quinta, 04 de junho, 2026

WhatsApp

(67) 99983-4015

Geral

A+ A-

Coxim já aplicou primeira dose em 91,2% das pessoas com 18 anos ou mais

Icone Calendário

26 de agosto de 2021

Icone Autor

Sheila Forato - EDIÇÃO MS

Continue Lendo...

O município de Coxim já aplicou a primeira dose da vacina do Coronavírus (Covid-19) em 91,2% das pessoas com 18 anos ou mais, conforme a coordenadoria de Imunização da secretaria Municipal de Saúde.

Apesar de já ter atingido a meta imposta pelo PNI (Plano Nacional de Imunização), que era de 90%, as portas das unidades de saúde continuam abertas para quem ainda não se imunizou.

Nesta quinta e sexta-feira (26 e 27) tem vacinas para maiores de 18 anos em todas as unidades de Saúde. A vacinação continua aberta para população em geral, ou seja, não precisa pertencer a algum grupo para se imunizar contra o Coronavírus.

Além da vacinação nas unidades de Saúde, das 7 às 11 horas e das 13 às 16h30, os interessados podem se vacinar ainda das 18 às 21 horas, na Praça João Ferreira de Albuquerque (antiga Concha Acústica).

Adolescentes

A vacinação também está aberta para adolescentes de 12 a 17 anos. Durante o dia na unidade do Santa Maria e a noite na Praça João Albuquerque. Os mesmos devem estar acompanhados de responsáveis legais e ambos devem portar documentos.

Segunda dose

As pessoas com 18 anos ou mais que já tomaram a segunda dose mais aquelas que receberam dose única somam 50,05% da população vacinável. O ciclo de imunização se fecha 15 dias após a segunda dose. Antes, a pessoa continua vulnerável as consequências mais graves da doença.

Até o fechamento da reportagem Coxim tinha doses dos três imunizantes – Astrazeneca, Coronavac e Pfizer – na rede municipal. Vale lembrar que para tomar a segunda dose de Astrazeneca e Pfizer é preciso intervalo de 75 dias e da Coronavac apenas 20 dias.

Confira aonde ir para tomar a segunda dose:

  • Astrazeneca apenas 15 doses no Argemiro Barbosa - Silviolândia
  • Coronavac na Policlínica Lourdes Fontoura
  • Pfizer em todas as unidades de Saúde
  • Geral

    Mais de 27 mil pessoas deixaram programa Mais Social por melhorar condição de vida

    Desde 2023, mais de 27 mil sul-mato-grossenses saíram do programa Mais Social após melhorarem de vida sem necessitar mais do benefício. O Estado é o 5º com menos...

    Mais de 27 mil pessoas deixaram programa Mais Social por melhorar condição de vida

    3 de junho de 2026

    Mais de 27 mil pessoas deixaram programa Mais Social por melhorar condição de vida

     

    Continue Lendo...

    Desde 2023, mais de 27 mil sul-mato-grossenses saíram do programa Mais Social após melhorarem de vida sem necessitar mais do benefício. O Estado é o 5º com menos dependentes de programas sociais e os índicesde extrema pobreza aparecem em queda.

    O Mais Social é um programa social estruturante da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humano (Sead), que oferece segurança alimentar e nutricional e um dos responsáveis pela mudança de vida dos beneficários.

    Entre as 27,6 mil pessoas que devolveram o cartão do mais social por não precisarem mais do auxílio está Marcos Gabriel de Arruda Calonga, de 34 anos, que entrou no programa em 2018.

    Depois de perder o emprego e passar a trabalhar em casa como barbeiro, a renda obtida por Marcos Gabriel não era suficiente para sustentar a família de sete pessoas, composta por sua esposa, os quatro filhos e a sogra.

    Com o auxílio ele pôde manter até conseguir melhorar a condição da família. Atualmente ele é vigilante em uma entidade sindical rural e os filhos mais velhos, de 17 e 18 anos ajudam em casa, de modo que a renda agora é suficiente para garantir dignidade à família, sem necessidade do programa.

    “Conversei com minha esposa e decidimos que continuar a receber seria injusto. Decidimos abrir mão para que outras pessoas possam entrar no programa. O Mais Social nos ajudou bastante, mas hoje eu vejo que tem pessoas que precisam mais do que nós”.

    O programa ainda oferece para mães solos um outro auxílio do Programa de Apoio à Mulher Trabalhadora e Chefe de Família, com o adicional de R$ 600 por criança com idade de 0 a 3 anos, 11 meses e 29 dias, para que essas mulheres possam deixar os filhos em um local seguro e de cuidado durante o horário de serviço delas.

    O benefício extra é mediante a comprovação de vínculo empregatício das mães ou de recolhimento previdenciário. Além disso, as mulheres beneficiadas que decidem frequentar ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA) recebem outro adicional de R$ 300 por mês, como incentivo.

    Qualidade de vida

    Além do Mais Social, outros programas garantem oportunidades de mudança de vida por meio do estudo e trabalho, como o MS Supera, que oferece bolsa de um salário mínimo mensal a estudantes de baixa renda cursantes de educação profissional técnica de nível médio e universitários de instituições públicas e privadas.

    Assim como o MS Supera e o Mais Social, o Cadastro Único também demonstra a redução vulnerabilidade no Estado. Os registros do CadÚnico dentro do período de março de 2024 a março deste ano, teve a retirada de 44.604 pessoas do banco de dados devido a mudaça de vida para melhor.

    Conforme o IBGE, a proporção de pessoas na extrema pobreza caiu 40,7% em Mato Grosso do Sul, no período de dois anos, passando de 2,75 para 1,6%, colocando o estado como 3º menor índice de extrema pobreza do país e com 34 mil famílias fora da condição de insegurança alimentar.

    Os programas sociais são parte de parcerias entre as secretarias do Estado, que garantem que a função de incentivo à educação e qualificação profissional seja mantida, para que os beneficiários aproveitem as oportunidades para melhorarem de vida.

    Geral

    Menino de 3 anos é internado em estado grave após se afogar em piscina em

    Uma criança de 3 anos foi internada em estado grave após se afogar na piscina de uma residência no Jardim Santa Emília, em Campo Grande, na noite...

    Menino de 3 anos é internado em estado grave após se afogar em piscina em

    3 de junho de 2026

    Menino de 3 anos é internado em estado grave após se afogar em piscina em

     

    Continue Lendo...

    Uma criança de 3 anos foi internada em estado grave após se afogar na piscina de uma residência no Jardim Santa Emília, em Campo Grande, na noite de terça-feira (2). 

    Segundo informações registradas pela Polícia Militar e pela Polícia Civil, os pais perceberam o desaparecimento da criança enquanto realizavam atividades dentro de casa. O pai havia saído do banho e estava na sala, enquanto a mãe terminava de preparar o jantar na cozinha. 

    Em determinado momento, a mãe perguntou ao pai se ele estava com o menino. Ao responder que não, os dois passaram a procurar a criança e a encontraram submersa na piscina, no quintal da residência.

    A vítima foi socorrida imediatamente pelos próprios pais e levada ao Hospital Regional de Campo Grande. 

    De acordo com o médico que atendeu a ocorrência, a avaliação inicial indica que a criança pode ter permanecido submersa por cerca de 10 minutos. O menino foi colocado em coma induzido e segue internado sob observação. 

    A Polícia Militar foi acionada e esteve na residência, mas encontrou o imóvel fechado, já que os pais permaneciam no hospital acompanhando o filho. Uma vizinha, que acionou o socorro, confirmou aos policiais a versão apresentada pela família. 

    O médico informou ainda que não foram encontrados sinais de maus-tratos e que, até o momento, o caso é tratado como um acidente doméstico. 

    A ocorrência foi registrada na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac Cepol), que acompanhará o caso. Até o fechamento do boletim, não havia atualização sobre o estado de saúde da criança.

    G1 MS