quinta, 04 de junho, 2026
(67) 99983-4015
O Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) realizou mais um procedimento inédito e inovador em nível nacional, com a confecção de prótese em impressora 3D para um tucano macho que estava com a parte superior do bico quebrada.
De acordo com o médico veterinário Lucas Cazati, do CRAS, que realizou o implante da prótese, o procedimento vem sendo preparado há alguns meses e envolveu programação avançada tridimensional para a confecção do membro do animal. “No ano passado foi realizado um procedimento similar em outro tucano, no interior de São Paulo, mas a dimensão da prótese era menor. Esse implante de agora foi mais uma das ações realizadas pelo CRAS no suporte à vida selvagem em Mato Grosso do Sul”, destaca.
O tucano encontra-se sob os cuidados do CRAS há cerca de 8 meses. “Ele chegou jovem e com o bico amassado na parte superior. Não identificamos se houve uma má formação, se caiu do ninho ou sofreu um acidente. Como a ave tinha muita dificuldade em se alimentar, esperamos ela chegar na fase adulta para conseguir imprimir um bico compatível com o peso e tamanho dela”, informa Lucas Cazati.
A prótese, feita em filamento especial para essa finalidade, foi produzida em uma impressora 3D doada pelo naturólogo Richard Rasmussen a Lucas Cazati para utilização no trabalho realizado pelo CRAS. “O modelo da prótese foi feito a partir da extração de uma imagem de tomografia e reproduzido em impressora 3D de forma compatível com o peso e o tamanho do animal. Hoje, o tucano se alimenta bem, se comporta bem e continua em observação e cuidados no CRAS”, informa o médico veterinário.
Em março de 2020, o CRAS realizou implante de bico em uma arara-canindé e, em outubro do ano passado, implantou uma prótese 3D na perna de uma seriema adulta, procedimentos que têm recebido reconhecimento nacional entre as instituições de ensino superior do país. “Hoje, o CRAS é pioneiro em banco de bicos e se credencia no apoio à produção de próteses para animais com ausência de membros. Em situações como essa, mesmo que o animal não possa voltar à natureza, oferecemos a ele qualidade de vida”, finalizou Lucas Cazati.
O Centro de Reabilitação de Animais Silvestres está localizado no Parque Estadual do Prosa e é uma coordenadoria da Gerência de Recursos Pesqueiros e Fauna do Imasul, órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).
Meio Ambiente
Acumulados de chuva podem chegar a 50 milímetros, com rajadas de vento superiores a 60 km/h
20 de maio de 2026
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou o aviso amarelo de tempestades, com acumulado de até 50 milímetros, granizo e rajadas de vento superiores a 60 km/h, nesta quarta-feira (20). Alerta da Defesa Civil Municipal de Campo Grande indica riscos de temporais até quinta-feira.
Segundo o Instituto, há perigo potencial para chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora. Os ventos podem ser intensos, de 40 a 60 km/h, mas podem superar estes valores pontualmente. Além disso, há risco de queda de granizo, como já ocorreu em Dourados, Deodápolis, Douradina, Fátima do Sul e Ivinhema neste fim de semana.
A orientação é, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, porque há risco de queda e descargas elétricas. Além disso, também não é indicado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. O Inmet também pede para evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
A Defesa Civil da Capital pede à população que redobre os cuidados, especialmente em áreas de risco, evite o trânsito em vias alagadas e procure abrigo durante as tempestades. Em caso de emergências, os seguintes canais deverão ser acionados:
156 – Solicitação de serviços a pessoas em situação de rua;
193 – Ocorrências relacionadas à rede elétrica;
199 – Defesa Civil.
Temporais no fim de semana
O prefeito de Deodápolis, Jean Gomes (PP), decretou situação de emergência após temporal que atingiu a cidade no último fim de semana. O município, localizado a 256 km de Campo Grande, teve cerca de 200 casas destelhadas no último sábado (16).
Segundo o prefeito, 1,5 mil residências foram atingidas por chuvas intensas, rajadas de vento e granizo. Dessas, 200 ficaram em estado grave e necessitam de ajuda nos reparos. Ainda conforme Jean, 35 famílias ficaram desalojadas e precisaram se abrigar em escolas.
O sábado (16) em Dourados também foi marcado por chuvas fortes, ventania e granizo. O temporal estava previsto pelo Inmet. Nas redes sociais, vídeos mostram as pedras de gelo caindo no chão douradense. Além disso, algumas ruas registraram pontos com princípio de alagamento.
Ivinhema também registrou chuva intensa, vendaval e granizo, com acumulado de 98,6 milímetros. Devido ao tempo, muitas casas ficaram danificadas, com telhas quebradas e cômodos alagados. Na manhã deste domingo (17), a Defesa Civil municipal atendeu moradores afetados pela tempestade.
Midiamax
Meio Ambiente
Os acumulados de chuva podem ser significativos
20 de abril de 2026
A previsão do tempo para esta segunda-feira (20) em Mato Grosso do Sul indica um cenário de instabilidade, com sol ao longo do dia, mas aumento de nebulosidade e risco de temporais em diversas regiões do estado.
De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), há possibilidade de chuvas acompanhadas de raios e rajadas de vento, principalmente entre segunda (20) e terça-feira (21). A mudança no tempo é influenciada pela formação de um sistema de baixa pressão atmosférica no nordeste da Argentina, além do transporte intenso de calor e umidade e o avanço de cavados meteorológicos.
Os acumulados de chuva podem ser significativos, ultrapassando os 30 milímetros em 24 horas, especialmente nas regiões oeste, sudoeste, sul e sudeste do estado.
Já no nordeste de Mato Grosso do Sul, o tempo tende a permanecer mais firme, com temperaturas elevadas que podem chegar aos 36°C, principalmente entre segunda e terça-feira.
Os ventos devem variar bastante ao longo dos dias, inicialmente entre os quadrantes norte e oeste, passando para o sul a partir de quarta-feira (22), com velocidades entre 40 e 60 km/h, podendo haver rajadas acima desse valor em pontos isolados.
️Temperaturas por região:
Sul, Cone-Sul e Grande Dourados: mínimas de 19°C a 21°C e máximas de 24°C a 32°C
Pantanal e Sudoeste: mínimas de 22°C a 24°C e máximas de 32°C a 34°C
Bolsão, Norte e Leste: mínimas de 20°C a 22°C e máximas de 29°C a 34°C
Campo Grande: mínimas entre 20°C e 22°C, com máximas de até 32°C
TopMídia News