quinta, 04 de junho, 2026

WhatsApp

(67) 99983-4015

Geral

A+ A-

PM de Mato Grosso, concede medalha ‘Mérito de Sangue’ ao rioverdense, Cabo Alvarenga

A medalha reconhece oficial e praças que tenham sido feridos durante o exercício da atividade policial. Seu Benedito completou no último dia 01 de dezembro 98 anos de idade, sendo que 73 anos são na carreira militar, recebeu do Comando Geral da PM/MT, a Medalha Sangue de Mato Grosso.

Icone Calendário

10 de dezembro de 2019

Icone Autor

RVMS

Continue Lendo...

As medalhas sempre existiram na história da Polícia Militar e na noite de sábado (05.09), esta peça circular de metal, repletas de significados, abrilhantou o aniversário dos 98 anos de Benedito Cassiano Alvarenga, Cabo da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso. A corporação concede esta medalha para homenagear policiais militares que enalteceram a farda com seus feitos memoráveis e ações heróicas à sociedade mato-grossense. O Prefeito de Rio Verde de MT-MS, a Vice-Prefeita, Dinalvinha Viana, e a vereadora Lidiane Farias, também participaram da cerimônia, bem como familiares e amigos da família Alvarenga. A medalha Mérito de Sangue caracterizada por um colar de cor vermelho, foi criada pelo do decreto n° 814 Novembro em 2011, mas apenas no atual comando, a  homenagem começou a ser concedida. A medalha reconhece oficial e praças que tenham sido feridos durante o exercício da atividade policial. Seu Benedito completou no último dia 01 de dezembro 98 anos de idade, sendo que 73 anos são na carreira militar, recebeu do Comando Geral da PM/MT, a Medalha Sangue de Mato Grosso.
A cerimônia de imposição da Medalha Sangue de Mato Grosso, ao Cabo Alvarenga, foi realizada no Sindicato Rural de Rio Verde, pelo Coronel Rodrigues, Subchefe do Estado Maior Geral da Corporação. Presente no evento, o Comandante Geral da Policia Militar do Estado de MT, Coronel PM Jonildo José de Assis, que estava acompanhado pelo pelo Coronel PM Wankley Correa Rodrigues - SubChefe do Estado Maior Geral da PMMT, Coronel PM Wilker Soares Sodré - Comandante do 4° Comando Regional, Tenente Coronel PM Gleber Cândido Moreno - Comandante Adjunto do 4° Comando Regional,Tenente Coronel PM Luis Fernando Oliveira Dias- Coordenador de Comunicação Social e Marketing Institucional, Cap PM Luis Claudio Loyola Nunes - Ajudante de Ordens, 2° Ten PM Edmilson Nunes - Força Tática 4° Comando Regional, 2° Ten PM Rosângela Rita Alves Fernandes-Cerimonial e Protocolo, onde realizaram uma belíssima homenagem ao Cabo Benedito Alvarenga pelos serviços prestados ao longa de sua carreira militar no estado de MT.
A medalha Mérito de Sangue de Mato Grosso caracterizada por um colar de cor vermelho, foi criada pelo do decreto n° 814 Novembro em 2011.
A medalha reconhece oficial e praças que tenham sido feridos durante o exercício da atividade policial. CABO, Benedito Cassiano ALVARENGA, Nasceu na cidade de COXIM no dia 1/Dezembro/1923.
No ano de 1944 foi servir o exército na cidade de PORTO MURTINHO, ficou servindo a PÁTRIA, por dois anos consecutivos. Em Janeiro de1946, deu baixa e voltou para COXIM, onde foi trabalhar na C/R (Firma de construção de Rodovias). Em 1950 foram levados para CUIABÁ-MT, para Votar, pois era época de Eleição. Estando lá foi convidado para ingressar na PM do Estado, passando a ser Policial militar do COMANDO GERAL.
Em 1951 foi convidado a fazer um curso em CORUMBÁ. Passando a ser CABO DA PM, e no mesmo ano foi destacado para BELA VISTA na fronteira.
Em 1953, foram chamados para atender uma Ocorrência, numa festa na Divisa do Estado. Onde no meio da Briga ocorreu o assassinato do DELEGADO, e um dos Policiais foi retalhado com faca, e o CABO ALVARENGA, foi alvejado com vários tiros, ficando entre a Vida e a MORTE, foi socorrido e levado para a cidade de Campo Grande. Ficando internado no Hospital por (04) meses.
No ano de 1954, devido a ocorrência dos fatos veio a APOSENTAR-SE. Voltou para a cidade de RIO VERDE, e ficou a serviço do GOVERNO no destacamento do (Quinto BPM) até sair sua Aposentadoria Definitiva. Ele é o (3º terceiro filho) de (11 onze irmãos) seus PAIS: o Sr. PEDRO PEDROSO ALVARENGA, e dona HELIBERTA da COSTA ALVARENGA. Foi casado com dona CARMÉLIA DUARTE ALVARENGA, por 44 anos.
Seu bendito é PAI de 08 filhos, AVÔ de 12 netos e BISAVÔ de 20 bisnetos. Continua morando na mesma Casa na RUA:GENERAL OSÓRIO no Centro da cidade de RIO VERDE-MS.
 

Geral

Mais de 27 mil pessoas deixaram programa Mais Social por melhorar condição de vida

Desde 2023, mais de 27 mil sul-mato-grossenses saíram do programa Mais Social após melhorarem de vida sem necessitar mais do benefício. O Estado é o 5º com menos...

Mais de 27 mil pessoas deixaram programa Mais Social por melhorar condição de vida

3 de junho de 2026

Mais de 27 mil pessoas deixaram programa Mais Social por melhorar condição de vida

 

Continue Lendo...

Desde 2023, mais de 27 mil sul-mato-grossenses saíram do programa Mais Social após melhorarem de vida sem necessitar mais do benefício. O Estado é o 5º com menos dependentes de programas sociais e os índicesde extrema pobreza aparecem em queda.

O Mais Social é um programa social estruturante da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humano (Sead), que oferece segurança alimentar e nutricional e um dos responsáveis pela mudança de vida dos beneficários.

Entre as 27,6 mil pessoas que devolveram o cartão do mais social por não precisarem mais do auxílio está Marcos Gabriel de Arruda Calonga, de 34 anos, que entrou no programa em 2018.

Depois de perder o emprego e passar a trabalhar em casa como barbeiro, a renda obtida por Marcos Gabriel não era suficiente para sustentar a família de sete pessoas, composta por sua esposa, os quatro filhos e a sogra.

Com o auxílio ele pôde manter até conseguir melhorar a condição da família. Atualmente ele é vigilante em uma entidade sindical rural e os filhos mais velhos, de 17 e 18 anos ajudam em casa, de modo que a renda agora é suficiente para garantir dignidade à família, sem necessidade do programa.

“Conversei com minha esposa e decidimos que continuar a receber seria injusto. Decidimos abrir mão para que outras pessoas possam entrar no programa. O Mais Social nos ajudou bastante, mas hoje eu vejo que tem pessoas que precisam mais do que nós”.

O programa ainda oferece para mães solos um outro auxílio do Programa de Apoio à Mulher Trabalhadora e Chefe de Família, com o adicional de R$ 600 por criança com idade de 0 a 3 anos, 11 meses e 29 dias, para que essas mulheres possam deixar os filhos em um local seguro e de cuidado durante o horário de serviço delas.

O benefício extra é mediante a comprovação de vínculo empregatício das mães ou de recolhimento previdenciário. Além disso, as mulheres beneficiadas que decidem frequentar ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA) recebem outro adicional de R$ 300 por mês, como incentivo.

Qualidade de vida

Além do Mais Social, outros programas garantem oportunidades de mudança de vida por meio do estudo e trabalho, como o MS Supera, que oferece bolsa de um salário mínimo mensal a estudantes de baixa renda cursantes de educação profissional técnica de nível médio e universitários de instituições públicas e privadas.

Assim como o MS Supera e o Mais Social, o Cadastro Único também demonstra a redução vulnerabilidade no Estado. Os registros do CadÚnico dentro do período de março de 2024 a março deste ano, teve a retirada de 44.604 pessoas do banco de dados devido a mudaça de vida para melhor.

Conforme o IBGE, a proporção de pessoas na extrema pobreza caiu 40,7% em Mato Grosso do Sul, no período de dois anos, passando de 2,75 para 1,6%, colocando o estado como 3º menor índice de extrema pobreza do país e com 34 mil famílias fora da condição de insegurança alimentar.

Os programas sociais são parte de parcerias entre as secretarias do Estado, que garantem que a função de incentivo à educação e qualificação profissional seja mantida, para que os beneficiários aproveitem as oportunidades para melhorarem de vida.

Geral

Menino de 3 anos é internado em estado grave após se afogar em piscina em

Uma criança de 3 anos foi internada em estado grave após se afogar na piscina de uma residência no Jardim Santa Emília, em Campo Grande, na noite...

Menino de 3 anos é internado em estado grave após se afogar em piscina em

3 de junho de 2026

Menino de 3 anos é internado em estado grave após se afogar em piscina em

 

Continue Lendo...

Uma criança de 3 anos foi internada em estado grave após se afogar na piscina de uma residência no Jardim Santa Emília, em Campo Grande, na noite de terça-feira (2). 

Segundo informações registradas pela Polícia Militar e pela Polícia Civil, os pais perceberam o desaparecimento da criança enquanto realizavam atividades dentro de casa. O pai havia saído do banho e estava na sala, enquanto a mãe terminava de preparar o jantar na cozinha. 

Em determinado momento, a mãe perguntou ao pai se ele estava com o menino. Ao responder que não, os dois passaram a procurar a criança e a encontraram submersa na piscina, no quintal da residência.

A vítima foi socorrida imediatamente pelos próprios pais e levada ao Hospital Regional de Campo Grande. 

De acordo com o médico que atendeu a ocorrência, a avaliação inicial indica que a criança pode ter permanecido submersa por cerca de 10 minutos. O menino foi colocado em coma induzido e segue internado sob observação. 

A Polícia Militar foi acionada e esteve na residência, mas encontrou o imóvel fechado, já que os pais permaneciam no hospital acompanhando o filho. Uma vizinha, que acionou o socorro, confirmou aos policiais a versão apresentada pela família. 

O médico informou ainda que não foram encontrados sinais de maus-tratos e que, até o momento, o caso é tratado como um acidente doméstico. 

A ocorrência foi registrada na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac Cepol), que acompanhará o caso. Até o fechamento do boletim, não havia atualização sobre o estado de saúde da criança.

G1 MS