domingo, 19 de janeiro, 2025
(67) 99983-4015
Futebol
Em comunicado oficial publicado na última sexta-feira (22), a entidade decidiu pelo suposto afastamento do clube por não cumprir uma pena imposta pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-MS)
27 de agosto de 2014
Carlos Pires
A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) tentou afastar o Coxim Atlético Clube (CAC) das disputas da Série B estadual e do Sul-Mato-Grossense Sub-19. Em comunicado oficial publicado na última sexta-feira (22), a entidade decidiu pelo suposto afastamento do clube por não cumprir uma pena imposta pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-MS). A equipe deveria ter pago uma multa no valor de R$ 3 mil por uma suposta invasão de torcedores em campo no certame do ano passado.
Com isso, a segundona estadual seria disputada por oito equipes, sendo três no Grupo A e cinco no Grupo B. De acordo com a FFMS, o regulamento e a tabela de jogos permaneceram inalterados. No sistema de disputa as duas melhores equipes de cada grupo avançam para a fase semifinal. Campeão e vice da Série B se garantem na elite estadual em 2015.
STJD
O presidente do Coxim Atlético Clube, Antônio Mascarenhas Cardoso, popularmente conhecido como Baiano, disse com exclusividade ao Diário do Estado que o vice-prefeito de Coxim, Dr. Edilson Magro, efetuou o pagamento da dívida na sexta-feira (22) e que ambos já recorreram ao Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) solicitando a inclusão das suas equipes nas respectivas competições, haja vista que a pendência foi devidamente solucionada. A decisão do STJD sobre a participação das equipes de Coxim deve sair hoje (26).
O caso
Cerca de 60 torcedores do Operário vieram a Coxim, no dia 28 de setembro de 2013, para arrumar confusão e desordem nas dependências do Estádio André Borges, o “Caldeirão do Borjão”.
Com erros grosseiros da arbitragem a partida transcorria com certo nervosismo, mas o que iniciou a destruição de parte do alambrado atrás do gol do CAC por parte da torcida do Galo, foi após o juiz ter assinalado um gol de pênalti, marcado por Bruno Oliveira, para o CAC ainda no primeiro tempo.
Torcedores do Galo se penduram na cerca e começaram a balançar para frente e para trás, causando a quebra de alguns postes. Se não bastasse isso, com o consumo de álcool alguns torcedores “criaram” coragem e foram até a torcida do CAC fazer provocações, o que resultou em agressões a um torcedor do Operário acabou desmaiando, não se sabe se pela confusão ou pelo álcool ingerido.
Imagens registradas na época ilustraram a confusão formada pelos torcedores, que em sua versão disseram que foram agredidos gratuitamente pelos coxinenses. A confusão na partida, que terminou com a vitória do Galo por 4 a 1, foi analisada pela Federação Sul-Mato-Grossense de Futebol sequer puniu o time do Operário. O CAC é quem acabou punido injustamente.
Futebol Estadual
Com mais de 40 anos de história, ainda existem aqueles que sonham em conquistar o grande título.
17 de janeiro de 2025
Com mais de 40 anos de história, o Campeonato Sul-Mato-Grossense possui grandes campeões. Na disputa de 2025, três dos concorrentes ainda mantém o sonho de levantar a taça do estadual pela primeira vez. Confira a lista:
Aquidauanense
Campeão da segunda divisão, em 2018, o Aquidauanense Futebol Clube é um dos times que disputam o Campeonato Sul-Mato-Grossense 2025, em busca do primeiro título.
Fundado em Aquidauana (MS) no ano de 2001, o time começou com o nome de Escolinha de Futebol Aquidauanense. Em 2007 o clube foi promovido para a primeira divisão do estadual e, quatro anos depois, alcançou a primeira final, mas foi derrotado pelo CENE, em 2011.
Ao longo dos 23 anos de história, o time chegou a repetir a posição de vice-campeão, em 2019 e 2020.
Dourados
O Dourados Atlético Clube, sediado na cidade com o mesmo nome em MS, foi fundado em 2020. Segundo a história do time, a criação recente aconteceu por conterrâneos que desejavam resgatar o futebol da cidade
Na estreia, o clube venceu de forma invicta a segunda divisão estadual, em 2020, e no ano seguinte, foi vice-campeão da primeira divisão, perdendo para Costa Rica.
Em 2024, o clube voltou a ocupar o cargo de vice-campeão, perdendo para o Operário.
Pantanal
Fundado em 2004, O Futebol Clube Pantanal SAF (ex-Portuguesa), conquistou seu primeiro acesso à primeira divisão estadual na história em 2023.
No mesmo ano, se consagrou campeão da segunda divisão, após vencer Corumbaense.
Em 2024, o clube anunciou sua transformação em Sociedade Anônima do Futebol (SAF), tornando-se o primeiro clube de Mato Grosso do Sul a adotar esse modelo de gestão.
Futebol
Clubes optaram por usar escalações alternativas nos primeiros jogos, mas voltarão com força total até o final de janeiro
15 de janeiro de 2025
Os quatro principais times do Rio de Janeiro decidiram não utilizar titulares nos primeiros jogos do Campeonato Carioca. Como o estadual começou mais cedo que o normal, eles escalaram jovens e reservas nas primeiras partidas. Mas isso vai durar até quando? Os principais jogadores vão estrear em qual rodada? Cada time tem um planejamento diferente.
Botafogo: sexta rodada
É o time que vai demorar mais para usar os jogadores principais, até porque foi o último a sair de férias - teve que disputar o Mundial de Clube
s no final do ano passado. Com isso os titulares só começaram a se reapresentar nesta terça-feira (14).
Enquanto isso, um time formado por reservas e jogadores sub-23 já disputou dois jogos do Campeonato Carioca e até venceu pela primeira vez nesta terça, contra a Portuguesa-RJ.
Essa equipe alternativa tem sido treinada por Carlos Leiria, técnico do sub-20. Já a equipe principal está sem treinador definido, após a saída de Artur Jorge.
A diretoria comunicou que o planejamento é usar o elenco principal a partir da sexta rodada, contra o Fluminense, no dia 30 de janeiro. Assim será possível fazer duas semanas de pré-temporada com os principais jogadores.
Flamengo: quinta rodada
O Flamengo decidiu fazer a pré-temporada nos Estados Unidos. Os principais jogadores viajaram e vão disputar uma partida do FC Series, contra o São Paulo, no domingo (19).
Enquanto isso, um elenco formado por muitos jogadores sub-20 tem disputado o Campeonato Carioca. Os mais experientes são Carlinhos, ex-Corinthians, e Thiaguinho, que estava emprestado ao Treze. Eles perderam para o Boavista na estreia.
O elenco principal do Flamengo voltará ao Brasil e só jogará pelo Carioca a partir da 5ª rodada, contra o Volta Redonda, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. A partida será no dia 25 de janeiro, às 16h30.
Fluminense: quinta rodada
O Fluminense também resolveu poupar titulares nas primeiras rodadas, como já tinha feito em 2024. O técnico interino Marcão tem comandado um time de jovens e reservas, que empatou com o Sampaio Corrêa na estreia.
Esse planejamento vai seguir até a quarta rodada, contra a Portuguesa-RJ. Depois, no dia 26 de janeiro, o Flu deve enfrentar o Madureira com os principais jogadores, comandados por Mano Menezes.
Vasco: quarta rodada
O Vasco será o primeiro time grande a usar força total no Campeonato Carioca. Fábio Carille terá todo elenco à disposição a partir da quarta rodada, contra o Madureira, em jogo que será realizado em Manaus.
Antes disso, o Vasco usará jovens e reservas. Na estreia, esse time empatou com o Nova Iguaçu.
MAIS LIDAS