domingo, 19 de janeiro, 2025
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O brasileiro Felipe Massa não foi bem nos treinos classificatórios e largará apenas em 13º no GP da Malásia de Fórmula 1, no próximo domingo, no circuito de Sepang. A pole position foi novamente da Mercedes, assim como havia sido no GP da Austrália, de novo com o inglês Lewis Hamilton.
O britânico fez 1min59s431 e ficou à frente do alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, que completa a primeira fila depois de marcar 1min59s486. Companheiro de Hamilton na Mercedes, o alemão Nico Rosberg largará em terceiro, depois de fazer 2min00s050.
A 33ª pole de Hamilton o faz ficar apenas atrás de Senna, Schumacher e Vettel na história. Ele se igualou ao francês Alain Prost e ao britânico Jim Clark.
As atividades deste sábado foram atrasadas por cerca de 50 minutos em função das chuvas torrenciais que caíram em Sepang. Houve até risco de elas não acontecerem e serem transferidas para domingo antes da prova.
O Q1 chegou a ser interrompido depois que o sueco Ericsson, da Caterham, rodou, perdeu o controle do carro e bateu no muro, ficando com o carro destruído.
Na segunda parte do treino, o espanhol Fernando Alonso tocou seu carro com a Toro Rosso do austríaco Kvyat e quebrou a suspensão da Ferrari. Mais uma vez os carros tiveram que deixar a pista. Mas o bicampeão mundial ainda voltou e fez o quarto tempo.
No Q2, Felipe Massa não avançou para a etapa que definiria os dez primeiros depois de perder tempo na definição dos pneus. Restando cinco minutos para o fim, tinha apenas o 11º tempo, mas foi para os boxes e trocou os pneus. Retirou os específicos para chuva, que todos vinham usando, e colocou intermediários. Não deu certo.
Voltou novamente para os boxes e com pneus para pista molhada, mas teve a chance de fazer apenas uma volta e marcou 2min02s460, o que lhe deixou fora da parte final do treino e apenas com a 13ª colocação. As duas trocas o fizeram perder tempo, e a tática da Williams de apostar nos intermediários foi questionada, já que todos os pilotos estavam usando os para a chuva.
"Eu estava com pneu de chuva no início da Q2, mas parece que o Bottas (companheiro de equipe) estava melhorando (o tempo) com o intermediário, meu engenheiro disse que ele estava melhorando. Então eu falei que se ele tava melhorando, era bom arriscar. Não é que eu não andei no final, eu andei mas acho que não tinha o que fazer", explicou, em entrevista à TV Globo.
Há novamente probabilidade de chuva para a corrida, a segunda do ano, que será realizada neste domingo, às 5h (horário de Brasília), com transmissão pelo Placar UOL Esporte.
Formula 1
Chegada do argentino coloca mais pressão sobre o australiano Jack Doohan; entenda
9 de janeiro de 2025
A Alpine anunciou nesta quinta-feira (9) a contração de Franco Colapinto para a função de piloto reserva na Fórmula 1 a partir de 2025. O acerto com o argentino tem duração pelo menos até o fim de 2026.
“Agora é hora de um novo capítulo, e assumir este desafio com a Alpine é verdadeiramente uma honra”, afirmou o piloto em comunicado oficial.
A chegada de Colapinto é resultado de uma negociação entre Alpine e Williams, já que o argentino seria piloto reserva do time inglês em 2025. Com o novo contrato, ele chega para ser mais um piloto de testes da escuderia da Renault na F1 - Paul Aron e Rio Hirakawa também ocuparão vagas semelhantes.
Mais do que isso, Franco Colapinto chega como uma sombra ao titulares da Alpine em 2025, Pierre Gasly e Jack Doohan. Diante das boas apresentações em 2024, quando somou cinco pontos pela Williams, o argentino se tornou nome disputado no mercado - ao mesmo tempo em que o grid estava praticamente definido.
Com isso, Colapinto só encontrou vaga como reserva. No entanto, a chegada à Alpine coloca especial pressão sobre os titulares - especialmente sobre o pouco experiente Doohan. A equipe já admite substituir pilotos no decorrer do campeonato.
“Nós começamos o ano com Pierre e Jack, eu garanto. Depois disso, veremos durante a temporada”, afirmou Flavio Briatore, conselheiro executivo, em entrevista no fim de 2024 ao jornal Le Parisien.
Confira o comunicado na íntegra:
A BWT Alpine Formula One Team anuncia hoje que chegou a um acordo com a Williams Racing para garantir os serviços de Franco Colapinto num contrato plurianual.
O piloto argentino, de 21 anos, assumirá o papel de piloto reserva na temporada de 2025, aumentando ainda mais o conjunto existente de talentos que a equipe pode recorrer para pilotar ao longo da temporada.
Como parte de sua função, Franco estará presente em vários Grandes Prêmios ao longo do ano e também compartilhará funções com Paul Aron e Ryō Hirakawa no Programa de Testes de Carros Antigos [TPC], além de contribuir para os esforços da equipe. no simulador na sede em Enstone.
Formula 1
Brasileiro espera progredir na categoria e chega respaldado por resultados na F3 e na F2
28 de dezembro de 2024
Chegar à Fórmula 1 não é o suficiente para Gabriel Bortoleto. O brasileiro estreará em 2025 pela Sauber e espera ter condições de brigar por vitórias na categoria.
Em entrevista publicada nesta quinta-feira (26) pelo site oficial da F1, Bortoleto deixou claro que o fato de recolocar o Brasil no grid é motivo de comemoração, mas reconhece que espera ir além disso.
“Estou feliz de representar meu país, mas isso não me satisfaz por inteiro”, afirmou. “Quero representar meu país e fazer isso bem, mas quero vencer corridas no futuro, lutar por coisas importantes. Mas, primeiro, quero melhorar como piloto e progredir na F1. Isso é a coisa mais importante para mim agora.”
Bortoleto chega à Fórmula 1 credenciado pelo currículo. Campeão da Fórmula 3 em 2023 e da Fórmula 2 em 2024, o brasileiro repete a trajetória de nomes como Oscar Piastri (McLaren), George Russell (Mercedes) e Charles Leclerc (Ferrari) – e diz ser “uma honra” estar entre estes nomes.
“Você pode ver que estes são pilotos que venceram corridas na Fórmula 1, fortes candidatos a disputar títulos no futuro, então é um privilégio para mim fazer parte desta lista”, declarou. “Estes são pilotos muito fortes e são uma inspiração para as gerações jovens que chegam à F2 e à F3 tentando fazer o mesmo que eles fizeram no passado. Para mim, é legal fazer parte deste clube. Agora, é questão de olhar para frente e ver o que posso fazer na F1 também.”
Conversas por uma vaga
A temporada 2024 de Gabriel Bortoleto foi marcada por uma vitória emblemática na Fórmula 2: na etapa de Monza, entre 30 de agosto e 1º de setembro, o piloto da Invicta venceu a corrida principal depois de largar da última posição.
Naquele momento, segundo o site da F1, Bortoleto já conversava com a Sauber por uma vaga no grid, mas sem perder a concentração na F2. Veio depois a etapa em Baku, antes de uma pausa de 45 dias no calendário para as provas de Catar e Abu Dhabi que encerraram o campeonato.
“Acho que a pausa foi muito boa para mim. As negociações foram feitas nos dois últimos finais de semana (de novembro) e eu já estava anunciado, mas em Monza e Baku nós ainda estávamos conversando, então eram momentos em que o desempenho era muito importante”, afirmou.
Bortoleto foi anunciado pela Sauber em 6 de novembro, primeiro dia da programação da etapa de Abu Dhabi que encerrou a temporada da F2. Antes disso, quis contar à família que o contrato estava assinado.
“Eu estava com minha namorada e com meus pais no FaceTime, um dos meus patrocinadores estava na chamada também. Foi um momento muito especial para nós”, lembrou.
“Quando você tem muita gente ao seu lado, te apoiando, afirmando que você pode conseguir, desejando boa sorte, isso significa que a pressão pode ser um pouco maior.”
Terminada a temporada da F2, Bortoleto já estreou pela Sauber no teste de pós-temporada da F1 em Abu Dhabi. E garante que virou rapidamente a chave.
“F2 era o foco até eu terminar a temporada naquele domingo à noite”, disse. “Então, quando eu entrei na Sauber na segunda-feira para começar a preparar, fazendo grandes briefings e reuniões com o time, foi quando o foco mudou. Quando eu entrei no carro para o teste, foi muito bom. Zero pressão, apenas um novo começo e uma nova jornada. Vamos ver como as coisas vão.”
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