quinta, 04 de junho, 2026

WhatsApp

(67) 99983-4015

Meio Ambiente

A+ A-

Primeira semana do mês tem previsão de calor e pancadas de chuva em Mato Grosso do Sul

Além disso a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica favorece a formação de nebulosidade e chuvas.

Icone Calendário

1 de abril de 2024

Icone Autor

Danielly Escher, Comunicação Governo de MS

Continue Lendo...

Os primeiros dias de Abril devem apresentar características típicas do clima no Estado nesta época do ano, trazendo calor e umidade. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) a semana começa indicando tempo instável com chuva de intensidade fraca a moderada.

Pontualmente podem ocorrer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento. As instabilidades atmosféricas acontecem devido à passagem de cavados (correntes de vento no céu que ajudam a formar nuvens de tempestade). Além disso a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica favorece a formação de nebulosidade e chuvas.

Estão previstas temperaturas entre 20ºC e 31°C nas regiões Sul, Sudeste e Leste do Estado. Para as regiões Sudoeste e Pantaneira espera-se que os termômetros marquem de 24°C a 33°C. No Norte e no Bolsão as mínimas devem ficar entre 22°C e 24°C com máxima de até 30°C.

Na Capital a previsão é de 22°C a 30°C. Em grande parte do Estado os ventos atuam do quadrante Norte variando de 40 a 60 km/h e pontualmente podem ocorrer rajadas acima de 60 km/h.

Entre quarta-feira (3) e quinta-feira (4) em várias cidades de Mato Grosso do Sul a previsão indica tempo com sol e variação de nebulosidade devido ao avanço da alta pressão atmosférica. Esse sistema meteorológico favorece tanto tempo mais firme com a elevação gradual das temperaturas quanto a probabilidade para pancadas de chuvas.

A combinação de calor e umidade pode levar até a tempestades isoladas principalmente nas regiões Centro-Norte. Estão previstas temperaturas entre 21°C e 34°C nas regiões Sul, Sudeste e Leste. Para as regiões Sudoeste e Pantaneira espera-se mínima de 24°C e máxima de 34°C.

Nas regiões Norte e Bolsão os termômetros devem marcar entre 22°C e 34°C. Em Campo Grande são esperadas temperaturas entre 22°C e 33°C, os ventos atuam nos quadrantes Norte e Leste entre 30 e 50 km/h. Pontualmente pode haver rajadas de vento mais fortes.

Meio Ambiente

Mato Grosso do Sul entra em alerta para tempestade com granizo e ventos de até 60 km/h

Acumulados de chuva podem chegar a 50 milímetros, com rajadas de vento superiores a 60 km/h

Mato Grosso do Sul entra em alerta para tempestade com granizo e ventos de até 60 km/h

20 de maio de 2026

Mato Grosso do Sul entra em alerta para tempestade com granizo e ventos de até 60 km/h

 

Continue Lendo...

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou o aviso amarelo de tempestades, com acumulado de até 50 milímetros, granizo e rajadas de vento superiores a 60 km/h, nesta quarta-feira (20). Alerta da Defesa Civil Municipal de Campo Grande indica riscos de temporais até quinta-feira.

Segundo o Instituto, há perigo potencial para chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora. Os ventos podem ser intensos, de 40 a 60 km/h, mas podem superar estes valores pontualmente. Além disso, há risco de queda de granizo, como já ocorreu em Dourados, Deodápolis, Douradina, Fátima do Sul e Ivinhema neste fim de semana.

A orientação é, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, porque há risco de queda e descargas elétricas. Além disso, também não é indicado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. O Inmet também pede para evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

A Defesa Civil da Capital pede à população que redobre os cuidados, especialmente em áreas de risco, evite o trânsito em vias alagadas e procure abrigo durante as tempestades. Em caso de emergências, os seguintes canais deverão ser acionados:

156 – Solicitação de serviços a pessoas em situação de rua;

193 – Ocorrências relacionadas à rede elétrica;

199 – Defesa Civil.

Temporais no fim de semana

O prefeito de Deodápolis, Jean Gomes (PP), decretou situação de emergência após temporal que atingiu a cidade no último fim de semana. O município, localizado a 256 km de Campo Grande, teve cerca de 200 casas destelhadas no último sábado (16).

Segundo o prefeito, 1,5 mil residências foram atingidas por chuvas intensas, rajadas de vento e granizo. Dessas, 200 ficaram em estado grave e necessitam de ajuda nos reparos. Ainda conforme Jean, 35 famílias ficaram desalojadas e precisaram se abrigar em escolas.

O sábado (16) em Dourados também foi marcado por chuvas fortes, ventania e granizo. O temporal estava previsto pelo Inmet. Nas redes sociais, vídeos mostram as pedras de gelo caindo no chão douradense. Além disso, algumas ruas registraram pontos com princípio de alagamento.

Ivinhema também registrou chuva intensa, vendaval e granizo, com acumulado de 98,6 milímetros. Devido ao tempo, muitas casas ficaram danificadas, com telhas quebradas e cômodos alagados. Na manhã deste domingo (17), a Defesa Civil municipal atendeu moradores afetados pela tempestade.

Midiamax

Meio Ambiente

Chuva forte e ventos de até 60 km/h podem atingir MS

Os acumulados de chuva podem ser significativos

Chuva forte e ventos de até 60 km/h podem atingir MS

20 de abril de 2026

Chuva forte e ventos de até 60 km/h podem atingir MS

 

Continue Lendo...

A previsão do tempo para esta segunda-feira (20) em Mato Grosso do Sul indica um cenário de instabilidade, com sol ao longo do dia, mas aumento de nebulosidade e risco de temporais em diversas regiões do estado.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), há possibilidade de chuvas acompanhadas de raios e rajadas de vento, principalmente entre segunda (20) e terça-feira (21). A mudança no tempo é influenciada pela formação de um sistema de baixa pressão atmosférica no nordeste da Argentina, além do transporte intenso de calor e umidade e o avanço de cavados meteorológicos.

Os acumulados de chuva podem ser significativos, ultrapassando os 30 milímetros em 24 horas, especialmente nas regiões oeste, sudoeste, sul e sudeste do estado.

Já no nordeste de Mato Grosso do Sul, o tempo tende a permanecer mais firme, com temperaturas elevadas que podem chegar aos 36°C, principalmente entre segunda e terça-feira.

Os ventos devem variar bastante ao longo dos dias, inicialmente entre os quadrantes norte e oeste, passando para o sul a partir de quarta-feira (22), com velocidades entre 40 e 60 km/h, podendo haver rajadas acima desse valor em pontos isolados.

️Temperaturas por região:

Sul, Cone-Sul e Grande Dourados: mínimas de 19°C a 21°C e máximas de 24°C a 32°C

Pantanal e Sudoeste: mínimas de 22°C a 24°C e máximas de 32°C a 34°C

Bolsão, Norte e Leste: mínimas de 20°C a 22°C e máximas de 29°C a 34°C

Campo Grande: mínimas entre 20°C e 22°C, com máximas de até 32°C

TopMídia News