sexta, 03 de janeiro, 2025
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Lewis Hamilton e Stefano Domenicali, presidente da F1, no GP de São Paulo de 2024 / Lars Baron - Formula 1/Formula 1 via Getty I
Enquanto o contrato de Lewis Hamilton com a Mercedes segue em seus últimos dias, as expectativas para o início da parceria do veterano com a Ferrari, em 2025, só crescem: Stefano Domenicali, ex-chefe da escuderia e atual presidente da F1, deu seu parecer sobre a estreia do heptacampeão no time de Maranello.
Ele está aprendendo a falar italiano e a entender como se integrar à nossa cultura. Eu disse a ele que é essencial que ele consiga fazer isso. Na Ferrari você encontrará um ambiente diferente - disse o italiano, que chefiou a escuderia de 2008 a 2014, à "Autoracer.it".
O conselho de Domenicali já foi colocado em prática pelo inglês de 39 anos - ao menos, segundo o jornal italiano "La Gazzeta dello Sport". O heptacampeão teria feito pelo menos cinco visitas à sede de Gestão Esportiva da Ferrari, ao longo de 2024, e começou até a aprender italiano.
Hamilton teve tempo para se preparar para a mudança: ele assinou com a escuderia em janeiro desta temporada. O anúncio do que será uma das maiores transferências na história recente da F1 foi oficializado em 1º de fevereiro. Ele terá como colega Charles Leclerc, vice-campeão de 2022 e vencedor de oito GPs na F1. A dupla mantém uma boa relação fora das pistas, embora rivais.
- Charles terá de aceitar que competir ao lado de um piloto como Lewis não será fácil. No entanto, a experiência e a mentalidade positiva de Hamilton serão um grande trunfo para a equipe. Lewis certamente terá a capacidade de transmitir essa positividade na tentativa de alcançar seu recorde (de oito títulos mundiais), ele tem isso tão claro como se estivesse na haste do halo. Eles se gostam muito e espero que continuem se gostando no final da temporada - continuou Domenicali.
O heptacampeão revelou que sua decisão foi motivada pelo jejum de títulos da Ferrari: a escuderia italiana não é campeã de pilotos há quase 17 anos, desde 2007, e levou o Mundial de construtores pela última vez em 2008, ano em que Felipe Massa foi vice-campeão após perder justamente para Hamilton.
A F1 retorna em 16 de março de 2025 com o GP da Austrália, primeira etapa de um total de 24 previstas para a temporada.
Calendário da F1 2025
Etapas |
Circuitos |
Datas |
GP da Austrália |
Circuito de Melbourne |
14 a 16/03/2025 |
GP da China |
Circuito Internacional de Xangai |
21 a 23/03/2025 |
GP do Japão |
Circuito de Suzuka |
4 a 6/04/2025 |
GP do Bahrein |
Circuito Internacional do Bahrein |
11 a 13/04/2025 |
GP da Arábia Saudita |
Circuito de Jeddah-Corniche |
18 a 20/04/2025 |
GP de Miami |
Autódromo Internacional de Miami |
2 a 4/05/2025 |
GP da Emilia-Romagna |
Autódromo Enzo e Dino Ferrari |
16 a 18/05/2025 |
GP de Mônaco |
Circuito de Monte Carlo |
23 a 25/05/2025 |
GP da Espanha |
Circuito de Barcelona-Catalunha |
30/05 a 1/06/2025 |
GP do Canadá |
Circuito Gilles-Villeneuve |
13 a 15/06/2025 |
GP da Áustria |
Circuito de Spielberg |
27 a 29/06/2025 |
GP da Inglaterra |
Circuito de Silverstone |
4 a 6/07/2025 |
GP da Bélgica |
Circuito de Spa-Francorchamps |
25 a 27/07/2025 |
GP da Hungria |
Circuito de Hungaroring |
1 a 3/08/2025 |
GP da Holanda |
Circuito de Zandvoort |
29 a 31/08/2025 |
GP da Itália |
Autódromo de Monza |
5 a 7/09/2025 |
GP do Azerbaijão |
Circuito de Baku |
19 a 21/09/2025 |
GP de Singapura |
Circuito de Marina Bay |
3 a 5/10/2025 |
GP dos Estados Unidos |
Circuito das Américas (COTA) |
17 a 19/10/2025 |
GP do México |
Autódromo Hermanos Rodríguez |
24 a 26/10/2025 |
GP de São Paulo |
Autódromo José Carlos Pace (Interlagos) |
7 a 9/11/2025 |
GP de Las Vegas |
Circuito de Las Vegas Strip |
20 a 22/11/2025* |
GP do Catar |
Circuito Internacional de Lusail |
28 a 30/11/2025 |
GP de Abu Dhabi |
Circuito Yas Marina |
5 a 7/12/2025 |
Formula 1
Brasileiro espera progredir na categoria e chega respaldado por resultados na F3 e na F2
28 de dezembro de 2024
Chegar à Fórmula 1 não é o suficiente para Gabriel Bortoleto. O brasileiro estreará em 2025 pela Sauber e espera ter condições de brigar por vitórias na categoria.
Em entrevista publicada nesta quinta-feira (26) pelo site oficial da F1, Bortoleto deixou claro que o fato de recolocar o Brasil no grid é motivo de comemoração, mas reconhece que espera ir além disso.
“Estou feliz de representar meu país, mas isso não me satisfaz por inteiro”, afirmou. “Quero representar meu país e fazer isso bem, mas quero vencer corridas no futuro, lutar por coisas importantes. Mas, primeiro, quero melhorar como piloto e progredir na F1. Isso é a coisa mais importante para mim agora.”
Bortoleto chega à Fórmula 1 credenciado pelo currículo. Campeão da Fórmula 3 em 2023 e da Fórmula 2 em 2024, o brasileiro repete a trajetória de nomes como Oscar Piastri (McLaren), George Russell (Mercedes) e Charles Leclerc (Ferrari) – e diz ser “uma honra” estar entre estes nomes.
“Você pode ver que estes são pilotos que venceram corridas na Fórmula 1, fortes candidatos a disputar títulos no futuro, então é um privilégio para mim fazer parte desta lista”, declarou. “Estes são pilotos muito fortes e são uma inspiração para as gerações jovens que chegam à F2 e à F3 tentando fazer o mesmo que eles fizeram no passado. Para mim, é legal fazer parte deste clube. Agora, é questão de olhar para frente e ver o que posso fazer na F1 também.”
Conversas por uma vaga
A temporada 2024 de Gabriel Bortoleto foi marcada por uma vitória emblemática na Fórmula 2: na etapa de Monza, entre 30 de agosto e 1º de setembro, o piloto da Invicta venceu a corrida principal depois de largar da última posição.
Naquele momento, segundo o site da F1, Bortoleto já conversava com a Sauber por uma vaga no grid, mas sem perder a concentração na F2. Veio depois a etapa em Baku, antes de uma pausa de 45 dias no calendário para as provas de Catar e Abu Dhabi que encerraram o campeonato.
“Acho que a pausa foi muito boa para mim. As negociações foram feitas nos dois últimos finais de semana (de novembro) e eu já estava anunciado, mas em Monza e Baku nós ainda estávamos conversando, então eram momentos em que o desempenho era muito importante”, afirmou.
Bortoleto foi anunciado pela Sauber em 6 de novembro, primeiro dia da programação da etapa de Abu Dhabi que encerrou a temporada da F2. Antes disso, quis contar à família que o contrato estava assinado.
“Eu estava com minha namorada e com meus pais no FaceTime, um dos meus patrocinadores estava na chamada também. Foi um momento muito especial para nós”, lembrou.
“Quando você tem muita gente ao seu lado, te apoiando, afirmando que você pode conseguir, desejando boa sorte, isso significa que a pressão pode ser um pouco maior.”
Terminada a temporada da F2, Bortoleto já estreou pela Sauber no teste de pós-temporada da F1 em Abu Dhabi. E garante que virou rapidamente a chave.
“F2 era o foco até eu terminar a temporada naquele domingo à noite”, disse. “Então, quando eu entrei na Sauber na segunda-feira para começar a preparar, fazendo grandes briefings e reuniões com o time, foi quando o foco mudou. Quando eu entrei no carro para o teste, foi muito bom. Zero pressão, apenas um novo começo e uma nova jornada. Vamos ver como as coisas vão.”
fórmula 1
O espanhol Fernando Alonso, 37, anunciou ontem que deixará a F-1 após o final desta temporada. Bicampeão mundial (2005 e 2006), ele se despedirá da categoria no dia 25...
15 de agosto de 2018
O espanhol Fernando Alonso, 37, anunciou ontem que deixará a F-1 após o final desta temporada.
Bicampeão mundial (2005 e 2006), ele se despedirá da categoria no dia 25 de novembro, no circuito de Yas Marina, no GP de Abu Dhabi.
"Depois de 17 anos maravilhosos neste esporte incrível, chegou a hora de seguir em frente. Curti todos os segundos dessas temporadas incríveis e não posso agradecer o bastante às pessoas que contribuíram para que fosse tão especial. Veremos o que o futuro traz: novos e emocionantes desafios estão por vir. Estou vivendo uma das melhores épocas da minha vida, mas preciso explorar novos horizontes", disse Alonso, que afirmou que tomou a decisão há alguns meses.
"Quero agradecer à McLaren. Meu coração estará para sempre com a equipe. Sei que eles retornarão mais fortes e melhores no futuro, e esse poderia ser o momento para que eu volte à competição - isso me deixaria muito feliz. Eu construí tantos ótimos relacionamentos com pessoas fantásticas na McLaren, e eles me deram a oportunidade de expandir meus horizontes e correr em outras categorias. Sinto que sou, mais do que nunca, um piloto mais completo", acrescentou.