sábado, 18 de janeiro, 2025
(67) 99983-4015
Futebol
Apesar de possuir cidadania italiana e, inclusive, ter sido convocado para a pré-lista da Itália de Cesare Prandelli à Copa do Mundo, o jogador ainda não vestiu a camisa da seleção europeia em partidas oficiais
5 de agosto de 2014
Terra
De volta ao comando técnico da Seleção Brasileira após quatro anos, Dunga pode convocar jogadores “desconhecidos” do grande público nacional em seus primeiros chamados para a equipe canarinho. O lateral direito Rômulo, que se destacou pelo modesto Hellas Verona, da Itália, no ano passado e se transferiu recentemente para a poderosa Juventus, tem chances de ser um deles.
Apesar de possuir cidadania italiana e, inclusive, ter sido convocado para a pré-lista da Itália de Cesare Prandelli à Copa do Mundo, o jogador ainda não vestiu a camisa da seleção europeia em partidas oficiais e pode ser lembrado por Dunga para defender a Seleção Brasileira.
“Como ele não jogou na Itália, eu o considero um brasileiro. Eu vou observar Rômulo na Juventus, assim como vou ficar de olho em todos aqueles que podem ser convocados. Ninguém está fora, e ninguém está dentro (da Seleção) agora”, contou Dunga, em entrevista ao jornal Tuttosport.
Com 27 anos, Rômulo deixou o Brasil em 2011, após passagens por Santo André, Cruzeiro e Atlético-PR. Na Itália, ele atuou por Fiorentina e Hellas Verona. As boas atuações no ano passado lhe renderam transferência à poderosa Juventus, atual tricampeã nacional, além de convocação à pré-lista da seleção italiana para a Copa do Mundo. O jogador não teve seu nome entre os 23 porque sofria com problemas físicos.
Agora, Dunga, não descarta convocá-lo para a Seleção Brasileira - até para não não perder mais um jogador, como aconteceu com Diego Costa, que optou por jogar pela seleção espanhola.
“Vai depender dele. Ele vai jogar ao lado de grandes nomes, como Pirlo, por exemplo. Após uma excelente temporada no Verona, ele deve manter o alto nível. Esse não é o momento de assumir compromissos, até porque bons jogadores, no papel, são muitos. Vou considerar o caso Rômulo e vamos conversar”, admitiu o novo comandante canarinho.
A tendência, entretanto, é que Rômulo não aceite jogar pelo selecionado de seu País-natal, mesmo se for lembrado por Dunga. Recentemente, em entrevista à TV Globo, ele disse que “atuar na Seleção Brasileira seria trair a Itália”. Sobre o seu estilo de jogo, ele contou: “joguei 80% das partidas como meio-campista, mas também posso jogar na ala direita e como um atacante bem aberto”.
Futebol Estadual
Com mais de 40 anos de história, ainda existem aqueles que sonham em conquistar o grande título.
17 de janeiro de 2025
Com mais de 40 anos de história, o Campeonato Sul-Mato-Grossense possui grandes campeões. Na disputa de 2025, três dos concorrentes ainda mantém o sonho de levantar a taça do estadual pela primeira vez. Confira a lista:
Aquidauanense
Campeão da segunda divisão, em 2018, o Aquidauanense Futebol Clube é um dos times que disputam o Campeonato Sul-Mato-Grossense 2025, em busca do primeiro título.
Fundado em Aquidauana (MS) no ano de 2001, o time começou com o nome de Escolinha de Futebol Aquidauanense. Em 2007 o clube foi promovido para a primeira divisão do estadual e, quatro anos depois, alcançou a primeira final, mas foi derrotado pelo CENE, em 2011.
Ao longo dos 23 anos de história, o time chegou a repetir a posição de vice-campeão, em 2019 e 2020.
Dourados
O Dourados Atlético Clube, sediado na cidade com o mesmo nome em MS, foi fundado em 2020. Segundo a história do time, a criação recente aconteceu por conterrâneos que desejavam resgatar o futebol da cidade
Na estreia, o clube venceu de forma invicta a segunda divisão estadual, em 2020, e no ano seguinte, foi vice-campeão da primeira divisão, perdendo para Costa Rica.
Em 2024, o clube voltou a ocupar o cargo de vice-campeão, perdendo para o Operário.
Pantanal
Fundado em 2004, O Futebol Clube Pantanal SAF (ex-Portuguesa), conquistou seu primeiro acesso à primeira divisão estadual na história em 2023.
No mesmo ano, se consagrou campeão da segunda divisão, após vencer Corumbaense.
Em 2024, o clube anunciou sua transformação em Sociedade Anônima do Futebol (SAF), tornando-se o primeiro clube de Mato Grosso do Sul a adotar esse modelo de gestão.
Futebol
Clubes optaram por usar escalações alternativas nos primeiros jogos, mas voltarão com força total até o final de janeiro
15 de janeiro de 2025
Os quatro principais times do Rio de Janeiro decidiram não utilizar titulares nos primeiros jogos do Campeonato Carioca. Como o estadual começou mais cedo que o normal, eles escalaram jovens e reservas nas primeiras partidas. Mas isso vai durar até quando? Os principais jogadores vão estrear em qual rodada? Cada time tem um planejamento diferente.
Botafogo: sexta rodada
É o time que vai demorar mais para usar os jogadores principais, até porque foi o último a sair de férias - teve que disputar o Mundial de Clube
s no final do ano passado. Com isso os titulares só começaram a se reapresentar nesta terça-feira (14).
Enquanto isso, um time formado por reservas e jogadores sub-23 já disputou dois jogos do Campeonato Carioca e até venceu pela primeira vez nesta terça, contra a Portuguesa-RJ.
Essa equipe alternativa tem sido treinada por Carlos Leiria, técnico do sub-20. Já a equipe principal está sem treinador definido, após a saída de Artur Jorge.
A diretoria comunicou que o planejamento é usar o elenco principal a partir da sexta rodada, contra o Fluminense, no dia 30 de janeiro. Assim será possível fazer duas semanas de pré-temporada com os principais jogadores.
Flamengo: quinta rodada
O Flamengo decidiu fazer a pré-temporada nos Estados Unidos. Os principais jogadores viajaram e vão disputar uma partida do FC Series, contra o São Paulo, no domingo (19).
Enquanto isso, um elenco formado por muitos jogadores sub-20 tem disputado o Campeonato Carioca. Os mais experientes são Carlinhos, ex-Corinthians, e Thiaguinho, que estava emprestado ao Treze. Eles perderam para o Boavista na estreia.
O elenco principal do Flamengo voltará ao Brasil e só jogará pelo Carioca a partir da 5ª rodada, contra o Volta Redonda, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. A partida será no dia 25 de janeiro, às 16h30.
Fluminense: quinta rodada
O Fluminense também resolveu poupar titulares nas primeiras rodadas, como já tinha feito em 2024. O técnico interino Marcão tem comandado um time de jovens e reservas, que empatou com o Sampaio Corrêa na estreia.
Esse planejamento vai seguir até a quarta rodada, contra a Portuguesa-RJ. Depois, no dia 26 de janeiro, o Flu deve enfrentar o Madureira com os principais jogadores, comandados por Mano Menezes.
Vasco: quarta rodada
O Vasco será o primeiro time grande a usar força total no Campeonato Carioca. Fábio Carille terá todo elenco à disposição a partir da quarta rodada, contra o Madureira, em jogo que será realizado em Manaus.
Antes disso, o Vasco usará jovens e reservas. Na estreia, esse time empatou com o Nova Iguaçu.