quinta, 04 de junho, 2026

WhatsApp

(67) 99983-4015

Gestão

A+ A-

Secretaria de Saúde de Coxim apresenta pacote de ações e projetos para fortalecer a saúde pública

Icone Calendário

18 de junho de 2025

Icone Autor

Fonte: Augusto Marques

Continue Lendo...

A Secretaria Municipal de Saúde de Coxim apresentou na última segunda-feira (16) um abrangente pacote de ações e projetos que visam fortalecer e modernizar o sistema de saúde pública do município. Durante sessão preparatória realizada na Câmara Municipal, os vereadores conheceram as iniciativas que já estão em andamento e os novos projetos que serão implementados nos próximos meses.
Tecnologia e atendimento sem precisar sair da cidade.
Entre os destaques, a implantação do serviço de Telemedicina na Policlínica Municipal, que já realizou sua primeira consulta oficial em 19 de maio de 2025, na especialidade de nefrologia. O programa contempla, inicialmente, consultas nas áreas de Neurologia, Neuropediatria, Nefrologia e Nutrição, possibilitando que os pacientes tenham acesso a especialistas sem necessidade de deslocamento para centros maiores.
Coxim também se tornou referência estadual ao implementar um ponto focal piloto de Telemedicina na unidade da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), sendo o primeiro município de Mato Grosso do Sul a oferecer esse tipo de atendimento à população carcerária.
Policlínica voltará atender em horário estendido, até as 21h.
Outra novidade apresentada foi a adesão ao Programa Estadual de Horário Estendido Noturno, que transformará a Policlínica em um polo de atendimento ampliado, funcionando de segunda a sexta-feira, das 17h às 21h. Durante este período, serão oferecidos serviços de consultas médicas, atendimento odontológico, dispensação de medicamentos, procedimentos de enfermagem e vacinação.
Em outro momento a Policlínica Lourdes Fontoura chegou a ter atendimento estendido, mas agora tem apoio Programa Estadual de Horário Estendido Noturno, que ajudará nos custos.
Para melhorar a logística e o transporte de pacientes, a Secretaria de Saúde solicitou a aquisição de três carros modelo Mobi e duas mini vans com capacidade para sete lugares, que deverão ser incorporados à frota nos próximos meses.
Vacina para todos!
A preocupação com a cobertura vacinal também está entre as prioridades da gestão. Na próxima quarta-feira (18), será realizada uma ação especial de imunização na fazenda Lambari, na entrada do Pantanal e regiões vizinhas. A iniciativa, que começará às 8h, tem como objetivo atualizar o calendário vacinal e intensificar a campanha contra a influenza para pessoas de todas as idades, levando saúde preventiva a comunidades mais afastadas do centro urbano.
Terceiro turno para atendimento da Hemodiálise.
Um dos projetos mais ambiciosos apresentados é a modernização do serviço de hemodiálise. Foi realizada solicitação junto ao governo estadual, com o apoio do deputado Geraldo Rezende, para a aquisição de 18 novas máquinas de hemodiálise e duas reprocessadoras, em substituição aos equipamentos atuais, considerados obsoletos.
Além disso, a Secretaria está pleiteando custeio em contratualização para financiar a possível abertura de um terceiro turno de atendimento nos dias de terça, quinta e sábado, aumentando a capacidade de atendimento aos pacientes renais crônicos.
Zerando a fila de atendimento
O Hospital Regional de Coxim foi contemplado no projeto estadual “Mais Saúde Menos Fila”, voltado à redução das filas para cirurgias eletivas. A unidade já foi incluída na pactuação para oferta de procedimentos cirúrgicos, conforme portaria estadual, e está em fase de finalização da assinatura do termo aditivo que permitirá o retorno das cirurgias eletivas.
O prefeito Edilson Magro, presente na apresentação aos vereadores, destacou a importância das iniciativas e reafirmou seu compromisso com a melhoria contínua da saúde pública municipal.
“Estamos trabalhando incansavelmente para elevar o patamar da saúde em nossa cidade. Estas ações representam um marco na história da saúde pública de Coxim, com iniciativas inovadoras como a telemedicina e o horário estendido, além da modernização de serviços essenciais como a hemodiálise”, afirmou o prefeito.
O chefe do Executivo enfatizou ainda a importância da parceria com o governo estadual e o poder legislativo municipal. “Somente com a união de esforços conseguiremos transformar a realidade da saúde em Coxim. Agradeço aos vereadores pelo apoio e reafirmo que, juntos, estamos construindo um sistema de saúde mais humano, moderno e eficiente para todos os coxinenses”, concluiu.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que, nas próximas semanas, divulgará o cronograma detalhado de implementação de cada uma das ações apresentadas, bem como os canais para que a população possa acessar os novos serviços. (Foto de capa e fotos complementares: Hugo Crippa - Fonte: Augusto Marques)

Geral

Mais de 27 mil pessoas deixaram programa Mais Social por melhorar condição de vida

Desde 2023, mais de 27 mil sul-mato-grossenses saíram do programa Mais Social após melhorarem de vida sem necessitar mais do benefício. O Estado é o 5º com menos...

Mais de 27 mil pessoas deixaram programa Mais Social por melhorar condição de vida

3 de junho de 2026

Mais de 27 mil pessoas deixaram programa Mais Social por melhorar condição de vida

 

Continue Lendo...

Desde 2023, mais de 27 mil sul-mato-grossenses saíram do programa Mais Social após melhorarem de vida sem necessitar mais do benefício. O Estado é o 5º com menos dependentes de programas sociais e os índicesde extrema pobreza aparecem em queda.

O Mais Social é um programa social estruturante da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humano (Sead), que oferece segurança alimentar e nutricional e um dos responsáveis pela mudança de vida dos beneficários.

Entre as 27,6 mil pessoas que devolveram o cartão do mais social por não precisarem mais do auxílio está Marcos Gabriel de Arruda Calonga, de 34 anos, que entrou no programa em 2018.

Depois de perder o emprego e passar a trabalhar em casa como barbeiro, a renda obtida por Marcos Gabriel não era suficiente para sustentar a família de sete pessoas, composta por sua esposa, os quatro filhos e a sogra.

Com o auxílio ele pôde manter até conseguir melhorar a condição da família. Atualmente ele é vigilante em uma entidade sindical rural e os filhos mais velhos, de 17 e 18 anos ajudam em casa, de modo que a renda agora é suficiente para garantir dignidade à família, sem necessidade do programa.

“Conversei com minha esposa e decidimos que continuar a receber seria injusto. Decidimos abrir mão para que outras pessoas possam entrar no programa. O Mais Social nos ajudou bastante, mas hoje eu vejo que tem pessoas que precisam mais do que nós”.

O programa ainda oferece para mães solos um outro auxílio do Programa de Apoio à Mulher Trabalhadora e Chefe de Família, com o adicional de R$ 600 por criança com idade de 0 a 3 anos, 11 meses e 29 dias, para que essas mulheres possam deixar os filhos em um local seguro e de cuidado durante o horário de serviço delas.

O benefício extra é mediante a comprovação de vínculo empregatício das mães ou de recolhimento previdenciário. Além disso, as mulheres beneficiadas que decidem frequentar ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA) recebem outro adicional de R$ 300 por mês, como incentivo.

Qualidade de vida

Além do Mais Social, outros programas garantem oportunidades de mudança de vida por meio do estudo e trabalho, como o MS Supera, que oferece bolsa de um salário mínimo mensal a estudantes de baixa renda cursantes de educação profissional técnica de nível médio e universitários de instituições públicas e privadas.

Assim como o MS Supera e o Mais Social, o Cadastro Único também demonstra a redução vulnerabilidade no Estado. Os registros do CadÚnico dentro do período de março de 2024 a março deste ano, teve a retirada de 44.604 pessoas do banco de dados devido a mudaça de vida para melhor.

Conforme o IBGE, a proporção de pessoas na extrema pobreza caiu 40,7% em Mato Grosso do Sul, no período de dois anos, passando de 2,75 para 1,6%, colocando o estado como 3º menor índice de extrema pobreza do país e com 34 mil famílias fora da condição de insegurança alimentar.

Os programas sociais são parte de parcerias entre as secretarias do Estado, que garantem que a função de incentivo à educação e qualificação profissional seja mantida, para que os beneficiários aproveitem as oportunidades para melhorarem de vida.

Geral

Menino de 3 anos é internado em estado grave após se afogar em piscina em

Uma criança de 3 anos foi internada em estado grave após se afogar na piscina de uma residência no Jardim Santa Emília, em Campo Grande, na noite...

Menino de 3 anos é internado em estado grave após se afogar em piscina em

3 de junho de 2026

Menino de 3 anos é internado em estado grave após se afogar em piscina em

 

Continue Lendo...

Uma criança de 3 anos foi internada em estado grave após se afogar na piscina de uma residência no Jardim Santa Emília, em Campo Grande, na noite de terça-feira (2). 

Segundo informações registradas pela Polícia Militar e pela Polícia Civil, os pais perceberam o desaparecimento da criança enquanto realizavam atividades dentro de casa. O pai havia saído do banho e estava na sala, enquanto a mãe terminava de preparar o jantar na cozinha. 

Em determinado momento, a mãe perguntou ao pai se ele estava com o menino. Ao responder que não, os dois passaram a procurar a criança e a encontraram submersa na piscina, no quintal da residência.

A vítima foi socorrida imediatamente pelos próprios pais e levada ao Hospital Regional de Campo Grande. 

De acordo com o médico que atendeu a ocorrência, a avaliação inicial indica que a criança pode ter permanecido submersa por cerca de 10 minutos. O menino foi colocado em coma induzido e segue internado sob observação. 

A Polícia Militar foi acionada e esteve na residência, mas encontrou o imóvel fechado, já que os pais permaneciam no hospital acompanhando o filho. Uma vizinha, que acionou o socorro, confirmou aos policiais a versão apresentada pela família. 

O médico informou ainda que não foram encontrados sinais de maus-tratos e que, até o momento, o caso é tratado como um acidente doméstico. 

A ocorrência foi registrada na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac Cepol), que acompanhará o caso. Até o fechamento do boletim, não havia atualização sobre o estado de saúde da criança.

G1 MS