segunda, 06 de janeiro, 2025
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Os brasileiros mal acordaram e já é Ano Novo na Oceania. Os países Kiribati e Nova Zelândia despediram de 2024 às 7h e 8h do horário de Brasília, respectivamente.
A primeira cidade a festejar foi Kiritimati, em Kiribati, com um fuso 14 horas à frente do horário universal.
Em Auckland, na Nova Zelândia, a população também celebrou a festividade. Na cidade, houve contagem regressiva e comemoração com fogos de artifício.
Os próximos a celebrar são Austrália e os países da Ásia, da África e da Europa. Os últimos a se despedirem do ano velho serão Baker Island e Howlans Island, territórios dos Estados Unidos.
No Brasil, o primeiro local a comemorar a passagem do ano é Fernando de Noronha, com 1 hora adiantada em relação ao Horário Oficial de Brasília.
A tradicional comemoração acontece na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Desta vez, serão 12 minutos de queima de fogos, além de shows de artistas.
Moeda Digital
O Drex é um projeto do Banco Central do Brasil, concebido como uma moeda digital que complementa a estrutura financeira existente. Enquanto o Pix, lançado em 2020, rapidamente...
31 de dezembro de 2024
O Drex é um projeto do Banco Central do Brasil, concebido como uma moeda digital que complementa a estrutura financeira existente. Enquanto o Pix, lançado em 2020, rapidamente se estabeleceu como o método de escolha para transações diárias devido à sua conveniência e rapidez, o Drex se concentra em operações de maior porte, como financiamento de veículos e imóveis.
A principal distinção entre Drex e Pix reside na sua aplicação. O Drex é projetado para facilitar grandes transações, aproveitando tecnologias modernas, como contratos inteligentes e ativos digitais, sob a administração direta do Banco Central. Esta nova moeda digital é convertida na proporção de 1:1 com o real, garantindo estabilidade e familiaridade aos seus usuários.
Impacto do Drex no Sistema Tributário
Com a introdução do Drex, o sistema tributário brasileiro pode encontrar novas formas de eficiência. Um dos aspectos mais inovadores associados a essa moeda digital é a implementação do split payment, que automatiza a arrecadação de impostos durante a execução de transações financeiras, incluindo o Imposto sobre Valor Agregado (IVA).
Esse mecanismo promete simplificar o processo de arrecadação tributária, reduzindo a necessidade de intervenção manual e minimizando a burocracia. De acordo com representantes da Secretaria da Reforma Tributária, essa tecnologia pode transformar a maneira como os tributos são coletados, ao tornar o processo mais direto e menos suscetível a erros.
Benefícios Potenciais do Drex para a Economia Brasileira
A chegada do Drex pode trazer uma série de benefícios econômicos ao Brasil, impulsionando a modernização do sistema financeiro. Espera-se que a moeda digital:
Desafios Enfrentados pelo Drex
Apesar das promessas, a implementação do Drex também enfrenta desafios importantes. A segurança cibernética é uma preocupação crítica, pois à medida que as transações digitais se expandem, aumenta a vulnerabilidade a ataques. Assegurar que existam sistemas de proteção robustos é essencial.
A aceitação geral desta nova modalidade de moeda também representa um desafio. Transações que envolvem valores significativos requerem confiança por parte dos usuários. Assim, o Banco Central terá que investir em educação e conscientização para que stakeholders se sintam confortáveis em utilizar o Drex.
O Futuro das Transações Financeiras com o Drex
O futuro das transações no Brasil, diante da adoção do Drex, promete ser mais dinâmico e eficiente. Com a capacidade de facilitar grandes operações e melhorar a precisão na arrecadação de tributos, o Drex pode se tornar um pilar da inovação financeira, ajudando a movimentar o país em direção a um ambiente econômico mais moderno e competitivo.
Acidente aéreo
O país iniciou sete dias de luto nesta segunda-feira, com bandeiras hasteadas a meio mastro
30 de dezembro de 2024
A Coreia do Sul ordenou, nesta segunda-feira (30), uma "inspeção completa" de todos os Boeing 737-800 operados pelas companhias aéreas do país, um dia depois de uma dessas aeronaves ter caído ao pousar, matando 179 pessoas.
Investigadores sul-coreanos e americanos tentam determinar o que causou o pior desastre aéreo da história do país asiático, que as autoridades atribuíram inicialmente a uma colisão com pássaros.
O avião transportava 181 pessoas da Tailândia para a Coreia do Sul quando fez um pedido de socorro e aterrissou sem trem de pouso, antes de colidir com um muro e pegar fogo.
Todos os passageiros da companhia aérea sul-coreana Jeju Air Flight 2216 morreram, exceto dois comissários de bordo que foram retirados vivos dos escombros.
O país iniciou sete dias de luto nesta segunda-feira, com bandeiras hasteadas a meio mastro.
O atual presidente, Choi Sang-mok, foi ao local do acidente na cidade de Muan, no sudoeste, para participar de um memorial.
O presidente, que tomou posse na sexta-feira passada, garantiu que o governo fará "todos os esforços" possíveis para identificar as vítimas e apoiar as suas famílias enlutadas.
A Coreia do Sul tem um forte histórico de segurança aérea e as duas caixas-pretas do voo foram recuperadas. Os investigadores identificaram até agora 146 vítimas através de análises de DNA ou impressões digitais.
Parentes das vítimas acamparam durante a noite em barracas montadas dentro do aeroporto, aguardando notícias sobre seus entes queridos.
"Eu tinha um filho a bordo do avião", disse um idoso que esperava no saguão do aeroporto e pediu para não revelar seu nome. Ele disse que seu filho ainda não foi identificado.
Barreira
Na manhã desta segunda-feira, no local do acidente, um casal olhava para os restos retorcidos do avião, que permaneciam espalhados perto da cauda carbonizada.
Os passageiros, com idades entre três e 78 anos, eram todos coreanos, exceto dois tailandeses, segundo as autoridades.
Outro avião da Jeju Air teve problemas com o trem de pouso e teve que retornar ao aeroporto de Gimpo, em Seul, logo após decolar nesta segunda-feira, informou a companhia aérea.
Um representante da companhia disse à AFP que está analisando o que aconteceu nesse caso.
A causa inicialmente relatada para o acidente de domingo foi uma colisão com pássaros, e a torre de controle emitiu um alerta a esse respeito pouco antes do incidente.
No entanto, especialistas que analisaram os vídeos da aterrissagem do voo de domingo indicaram que a construção do aeroporto pode ter influenciado a tragédia.
Kim Kwang-il, ex-piloto e professor de aeronáutica da Universidade Silla, afirmou que se sentiu "muito agoniado" ao revisar o vídeo do avião fazendo um pouso de emergência antes de atingir uma barreira.
"Não deveria haver uma estrutura sólida nessa área", disse ele à AFP.
"Normalmente, no final de uma pista não há nenhuma obstrução sólida, isso vai contra os padrões internacionais de segurança da aviação", explicou.
"Fora do aeroporto normalmente há apenas cercas, que são macias e não causariam danos significativos. O avião teria deslizado ainda mais até parar sozinho. A estrutura desnecessária é muito lamentável", disse ele.
O papa Francisco declarou no domingo que rezaria pelas vítimas, e os líderes mundiais, incluindo China, União Europeia e Irã, também enviaram mensagens de condolências.