quarta, 03 de junho, 2026

WhatsApp

(67) 99983-4015

Geral

A+ A-

Riedel será diplomado nesta segunda; veja perfil de novo governador e deputados

Cerimônia do Tribunal Regional Eleitoral acontece às 19h30 e será transmitida digitalmente.

Icone Calendário

19 de dezembro de 2022

Icone Autor

CGNews

Continue Lendo...

Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso do Sul faz nesta segunda-feira (19), às 19h30, solenidade de diplomação dos candidatos eleitos para cargos de deputado estadual e federal, senador e governador. Ato ocorre antes da posse (1º de janeiro) e certifica que aquele é de fato o candidato que foi eleito.

A cerimônia acontece no Ondara Palace e será restrita aos diplomandos, convidados e imprensa, mas poderá ser acompanhada em tempo real pelas emissoras TV Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) e TV Educativa, bem como no canal do TRE no YouTube.

Os diplomas são assinados pelo presidente do órgão, o desembargador Paschoal Carmello Leandro. Autoridades do Judiciário, Executivo e Legislativo integrarão mesa de honra da solenidade.

Vale ressaltar que suplentes também são diplomados, pois caso precisem assumir a respectiva vaga, podem tomar posse sem obstáculos. Veja lista dos diplomados:

Governador e vice-governador - Depois de ficar em segundo lugar no primeiro turno, o ex-secretário de Infraestrutura, Eduardo Correa Riedel (PSDB) foi eleito governador com 56,91% dos votos válidos e será diplomado hoje. Ele teve apoio da ex-ministra da Agricultura e senadora eleita, Tereza Cristina (PP) e do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Formado em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem mestrado em Zootecnia na Universidade Estadual Paulista (Unesp), pós-graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Gestão Estratégica pelo Instituto Europeu de Administração de Empresas (INSEAD).

Riedel presidiu o Sindicato Rural de Maracaju em 1999 e foi vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), em 2006 e terminou como diretor-presidente até 2014. Em 2011, assumiu como diretor vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Participou também do Conselho Nacional de Política Agrícola, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e a Câmara Setorial Consultiva de Logística de Armazenagem e Transporte, ligada à Secretaria de Produção e Turismo de MS (Seprotur). A Federação representa 68 sindicatos rurais.

Paralelamente, entre 2011 e 2014, foi presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae-MS.

Em 2015, Riedel foi convidado a assumir a secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica, na posse do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), e depois integrou a Infraestrutura e presidiu o programa Prosseguir, durante a pandemia de coronavírus. Tem como vice José Carlos Barbosa (PP), o Barbosinha.

O vice-governador eleito presidiu a Sanesul e foi titular da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp). Em 2014, foi eleito deputado estadual com mais de 21 mil votos, com eleitorado firme em Dourados, e ocupou presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). Em 2018, foi reeleito com 27 mil votos.

Senado - A campo-grandense Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (PP), de 68 anos, foi ministra da Agricultura no governo Jair Bolsonaro (PL) e foi eleita com 60,85% dos votos válidos no Estado.

Engenheira agrônoma pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), administrou fazendas da família e teve experiências profissionais em empresas privadas do agronegócio, em São Paulo. Participou da diretoria em diversas associações ligadas ao agronegócio de Mato Grosso do Sul, além de grupos sindicais representativos de classe.

Em 2014, foi eleita deputada federal pelo PSB com 75.149 votos. Em 2017, migrou para o DEM, partido do qual também se tornou líder da bancada e em 2018 assumiu a presidência da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), grupo de parlamentares que defendem o agronegócio no Congresso Nacional.

Ela foi reeleita em 2018 pelo DEM, com 75.068 votos, mas antes de ser empossada, foi anunciada como ministra da Agricultura.

O primeiro suplente da candidata Tereza Cristina é o militar da reserva Aparecido Andrade Portela, de 61 anos, o Tenente Portela. Nascido em Tabaraí (SP), ele mora na Capital Campo Grande e é amigo de Bolsonaro desde 1979, quando o presidente serviu no 9° Grupo de Artilharia de Campanha, em Nioaque.

O segundo suplente e vice-prefeito de Três Lagoas é Paulo Jorge Salomão da Câmara Nery (PP). Em 2016 foi eleito vice-prefeito da cidade pela primeira vez, também sua primeira experiência na política, e reeleito para a função em 2020. Médico especialista em Medicina Esportiva e Reabilitação pela Universidade de São Paulo (USP), é também empresário do ramo imobiliário e médico no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora.

Geral

Mais de 27 mil pessoas deixaram programa Mais Social por melhorar condição de vida

Desde 2023, mais de 27 mil sul-mato-grossenses saíram do programa Mais Social após melhorarem de vida sem necessitar mais do benefício. O Estado é o 5º com menos...

Mais de 27 mil pessoas deixaram programa Mais Social por melhorar condição de vida

3 de junho de 2026

Mais de 27 mil pessoas deixaram programa Mais Social por melhorar condição de vida

 

Continue Lendo...

Desde 2023, mais de 27 mil sul-mato-grossenses saíram do programa Mais Social após melhorarem de vida sem necessitar mais do benefício. O Estado é o 5º com menos dependentes de programas sociais e os índicesde extrema pobreza aparecem em queda.

O Mais Social é um programa social estruturante da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humano (Sead), que oferece segurança alimentar e nutricional e um dos responsáveis pela mudança de vida dos beneficários.

Entre as 27,6 mil pessoas que devolveram o cartão do mais social por não precisarem mais do auxílio está Marcos Gabriel de Arruda Calonga, de 34 anos, que entrou no programa em 2018.

Depois de perder o emprego e passar a trabalhar em casa como barbeiro, a renda obtida por Marcos Gabriel não era suficiente para sustentar a família de sete pessoas, composta por sua esposa, os quatro filhos e a sogra.

Com o auxílio ele pôde manter até conseguir melhorar a condição da família. Atualmente ele é vigilante em uma entidade sindical rural e os filhos mais velhos, de 17 e 18 anos ajudam em casa, de modo que a renda agora é suficiente para garantir dignidade à família, sem necessidade do programa.

“Conversei com minha esposa e decidimos que continuar a receber seria injusto. Decidimos abrir mão para que outras pessoas possam entrar no programa. O Mais Social nos ajudou bastante, mas hoje eu vejo que tem pessoas que precisam mais do que nós”.

O programa ainda oferece para mães solos um outro auxílio do Programa de Apoio à Mulher Trabalhadora e Chefe de Família, com o adicional de R$ 600 por criança com idade de 0 a 3 anos, 11 meses e 29 dias, para que essas mulheres possam deixar os filhos em um local seguro e de cuidado durante o horário de serviço delas.

O benefício extra é mediante a comprovação de vínculo empregatício das mães ou de recolhimento previdenciário. Além disso, as mulheres beneficiadas que decidem frequentar ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA) recebem outro adicional de R$ 300 por mês, como incentivo.

Qualidade de vida

Além do Mais Social, outros programas garantem oportunidades de mudança de vida por meio do estudo e trabalho, como o MS Supera, que oferece bolsa de um salário mínimo mensal a estudantes de baixa renda cursantes de educação profissional técnica de nível médio e universitários de instituições públicas e privadas.

Assim como o MS Supera e o Mais Social, o Cadastro Único também demonstra a redução vulnerabilidade no Estado. Os registros do CadÚnico dentro do período de março de 2024 a março deste ano, teve a retirada de 44.604 pessoas do banco de dados devido a mudaça de vida para melhor.

Conforme o IBGE, a proporção de pessoas na extrema pobreza caiu 40,7% em Mato Grosso do Sul, no período de dois anos, passando de 2,75 para 1,6%, colocando o estado como 3º menor índice de extrema pobreza do país e com 34 mil famílias fora da condição de insegurança alimentar.

Os programas sociais são parte de parcerias entre as secretarias do Estado, que garantem que a função de incentivo à educação e qualificação profissional seja mantida, para que os beneficiários aproveitem as oportunidades para melhorarem de vida.

Geral

Menino de 3 anos é internado em estado grave após se afogar em piscina em

Uma criança de 3 anos foi internada em estado grave após se afogar na piscina de uma residência no Jardim Santa Emília, em Campo Grande, na noite...

Menino de 3 anos é internado em estado grave após se afogar em piscina em

3 de junho de 2026

Menino de 3 anos é internado em estado grave após se afogar em piscina em

 

Continue Lendo...

Uma criança de 3 anos foi internada em estado grave após se afogar na piscina de uma residência no Jardim Santa Emília, em Campo Grande, na noite de terça-feira (2). 

Segundo informações registradas pela Polícia Militar e pela Polícia Civil, os pais perceberam o desaparecimento da criança enquanto realizavam atividades dentro de casa. O pai havia saído do banho e estava na sala, enquanto a mãe terminava de preparar o jantar na cozinha. 

Em determinado momento, a mãe perguntou ao pai se ele estava com o menino. Ao responder que não, os dois passaram a procurar a criança e a encontraram submersa na piscina, no quintal da residência.

A vítima foi socorrida imediatamente pelos próprios pais e levada ao Hospital Regional de Campo Grande. 

De acordo com o médico que atendeu a ocorrência, a avaliação inicial indica que a criança pode ter permanecido submersa por cerca de 10 minutos. O menino foi colocado em coma induzido e segue internado sob observação. 

A Polícia Militar foi acionada e esteve na residência, mas encontrou o imóvel fechado, já que os pais permaneciam no hospital acompanhando o filho. Uma vizinha, que acionou o socorro, confirmou aos policiais a versão apresentada pela família. 

O médico informou ainda que não foram encontrados sinais de maus-tratos e que, até o momento, o caso é tratado como um acidente doméstico. 

A ocorrência foi registrada na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac Cepol), que acompanhará o caso. Até o fechamento do boletim, não havia atualização sobre o estado de saúde da criança.

G1 MS