domingo, 19 de janeiro, 2025
(67) 99983-4015
As distorções presentes há anos no calendário do futebol brasileiro e que, de forma direta, acabam por prejudicar o espetáculo nos estádios do País continuam presentes nas datas divulgadas na tarde desta quarta-feira pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Pontos defendidos por treinadores, jogadores e pelo Bom Senso FC não foram atendidos pela entidade: em 2015 a pré-temporada será de menos de 30 dias e as convocações da Seleção Brasileira continuarão a desfalcar os clubes na disputa do Campeonato Brasileiro.
Entenda:
Promessa de 30 dias de pré-temporada não cumprida
Há pouco mais de uma semana, membros da CBF indicaram, após reunião da entidade para discutir o calendário de 2015, que a promessa feita ao Bom Senso de 30 dias de férias e outros 30 de pré-temporada seria cumprida. Não ocorreu. Do dia 7 ao 31 de janeiro, serão 25 dias de preparação até o início dos Estaduais.
19 datas para Estaduais e “vazio” para clubes pequenos
Marco Polo del Nero, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF) e futuro presidente da CBF, já havia indicado que não há como fazer o Campeonato Paulista com menos de 19 datas, formato adotado já em 2014. Para o ano que vem, esse será o padrão para o País todo. Os efeitos disso, indicados pelo Bom Senso, é o fato de que a maior parte dos clubes ficam sem calendário no restante do ano. De acordo com o movimento, 82% dos clubes atuam somente por três meses, deixando 12 mil atletas sem emprego. O novo calendário não dá opções às equipes, que seguem com possibilidade de disputar apenas competições deficitárias e inexpressivas como a Copa Paulista, em São Paulo.
Datas-Fifa em amistosos sem parar o Brasileiro
De acordo com a CBF, não haverá jogos da Série A do Campeonato Brasileiro nas datas reservadas pela Fifa para amistosos internacionais, em que os clubes são obrigados a ceder jogadores. Isso não significa, no entanto, que os times não serão prejudicados. Em três das cinco datas Fifa de 2015 haverá rodada do Campeonato Brasileiro no dia seguinte, o que significa que os convocados não terão tempo hábil ou condições físicas de reforçar suas equipes. As outras duas datas Fifa estão encavaladas entre jogos dos Estaduais, em época de rodadas de quarta e domingo.
Parada da Série A nas Eliminatórias é "artificial"
Trata-se do mesmo caso das datas Fifa: a CBF não marcou jogos da Série A do Brasileiro para os dias de partidas da Eliminatória, mas quem for convocado, provavelmente, não terá condições de abandonar a concentração da Seleção para reforçar os clubes. Serão quatro partidas por vaga na Copa de 2018, duas delas realizadas em véspera de jogos do Brasileiro.
Copa América desfalca clubes
Imagine se a Eurocopa fosse disputada de forma simultânea ao Campeonato Inglês, Alemão ou Espanhol. É o que vai ocorrer com a Copa América. O Campeonato Brasileiro não será paralisado durante a competição, que será disputada de 11 de junho a 4 de julho, no Chile. Isso significa que, se o Brasil chegar à final, os clubes que tiverem seus destaques convocados não poderão contar com eles por pelo menos cinco rodadas – sem contar o período de preparação da Seleção Brasileira.
Copa do Brasil x Copa Sul-Americana: há chance de entrega
O cenário já provoca desconfiança no futebol brasileiro: por decisão da CBF, clubes que chegarem às oitavas de final da Copa do Brasil não poderão jogar a Copa Sul-Americana, competição continental realizada no segundo semestre. Assim, passa a ser vantajoso a alguns clubes que participem do torneio internacional, já que as chances de sucesso na Copa do Brasil são teoricamente mais reduzidas. Está aberta a brecha para times entrando em campo com reservas e obtendo resultados considerados inesperados.
Clubes sem data para excursões
Pela forma como o calendário foi montado, não há espaço para que os clubes programem excursões ao exterior, situações que podem ser lucrativas e, no mínimo, aumentar a exposição das marcas. Como exemplo disso, foi realizada este ano a Copa Euroamericana, com times da Europa, que está em pré-temporada, e da América. O Palmeiras foi o único representante brasileiro: jogou uma vez, contra a Fiorentina, em momento de crise no Campeonato Brasileiro e com foco também na Copa do Brasil. Colocou reservas em campo.
Futebol Estadual
Com mais de 40 anos de história, ainda existem aqueles que sonham em conquistar o grande título.
17 de janeiro de 2025
Com mais de 40 anos de história, o Campeonato Sul-Mato-Grossense possui grandes campeões. Na disputa de 2025, três dos concorrentes ainda mantém o sonho de levantar a taça do estadual pela primeira vez. Confira a lista:
Aquidauanense
Campeão da segunda divisão, em 2018, o Aquidauanense Futebol Clube é um dos times que disputam o Campeonato Sul-Mato-Grossense 2025, em busca do primeiro título.
Fundado em Aquidauana (MS) no ano de 2001, o time começou com o nome de Escolinha de Futebol Aquidauanense. Em 2007 o clube foi promovido para a primeira divisão do estadual e, quatro anos depois, alcançou a primeira final, mas foi derrotado pelo CENE, em 2011.
Ao longo dos 23 anos de história, o time chegou a repetir a posição de vice-campeão, em 2019 e 2020.
Dourados
O Dourados Atlético Clube, sediado na cidade com o mesmo nome em MS, foi fundado em 2020. Segundo a história do time, a criação recente aconteceu por conterrâneos que desejavam resgatar o futebol da cidade
Na estreia, o clube venceu de forma invicta a segunda divisão estadual, em 2020, e no ano seguinte, foi vice-campeão da primeira divisão, perdendo para Costa Rica.
Em 2024, o clube voltou a ocupar o cargo de vice-campeão, perdendo para o Operário.
Pantanal
Fundado em 2004, O Futebol Clube Pantanal SAF (ex-Portuguesa), conquistou seu primeiro acesso à primeira divisão estadual na história em 2023.
No mesmo ano, se consagrou campeão da segunda divisão, após vencer Corumbaense.
Em 2024, o clube anunciou sua transformação em Sociedade Anônima do Futebol (SAF), tornando-se o primeiro clube de Mato Grosso do Sul a adotar esse modelo de gestão.
Futebol
Clubes optaram por usar escalações alternativas nos primeiros jogos, mas voltarão com força total até o final de janeiro
15 de janeiro de 2025
Os quatro principais times do Rio de Janeiro decidiram não utilizar titulares nos primeiros jogos do Campeonato Carioca. Como o estadual começou mais cedo que o normal, eles escalaram jovens e reservas nas primeiras partidas. Mas isso vai durar até quando? Os principais jogadores vão estrear em qual rodada? Cada time tem um planejamento diferente.
Botafogo: sexta rodada
É o time que vai demorar mais para usar os jogadores principais, até porque foi o último a sair de férias - teve que disputar o Mundial de Clube
s no final do ano passado. Com isso os titulares só começaram a se reapresentar nesta terça-feira (14).
Enquanto isso, um time formado por reservas e jogadores sub-23 já disputou dois jogos do Campeonato Carioca e até venceu pela primeira vez nesta terça, contra a Portuguesa-RJ.
Essa equipe alternativa tem sido treinada por Carlos Leiria, técnico do sub-20. Já a equipe principal está sem treinador definido, após a saída de Artur Jorge.
A diretoria comunicou que o planejamento é usar o elenco principal a partir da sexta rodada, contra o Fluminense, no dia 30 de janeiro. Assim será possível fazer duas semanas de pré-temporada com os principais jogadores.
Flamengo: quinta rodada
O Flamengo decidiu fazer a pré-temporada nos Estados Unidos. Os principais jogadores viajaram e vão disputar uma partida do FC Series, contra o São Paulo, no domingo (19).
Enquanto isso, um elenco formado por muitos jogadores sub-20 tem disputado o Campeonato Carioca. Os mais experientes são Carlinhos, ex-Corinthians, e Thiaguinho, que estava emprestado ao Treze. Eles perderam para o Boavista na estreia.
O elenco principal do Flamengo voltará ao Brasil e só jogará pelo Carioca a partir da 5ª rodada, contra o Volta Redonda, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. A partida será no dia 25 de janeiro, às 16h30.
Fluminense: quinta rodada
O Fluminense também resolveu poupar titulares nas primeiras rodadas, como já tinha feito em 2024. O técnico interino Marcão tem comandado um time de jovens e reservas, que empatou com o Sampaio Corrêa na estreia.
Esse planejamento vai seguir até a quarta rodada, contra a Portuguesa-RJ. Depois, no dia 26 de janeiro, o Flu deve enfrentar o Madureira com os principais jogadores, comandados por Mano Menezes.
Vasco: quarta rodada
O Vasco será o primeiro time grande a usar força total no Campeonato Carioca. Fábio Carille terá todo elenco à disposição a partir da quarta rodada, contra o Madureira, em jogo que será realizado em Manaus.
Antes disso, o Vasco usará jovens e reservas. Na estreia, esse time empatou com o Nova Iguaçu.
MAIS LIDAS