quinta, 04 de junho, 2026

WhatsApp

(67) 99983-4015

Meio Ambiente

A+ A-

Mato Grosso do Sul tem sensação térmica de -2,8ºC nesta madrugada

Ponta Porã registrou frio de 4,9ºC; termômetros chegaram aos 9ºC em Coxim

Icone Calendário

14 de junho de 2023

Icone Autor

CGN/PCS // EDIÇÃO MS

Continue Lendo...

Mato Grosso do Sul enfrentou mais uma madrugada gelada e a sensação térmica chegou aos -2,8ºC em Ponta Porã, na região sul do Estado, onde a mínima chegou aos 4,9ºC. Em Campo Grande a mínima foi de 7,5ºC.

Coxim amanheceu novamente com céu completamente nublado e temperatura mínima de 9°C, com sensação térmica de 8°C, o frio permanece hoje durante todo o dia, chuva isolada é prevista para esta quarta-feira, a temperatura máxima para hoje não passa dos 12°C.

Campo Grande tem céu nublado e, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a máxima não deve passar dos 12ºC.

Algumas das mínimas desta madrugada foram de 6,4ºC em Sete Quedas, 6,7ºC em Amambai, 6,9ºC em Dourados, 7,4ºC em Sidrolândia, 7,5ºC em Caarapó, 8ºC em Itaporã, 8,6ºC em Corumbá e 11,5ºC em Três Lagoas. Não há registro de geada, segundo o meteorologista Natálio Abrão. Os índices podem sofrer alterações conforme as atualizações das bases meteorológicas.

Outras máximas para esta quarta-feira gelada são de 9ºC em Ponta Porã, 11ºC em Amambai e Bonito, 12ºC em Dourados e Maracaju, 13ºC em Naviraí, Rio Brilhante, 15ºC em Porto Murtinho, 17ºC em Três Lagoas, 18ºC em Costa Rica e 19ºC em Paranaíba.

Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a previsão indica tempo instável pelo menos até quinta-feira devido a passagem de um cavado aliado a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica, favorecendo o aumento de nebulosidade e condições de chuva no Estado.

O volume de chuva das últimas 24 horas até esta manhã foi de 62,8 milímetros em Campo Grande, 92,2 mm em Bataguassu, 50,8 mm em Rochedo, 41,2 mm em Corguinho, 36,6 mm em Dois Irmãos do Buriti, 26,6 mm em Três Lagoas, 26,2 mm em Corumbá, 24,8 mm em Maracaju, 22,4 mm em Ivinhema, 15,2 mm em Rio Verde de Mato Grosso, 12,6 mm em Coxim, 4 mm em Mundo Novo, 2,4 mm em Ponta Porã e 1,2 mm em Bela Vista. As informações são do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).

Meio Ambiente

Mato Grosso do Sul entra em alerta para tempestade com granizo e ventos de até 60 km/h

Acumulados de chuva podem chegar a 50 milímetros, com rajadas de vento superiores a 60 km/h

Mato Grosso do Sul entra em alerta para tempestade com granizo e ventos de até 60 km/h

20 de maio de 2026

Mato Grosso do Sul entra em alerta para tempestade com granizo e ventos de até 60 km/h

 

Continue Lendo...

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou o aviso amarelo de tempestades, com acumulado de até 50 milímetros, granizo e rajadas de vento superiores a 60 km/h, nesta quarta-feira (20). Alerta da Defesa Civil Municipal de Campo Grande indica riscos de temporais até quinta-feira.

Segundo o Instituto, há perigo potencial para chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora. Os ventos podem ser intensos, de 40 a 60 km/h, mas podem superar estes valores pontualmente. Além disso, há risco de queda de granizo, como já ocorreu em Dourados, Deodápolis, Douradina, Fátima do Sul e Ivinhema neste fim de semana.

A orientação é, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, porque há risco de queda e descargas elétricas. Além disso, também não é indicado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. O Inmet também pede para evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

A Defesa Civil da Capital pede à população que redobre os cuidados, especialmente em áreas de risco, evite o trânsito em vias alagadas e procure abrigo durante as tempestades. Em caso de emergências, os seguintes canais deverão ser acionados:

156 – Solicitação de serviços a pessoas em situação de rua;

193 – Ocorrências relacionadas à rede elétrica;

199 – Defesa Civil.

Temporais no fim de semana

O prefeito de Deodápolis, Jean Gomes (PP), decretou situação de emergência após temporal que atingiu a cidade no último fim de semana. O município, localizado a 256 km de Campo Grande, teve cerca de 200 casas destelhadas no último sábado (16).

Segundo o prefeito, 1,5 mil residências foram atingidas por chuvas intensas, rajadas de vento e granizo. Dessas, 200 ficaram em estado grave e necessitam de ajuda nos reparos. Ainda conforme Jean, 35 famílias ficaram desalojadas e precisaram se abrigar em escolas.

O sábado (16) em Dourados também foi marcado por chuvas fortes, ventania e granizo. O temporal estava previsto pelo Inmet. Nas redes sociais, vídeos mostram as pedras de gelo caindo no chão douradense. Além disso, algumas ruas registraram pontos com princípio de alagamento.

Ivinhema também registrou chuva intensa, vendaval e granizo, com acumulado de 98,6 milímetros. Devido ao tempo, muitas casas ficaram danificadas, com telhas quebradas e cômodos alagados. Na manhã deste domingo (17), a Defesa Civil municipal atendeu moradores afetados pela tempestade.

Midiamax

Meio Ambiente

Chuva forte e ventos de até 60 km/h podem atingir MS

Os acumulados de chuva podem ser significativos

Chuva forte e ventos de até 60 km/h podem atingir MS

20 de abril de 2026

Chuva forte e ventos de até 60 km/h podem atingir MS

 

Continue Lendo...

A previsão do tempo para esta segunda-feira (20) em Mato Grosso do Sul indica um cenário de instabilidade, com sol ao longo do dia, mas aumento de nebulosidade e risco de temporais em diversas regiões do estado.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), há possibilidade de chuvas acompanhadas de raios e rajadas de vento, principalmente entre segunda (20) e terça-feira (21). A mudança no tempo é influenciada pela formação de um sistema de baixa pressão atmosférica no nordeste da Argentina, além do transporte intenso de calor e umidade e o avanço de cavados meteorológicos.

Os acumulados de chuva podem ser significativos, ultrapassando os 30 milímetros em 24 horas, especialmente nas regiões oeste, sudoeste, sul e sudeste do estado.

Já no nordeste de Mato Grosso do Sul, o tempo tende a permanecer mais firme, com temperaturas elevadas que podem chegar aos 36°C, principalmente entre segunda e terça-feira.

Os ventos devem variar bastante ao longo dos dias, inicialmente entre os quadrantes norte e oeste, passando para o sul a partir de quarta-feira (22), com velocidades entre 40 e 60 km/h, podendo haver rajadas acima desse valor em pontos isolados.

️Temperaturas por região:

Sul, Cone-Sul e Grande Dourados: mínimas de 19°C a 21°C e máximas de 24°C a 32°C

Pantanal e Sudoeste: mínimas de 22°C a 24°C e máximas de 32°C a 34°C

Bolsão, Norte e Leste: mínimas de 20°C a 22°C e máximas de 29°C a 34°C

Campo Grande: mínimas entre 20°C e 22°C, com máximas de até 32°C

TopMídia News