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Coreia do Sul lança inspeção em seu Boeing 737-800 após o pior desastre aéreo de sua história

O país iniciou sete dias de luto nesta segunda-feira, com bandeiras hasteadas a meio mastro

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30 de dezembro de 2024

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Por AFP

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A Coreia do Sul ordenou, nesta segunda-feira (30), uma "inspeção completa" de todos os Boeing 737-800 operados pelas companhias aéreas do país, um dia depois de uma dessas aeronaves ter caído ao pousar, matando 179 pessoas.

Investigadores sul-coreanos e americanos tentam determinar o que causou o pior desastre aéreo da história do país asiático, que as autoridades atribuíram inicialmente a uma colisão com pássaros.

O avião transportava 181 pessoas da Tailândia para a Coreia do Sul quando fez um pedido de socorro e aterrissou sem trem de pouso, antes de colidir com um muro e pegar fogo.

Todos os passageiros da companhia aérea sul-coreana Jeju Air Flight 2216 morreram, exceto dois comissários de bordo que foram retirados vivos dos escombros.

O país iniciou sete dias de luto nesta segunda-feira, com bandeiras hasteadas a meio mastro.

O atual presidente, Choi Sang-mok, foi ao local do acidente na cidade de Muan, no sudoeste, para participar de um memorial.

O presidente, que tomou posse na sexta-feira passada, garantiu que o governo fará "todos os esforços" possíveis para identificar as vítimas e apoiar as suas famílias enlutadas.

A Coreia do Sul tem um forte histórico de segurança aérea e as duas caixas-pretas do voo foram recuperadas. Os investigadores identificaram até agora 146 vítimas através de análises de DNA ou impressões digitais.

Parentes das vítimas acamparam durante a noite em barracas montadas dentro do aeroporto, aguardando notícias sobre seus entes queridos.

"Eu tinha um filho a bordo do avião", disse um idoso que esperava no saguão do aeroporto e pediu para não revelar seu nome. Ele disse que seu filho ainda não foi identificado.

Barreira
Na manhã desta segunda-feira, no local do acidente, um casal olhava para os restos retorcidos do avião, que permaneciam espalhados perto da cauda carbonizada.

Os passageiros, com idades entre três e 78 anos, eram todos coreanos, exceto dois tailandeses, segundo as autoridades.

Outro avião da Jeju Air teve problemas com o trem de pouso e teve que retornar ao aeroporto de Gimpo, em Seul, logo após decolar nesta segunda-feira, informou a companhia aérea.

Um representante da companhia disse à AFP que está analisando o que aconteceu nesse caso.

A causa inicialmente relatada para o acidente de domingo foi uma colisão com pássaros, e a torre de controle emitiu um alerta a esse respeito pouco antes do incidente.

No entanto, especialistas que analisaram os vídeos da aterrissagem do voo de domingo indicaram que a construção do aeroporto pode ter influenciado a tragédia.

Kim Kwang-il, ex-piloto e professor de aeronáutica da Universidade Silla, afirmou que se sentiu "muito agoniado" ao revisar o vídeo do avião fazendo um pouso de emergência antes de atingir uma barreira.

"Não deveria haver uma estrutura sólida nessa área", disse ele à AFP.

"Normalmente, no final de uma pista não há nenhuma obstrução sólida, isso vai contra os padrões internacionais de segurança da aviação", explicou.

"Fora do aeroporto normalmente há apenas cercas, que são macias e não causariam danos significativos. O avião teria deslizado ainda mais até parar sozinho. A estrutura desnecessária é muito lamentável", disse ele.

O papa Francisco declarou no domingo que rezaria pelas vítimas, e os líderes mundiais, incluindo China, União Europeia e Irã, também enviaram mensagens de condolências.

 

ACIDENTE

Mato Grosso do Sul registrou 66 ocorrências por afogamento em 2024, 9% a menos que 2023

De janeiro a dezembro de 2023, foram 73 ocorrências

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20 de janeiro de 2025

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Dados divulgados pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMMS) apontam que 66 ocorrências por afogamento foram registradas, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2024, em Mato Grosso do Sul.

De janeiro a dezembro de 2023, foram 73 ocorrências. Portanto, o número de afogamentos diminuiu 9,6% em 2024, em relação ao mesmo período do ano anterior.

Já em 2022, foram 52 afogamentos. Nos primeiros 15 dias de 2025, Mato Grosso do Sul já contabiliza 8 mortes por afogamento.

Afogamento é um incidente que ocorre quando uma pessoa fica submersa em um líquido e aspira-o, devido a entrada nos pulmões, o que pode causar asfixia, parada respiratória e morte.

Os sintomas são falta de ar, tosse, dificuldade para respirar, cianose (pele azulada) e perda de consciência. As consequências para o quadro clínico são morte cerebral, lesões cerebrais, problemas respiratórios, insuficiência cardíaca e traumatismos.

Os tipos de afogamento são:

Afogamento submerso: imersão completa

Afogamento parcial: imersão incompleta

Afogamento secundário: complicações após resgate

Ocorrências e mortes por afogamento são proporcionais à temperatura do ar. Quanto mais calor, maior a chance de ocorrer afogamentos, pois as pessoas se expõem mais à situação.

Quanto menos calor, menor a chance, pois, em temperaturas mais amenas, as pessoas preferem se divertir longe de ambientes aquosos.

Com isso, altas temperaturas favorecem acidentes, mortes e desaparecimentos por afogamento nas épocas mais quentes do ano.

As principais causas de afogamento são falta de habilidade na natação, falta de conhecimento a respeito do local em que se nada, cansaço do nadador, traumatismo por mergulho em águas rasas ou com pedras, cãibras, uso de álcool e problemas de saúde como infartos e crises convulsivas.

CUIDADOS

De acordo com o Corpo de Bombeiros, dezenas de atitudes podem evitar tragédias em banhos de mar, rio, piscina, cachoeira, córregos, riachos e lagoas.

Veja:

Procure um local conhecido por você ou por outra pessoa, desde que ela o acompanhe

Não ultrapasse faixas e placas de avisos

Não entre em locais onde há avisos de perigo de morte ou em águas poluídas

Não tente salvar uma pessoa afogada, caso não saiba nadar, sempre acione o Corpo de Bombeiros

Procure sempre local onde existe a presença de guarda-vidas, ou o Corpo de Bombeiros

Evite nadar sozinho

Não tome bebida alcoólica antes de entrar na água

Não se afaste da margem

Nade longe de pedras e estacas

Não salte de locais elevados para dentro da água

Prefira lançar flutuadores para salvar pessoas ao invés da ação corpo a corpo

Identifique nas proximidades a existência do salva-vidas e permaneça próximo a ele

Evite brincadeiras de mau gosto, como caldos, trotes, saltos e de empurrar

Acate as orientações dos Bombeiros ou dos Salva-vidas

Não abuse se aventurando perigosamente

Não deixe as crianças sozinhas em meios aquosos

Não deixe brinquedos ou materiais dentro da piscina, pois atraem a atenção de crianças

Não deixe baldes ou bacias com água ao alcance de crianças e sempre deixe a tampa da privada fechada

Obedeça sinalizações próximos à margem de rios

Mantenha a calma e o pulmão sempre cheio de ar, pois ele funcionará como uma boia

Caso esteja em um rio, tentar jogar as pernas para frente, de forma a proteger a cabeça

Mantenha calma: a própria correnteza do rio, em algum momento, o levará até a margem

Tente agarrar algum galho de árvore que esteja flutuando

Evite navegar com carga em excesso

Só entre na embarcação usando coletes salva-vidas

Somente conduza embarcações se for habilitado para tal

“Orientamos a população para redobrar os cuidados ao entrarem em rios, lagos e piscinas. Ao entrar na água, avalie primeiro as características do local, verifique a profundidade, e objetos submersos que podem causar algum ferimento.

Normalmente, há presença de pedras e troncos de árvore submersos. Procure locais em que há presença de guarda-vidas. Rios com correnteza não são indicados para banho. Em piscinas, cuidado redobrado com crianças, mesmo com a boia de proteção, pois elas oferecem uma falsa segurança e não dispense a supervisão de um adulto.

Ao presenciar um afogamento, ligue imediatamente 193. Se não tiver preparo, ou não tiver segurança, não entre na água para resgatar o afogado, opte por ofertar um material flutuante como boia, bola, corda, galho de árvore ou até mesmo uma prancha de isopor”, orientou o capitão, mergulhador e especialista em salvamento aquático do CBMMS, Diego Baumgardt.

PRIMEIROS SOCORROS

Se ver alguém se afogando, tome as seguintes atitudes:

Chame ajuda via 193 (Corpo de Bombeiros)

Remova a vítima da água com segurança

posicione a vítima de costas

Limpe a boca e nariz

Faça respiração boca a boca (RCP)

Massageie o coração (se necessário)

Acidente aéreo

Jatinho ultrapassa a pista do aeroporto de Ubatuba, vai parar na praia e explode; duas pessoas morre

Mortes foram confirmadas pela Prefeitura de Ubatuba

Jatinho ultrapassa a pista do aeroporto de Ubatuba, vai parar na praia e explode; duas pessoas morre

9 de janeiro de 2025

Jatinho ultrapassa a pista do aeroporto de Ubatuba, vai parar na praia e explode; duas pessoas morre

 

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Duas pessoas morreram após um avião de pequeno porte ultrapassar a pista do aeroporto de Ubatuba, no Litoral de São Paulo, e explodir na Praia do Cruzeiro na manhã desta quinta-feira (9). Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra o avião saindo do aeródromo, ultrapassando a pista que margeia a praia e chegando à faixa de areia em chamas.


Segundo a Prefeitura de Ubatuba, o acidente aéreo causou duas mortes, uma delas do piloto, e deixou outros seis feridos. Cinco vítimas estavam na aeronave e outras três estavam em uma pista de skate no local. Não há informações oficiais sobre quem é o segundo morto no acidente.


No jatinho estavam o piloto, dois adultos e duas crianças. As vítimas feridas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O piloto foi retirado das ferragens, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.


A Defesa Civil informou que cinco viaturas e 12 bombeiros atuam no local.
Segundo o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), a aeronave passou por uma excursão de pista, que é caracterizada quando o avião sai da pista no momento de pouso ou de decolagem.
A aeronave, com matrícula PR-GFS, modelo 525, foi fabricado em 2008 pela empresa Cessna Aircraft. Ela tem capacidade para sete passageiros, além de dois pilotos.
 

Veja o video:

Fonte: cnn.com.br