segunda, 20 de janeiro, 2025
(67) 99983-4015
A primeira reunião de Patrícia Moreira com o advogado que será o responsável por sua defesa no caso envolvendo o goleiro Aranha, do Santos, ocorreu na manhã desta segunda-feira, no escritório dele, em Porto Alegre. Uma das primeiras iniciativas manifestada pela torcedora do Grêmio é pedir desculpas. A jovem de 22 anos foi flagrada por câmeras de TV chamando o jogador santista de "macaco" em jogo realizado na última quinta-feira, na Arena.
- Ela quer fazer um pedido de desculpas ao Aranha. Ela também quer pedir desculpas ao Grêmio e aos torcedores pelo xingamento, que foi infeliz, num momento de pressão do jogo. Aquilo aconteceu no calor do jogo, ela não é uma pessoa racista - disse Guilherme Abrão, que ainda não teve acesso ao inquérito, mas tem em mãos uma procuração para atuar como representante da jovem.
- Ela é de uma família humilde, tem amigos negros, que jamais tiverem qualquer tipo de problema com ela. Infelizmente, no futebol, que a gente sabe que prevalece muito mais a paixão, e ela fez um xingamento errado, e foi flagrado, e ela vai responder.
Patrícia ainda não definiu como fará o pedido de desculpas ao goleiro. Em um primeiro momento, cogitou escrever uma carta para Aranha. Mas ainda estuda a melhor maneira de se dirigir ao jogador. Em entrevista ao Fantástico, o goleiro disse "sentir dó" de Patrícia por conta das ofensas proferidas a ele.
A jovem chegou ao escritório do advogado por volta das 8h45. Patrícia se dirigiu até o local junto com uma amiga e o irmão. Nervosa e assustada, não quis falar ao GloboEsporte.com sobre o episódio e pediu que não fossem tiradas fotos. De acordo com o advogado, ela recebeu ameaças durante o final de semana, inclusive de estupro, e teve os dados expostos na internet. A família também não foi poupada. Uma prima de 14 anos não pode ir à escola e a casa onde Patrícia mora foi apedrejada. Após o incidente, sua mãe passou mal.
- Ela me relatou que sofreu ameaças, que vizinhos apedrejaram a casa e está preocupada com a própria segurança. Qualquer medida vai ser tomada após a apresentação dela na delegacia e prestar depoimento. Depois ela vai estudar o que vai fazer sobre isso. Ela recebeu ameaças na internet e foi xingada em programas da imprensa - disse Guilherme.
Patrícia também foi afastada do emprego ainda na sexta-feira. De acordo com o seu advogado, ela deve se apresenta à polícia entre quarta e sexta-feira.
Também na manhã desta segunda-feira, o titular da 4ª Delegacia de Polícia, Herbert Moura Ferreira, que investiga o caso, afirmou que, além de Patrícia, outra pessoa suspeita de cometer injúrias raciais a Aranha já foi identificado. Ele já recebeu fotos e um vídeo com cerca de uma hora com imagens da partida.
- Além do vídeo, temos fotos. Vamos ver se amanhã conseguimos intimá-la (Patrícia). Isso ocorrerá, no máximo, até o final da semana. Já identificamos um outro torcedor, mas há mais gente. No depoimento do Aranha, ele foi bem claro ao dizer que várias pessoas o xingaram - disse o delegado.
Guilherme também garantiu que Patrícia não tem relação com a Geral, torcida que fica localizada atrás de um dos gols da Arena.
- Ela frequenta aquele espaço porque é o mais barato - disse.
Futebol Estadual
Com mais de 40 anos de história, ainda existem aqueles que sonham em conquistar o grande título.
17 de janeiro de 2025
Com mais de 40 anos de história, o Campeonato Sul-Mato-Grossense possui grandes campeões. Na disputa de 2025, três dos concorrentes ainda mantém o sonho de levantar a taça do estadual pela primeira vez. Confira a lista:
Aquidauanense
Campeão da segunda divisão, em 2018, o Aquidauanense Futebol Clube é um dos times que disputam o Campeonato Sul-Mato-Grossense 2025, em busca do primeiro título.
Fundado em Aquidauana (MS) no ano de 2001, o time começou com o nome de Escolinha de Futebol Aquidauanense. Em 2007 o clube foi promovido para a primeira divisão do estadual e, quatro anos depois, alcançou a primeira final, mas foi derrotado pelo CENE, em 2011.
Ao longo dos 23 anos de história, o time chegou a repetir a posição de vice-campeão, em 2019 e 2020.
Dourados
O Dourados Atlético Clube, sediado na cidade com o mesmo nome em MS, foi fundado em 2020. Segundo a história do time, a criação recente aconteceu por conterrâneos que desejavam resgatar o futebol da cidade
Na estreia, o clube venceu de forma invicta a segunda divisão estadual, em 2020, e no ano seguinte, foi vice-campeão da primeira divisão, perdendo para Costa Rica.
Em 2024, o clube voltou a ocupar o cargo de vice-campeão, perdendo para o Operário.
Pantanal
Fundado em 2004, O Futebol Clube Pantanal SAF (ex-Portuguesa), conquistou seu primeiro acesso à primeira divisão estadual na história em 2023.
No mesmo ano, se consagrou campeão da segunda divisão, após vencer Corumbaense.
Em 2024, o clube anunciou sua transformação em Sociedade Anônima do Futebol (SAF), tornando-se o primeiro clube de Mato Grosso do Sul a adotar esse modelo de gestão.
Futebol
Clubes optaram por usar escalações alternativas nos primeiros jogos, mas voltarão com força total até o final de janeiro
15 de janeiro de 2025
Os quatro principais times do Rio de Janeiro decidiram não utilizar titulares nos primeiros jogos do Campeonato Carioca. Como o estadual começou mais cedo que o normal, eles escalaram jovens e reservas nas primeiras partidas. Mas isso vai durar até quando? Os principais jogadores vão estrear em qual rodada? Cada time tem um planejamento diferente.
Botafogo: sexta rodada
É o time que vai demorar mais para usar os jogadores principais, até porque foi o último a sair de férias - teve que disputar o Mundial de Clube
s no final do ano passado. Com isso os titulares só começaram a se reapresentar nesta terça-feira (14).
Enquanto isso, um time formado por reservas e jogadores sub-23 já disputou dois jogos do Campeonato Carioca e até venceu pela primeira vez nesta terça, contra a Portuguesa-RJ.
Essa equipe alternativa tem sido treinada por Carlos Leiria, técnico do sub-20. Já a equipe principal está sem treinador definido, após a saída de Artur Jorge.
A diretoria comunicou que o planejamento é usar o elenco principal a partir da sexta rodada, contra o Fluminense, no dia 30 de janeiro. Assim será possível fazer duas semanas de pré-temporada com os principais jogadores.
Flamengo: quinta rodada
O Flamengo decidiu fazer a pré-temporada nos Estados Unidos. Os principais jogadores viajaram e vão disputar uma partida do FC Series, contra o São Paulo, no domingo (19).
Enquanto isso, um elenco formado por muitos jogadores sub-20 tem disputado o Campeonato Carioca. Os mais experientes são Carlinhos, ex-Corinthians, e Thiaguinho, que estava emprestado ao Treze. Eles perderam para o Boavista na estreia.
O elenco principal do Flamengo voltará ao Brasil e só jogará pelo Carioca a partir da 5ª rodada, contra o Volta Redonda, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. A partida será no dia 25 de janeiro, às 16h30.
Fluminense: quinta rodada
O Fluminense também resolveu poupar titulares nas primeiras rodadas, como já tinha feito em 2024. O técnico interino Marcão tem comandado um time de jovens e reservas, que empatou com o Sampaio Corrêa na estreia.
Esse planejamento vai seguir até a quarta rodada, contra a Portuguesa-RJ. Depois, no dia 26 de janeiro, o Flu deve enfrentar o Madureira com os principais jogadores, comandados por Mano Menezes.
Vasco: quarta rodada
O Vasco será o primeiro time grande a usar força total no Campeonato Carioca. Fábio Carille terá todo elenco à disposição a partir da quarta rodada, contra o Madureira, em jogo que será realizado em Manaus.
Antes disso, o Vasco usará jovens e reservas. Na estreia, esse time empatou com o Nova Iguaçu.
MAIS LIDAS