estrada vicinal, os suspeitos anunciaram o assalto utilizando arma de fogo.
As vítimas foram obrigadas a desembarcar e permanecer em uma área de mata sob vigilância dos criminosos, enquanto um terceiro integrante do grupo assumiu a direção do veículo.
Segundo a Polícia Civil, o caminhão foi conduzido até a região de fronteira com a Bolívia, onde foi entregue ainda durante a madrugada.
Assim que tomou conhecimento do caso, a equipe da Defurv iniciou diligências e trabalhos de inteligência para identificar os envolvidos.
As investigações levaram à identificação e prisão de B.O.N., de 22 anos, no Bairro Jardim Columbia, em Campo Grande. Na sequência, os policiais localizaram e prenderam G.L.S.R., de 31 anos, apontado como responsável por transportar os criminosos e prestar apoio logístico à ação.
Conforme a Polícia Civil, ambos confessaram participação no crime.
As investigações apontam ainda a participação de outros envolvidos, que teriam sido responsáveis por conduzir o caminhão roubado até o país vizinho.
Durante a operação, os policiais apreenderam um Fiat Uno utilizado no transporte dos suspeitos entre Ribas do Rio Pardo e Campo Grande, além de objetos relacionados à prática criminosa.
A Polícia Civil também representou pela prisão preventiva dos investigados já identificados.
Segundo a corporação, as investigações prosseguem com o objetivo de identificar e responsabilizar os demais integrantes da organização criminosa.
A Polícia Civil destacou que a rápida resposta ao caso demonstra a atuação integrada e técnica das forças de segurança no combate aos crimes contra o patrimônio, especialmente aqueles envolvendo furtos e roubos de veículos.
Informações e denúncias podem ser encaminhadas à DEFURV pelo telefone (67) 3309-8020, inclusive via WhatsApp. O sigilo da fonte é garantido.
Policia
Homem também a ameaçou de morte enquanto a segurava pelo pescoço
3 de junho de 2026
Uma mulher procurou ajuda da Polícia Militar após ser agredida e ameaçada de morte pelo companheiro durante uma crise de ciúmes, na noite de terça-feira (2), em Coxim.
Segundo boletim de ocorrência, a vítima relatou que estava na residência do convivente quando ele passou a ofendê-la com palavras de baixo calão e iniciou as agressões físicas com socos e tapas.
Ainda conforme o relato, em determinado momento o homem segurou o pescoço da mulher com força e fez ameaças de morte. "Vou lhe matar, você sabe que eu posso lhe matar, vou meter uma faca em você", teria dito o agressor.
A vítima contou aos policiais que o suspeito mantinha duas facas na janela da residência, utilizadas para travar a abertura do imóvel. Temendo as ameaças, ela conseguiu fugir e correu até a casa do filho, localizada nas proximidades, onde pediu ajuda e acionou a Polícia Militar.
Os policiais realizaram buscas na residência do suspeito, mas ele não foi encontrado.