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Dom Otair Nicoletti

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A Lei de Deus - Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens.

30 de agosto de 2024

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A Lei de Deus - Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 7,1-8.14-15.21-23) Naquele tempo, 1os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. 3Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. 5Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: "Por que os teus discípulos
não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?" 6Jesus respondeu:
"Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: 'Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos'. 8Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens". 14Em seguida, Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: "Escutai todos e compreendei: 15o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. 21Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23Todas estas coisas más saem de dentro, e são elas que tornam impuro o homem". Palavra da Salvação, Glória a Vós Senhor! – MENSAGEM - A Liturgia nos convida a refletir sobre o sentido da "LEI". Deus quer a realização e a vida plena para o homem e, nesse sentido, propõe a sua "Lei" e o modo como ela deve ser observada. Na Primeira Leitura, o Povo de Deus recebe a LEI. (Dt 4,1-2.6-8) No final da vida, antes de entrar na Terra Prometida, MOISÉS deixa um "Testamento Espiritual": A LEI proposta por Deus. O discurso de Moisés é um convite à observância dos Mandamentos de Deus. A "Lei" de Deus representa uma Sabedoria desconhecida pelos outros povos, um meio de viver a Aliança com Deus, e assim chegar à Terra Prometida. A Observância da Lei será uma Resposta de gratidão a esse Deus libertador, que muitas vezes no passado agiu para salvar o seu Povo. A "Lei" de Deus é um Caminho seguro para a felicidade e a vida plena. Os Mandamentos são sinal da proximidade de Deus com seu povo e da fidelidade de Israel com o seu Deus. Moisés recomenda que não se acrescente, nem se tire nada do que foi mandado. Mas os judeus multiplicaram os "preceitos" e a Lei, ao invés da ser sinal de Aliança e de Liberdade, tornou-se um "jugo" insuportável. Na Segunda Leitura: SÃO TIAGO lembra: "Sede CUMPRIDORES da Palavra, e não apenas ouvintes" (Tg 1,17-18.21-22.27) A Palavra de Deus devemos acolher e pôr em prática... A Verdadeira Religião não consiste apenas no cumprimento de ritos e na fidelidade a certas práticas de piedade, mas na dedicação em favor dos necessitados ("órfãos e viúvas"), no compromisso por um mundo mais fraterno e cristão. No Evangelho, CRISTO fala do sentido da LEI. (Mc 7,1-8.14-15.21-23) Retomamos o Evangelho de Marcos... Os fariseus, que tramavam contra a vida de Cristo, eram profundamente exigentes na observância externa das leis e se escandalizaram porque os apóstolos não faziam antes de comer os ritos de "purificação", prescritos por "preceitos humanos"... Cristo denuncia esse espírito mesquinho: "Hipócritas... Abandonais o Mandamento de Deus, apegando-vos à tradição dos homens" Na VERDADEIRA RELIGIÃO, não basta apenas a observância externa da Lei e das "tradições humanas". Deus não olha apenas as práticas exteriores e formais. Ele olha o interior das pessoas, ele aprecia a pureza do coração. O texto reflete também a situação vivida pela Comunidade de Marcos, com relação às leis e tradições judaicas, que deviam ser abandonadas diante da novidade do cristianismo. A fidelidade à tradição não deve impedir a justa renovação. A LEI: um CAMINHO, não um fim. A "Lei" tem o seu lugar numa experiência religiosa, enquanto sinal indicador de um caminho a percorrer, é um meio para chegar mais além no compromisso com Deus e com os irmãos. A verdadeira religião não se resume no cumprimento formal das "leis", mas num processo de conversão que leve o homem à comunhão com Deus e a viver numa real partilha de amor com os irmãos. Nesse processo, as "leis" são apenas um caminho, não um fim absoluto... Ainda hoje pode haver uma maneira farisaica de agir, resistindo a todos os anseios sérios de renovação. Uma exagerada fidelidade à tradição pode abafar a fidelidade ao Espírito, que é dinâmica, não passiva, missionária e não fechada em si mesma. A Lei o que é para nós? Um TABU. um estraga prazeres, que toleramos com dificuldade. Ou um CAMINHO, no qual percorremos com alegria, por que sabemos para onde nos conduz com segurança? Nos contentamos apenas com a PRÁTICA EXTERNA, uma religião de tradição, talvez para salvar as aparências? Ou procuramos ter sempre um coração puro e disponível à voz de Deus e à voz de nossa consciência? Temos um coração aberto às renovações justas, sabendo distinguir a Lei de Deus e as Tradições, o Perene e o Transitório? Cristo veio para nos libertar de uma religião exterior, e nos levar a uma religião interior... "em espírito e verdade..." E Nós?  Praticamos uma Religião como a dos fariseus, perfeita nas expressões externas, mas vazia por dentro? Ou a verdadeira religião proposta por Jesus, onde os ritos têm o seu lugar, mas como expressão dum verdadeiro compromisso com o Reino de Deus? Aos fariseus de hoje, Cristo continua denunciando: "Este povo me honra com os lábios, mas o coração deles está longe de mim!" Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa - 01.09.2024.

Dom Otair Nicoletti

Santos

Na reza do "Creio", professamos uma verdade: Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo...

Santos

1 de novembro de 2024

Santos

 

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Na reza do "Creio", professamos uma verdade: Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 5,1-12ª) - Naquele tempo, 1vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los: 3"Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. 5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. 9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça,
porque deles é o Reino dos Céus. 11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus". Palavra da Salvação, Glória a Vós Senhor! – MENSAGEM - "Creio na Comunhão dos Santos". Hoje, na festa de TODOS OS SANTOS, vamos aprofundar essa Verdade. Os textos bíblicos nos falam dessa realidade: A Primeira Leitura nos garante que os Santos são muitos. (Ap 7,2-4.9-14) O número 144.000 é simbólico: 12x12 mil: significa todo povo de Israel... e mais uma grande multidão de todos os povos e línguas... O Caminho da santidade está aberto a todos que vivem os valores do Reino. A Segunda Leitura afirma que somos Filhos de Deus: O Amor de Deus como Pai nos transforma em filhos e nos chama a viver como irmãos.  (1Jo 3,1-3) Ser Santo é viver em comunhão com o Pai e o Filho. No Evangelho, Cristo nos aponta o caminho para ser Santo: Viver as Bem-aventuranças… (Mt 5,1-12) Quem são os santos: Para muitos, Santos são pessoas já mortas, que realizaram no passado fatos surpreendentes na vivência da fé. Pessoas privilegiadas que já nasceram santas...  milagreiras... declaradas santas pela Igreja e hoje homenageadas em nossos altares... Na Bíblia, no princípio, o título de santo era só para Deus. Ainda hoje no Glória, recitamos: "Porque só vós sois santo". Em Cristo repousa o Espírito de Santidade… Ele irradia a Santidade de Deus e transmite a sua santidade à Igreja por meio dos Sacramentos, que trazem ao homem a vida de Deus. Esta doutrina era tão viva nos primeiros séculos,
  que os membros da Igreja não hesitaram em chamar-se "os santos" e a própria Igreja era chamada de "Comunhão dos Santos". A SANTIDADE cristã manifesta-se, assim, como uma participação na vida de Deus, que se realiza com os meios que a Igreja oferece, em particular com os Sacramentos. A SANTIDADE: não é fruto do esforço humano, que procura alcançar Deus com suas forças, Ela é Dom do Amor de Deus e Resposta do homem à iniciativa de Deus. É GRAÇA recebida e TAREFA a cumprir... A SANTIDADE não é uma realidade conseguida apenas no passado por umas pessoas privilegiadas, vivendo longe do mundo... SANTOS são pessoas como nós, que ainda hoje vivem a santidade de Deus, pelo testemunho de sua fé e fidelidade ao projeto de Jesus; homens e mulheres que lutam para serem justos e pacificadores, pobres e compassivos, puros de coração, segundo o espírito das Bem-aventuranças. Pessoas de todo o tipo, desde o bom ladrão, que se salvou no finalzinho por um gesto de solidariedade com o companheiro de Cruz, até vidas inteiras dedicadas ao próximo. Ninguém será santo depois de morto, se não o foi quando vivo. A Festa de hoje nos lembra duas realidades: 
1) O Mundo da Santidade: Mundo imenso, onde os santos são inumeráveis. Mundo maravilhoso, onde muitos desses santos são nossos parentes, nossos amigos, gente grande e crianças que conhecemos. Mundo feliz realizando-se na vida de trabalho e sofrimento, de sonhos e realizações. Mundo de portas abertas, que cresce sem parar, e, cada dia que passa, vê chegar novos eleitos. 
2) A Nossa vocação à Santidade: O Mundo dos santos não é estranho para nós. Pelo contrário, todos somos chamados à Santidade, todos somos chamados a alcançar no mundo de hoje a plenitude da vida, que está nessa íntima união com Deus, fonte de toda a vida. "Todos os cristãos são chamados pelo Senhor à perfeição da santidade". (LG31) O Objetivo dessa Festa: Homenagear todos os Santos que morreram no Senhor, conhecidos ou não... Apresentar o ideal da SANTIDADE, como possível ainda hoje e ardentemente desejado por Deus: "Esta é a vontade de Deus, a nossa Santificação". (1Ts 4,3) A Santidade é participar da vida de Deus, que é "o Santo". E sendo nós pecadores, supõe um processo de conversão permanente... Para sermos santos, Cristo nos deixou alguns meios: Os Sacramentos... a Igreja... a Oração … a Palavra de Deus… 
Nas famílias, em que não há cinco minutos para a Oração e para a Palavra de Deus, poderemos esperar frutos de santidade? Acolhamos o Apelo de Deus à Santidade… e que os Santos sejam nossos modelos e intercessores nessa caminhada Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa - 03.11.2024
 

Dom Otair Nicoletti

Eu quero ver

"Eu quero ver" - Senhor, que eu veja! Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc10,46-52) Naquele tempo, 46Jesus saiu de Jericó, junto com seus...

Eu quero ver

25 de outubro de 2024

Eu quero ver

 

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"Eu quero ver" - Senhor, que eu veja! Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc10,46-52) Naquele tempo, 46Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão. O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho. 47Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: "Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!" 48Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava mais ainda: "Filho de Davi, tem piedade de mim!" 49Então Jesus parou e disse: "Chamai-o". Eles o chamaram e disseram:
"Coragem, levanta-te, Jesus te chama!" 50O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus. 51Então Jesus lhe perguntou: "O que queres que eu te faça?" O cego respondeu: "Mestre, que eu veja!" 52Jesus disse:  "Vai, a tua fé te curou". No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho. Palavra da Salvação, Glória a Vós Senhor!
MENSAGEM - Nos momentos de trevas em nossa vida, a Palavra de Deus é sempre uma Luz, que ilumina a nossa caminhada na fé. Na Primeira Leitura, Jeremias anuncia um sinal de luz para o povo sofrido, que vivia nas trevas do exílio: "Coxos e cegos, mulheres grávidas e que deram à luz" retornam à pátria, guiados por Deus, que cuida deles com cuidados de pai. (Jr 31,7-9) É um apelo à esperança e confiança em Deus. A Segunda Leitura destaca que Jesus é o Sumo Sacerdote, mediador entre Deus e a Humanidade. (Hb 5,1-6) No Evangelho, Jesus dá a um cego a luz da visão e da fé. (Mc 10,46-52) O núcleo central do evangelho de Marcos, que refletimos nesse ano, é uma caminhada de Jesus para Jerusalém, onde será morto e ressuscitará. No texto de hoje, temos o último Milagre e última Catequese de Jesus, encerrando sua caminhada para Jerusalém. Os APÓSTOLOS estavam "cegos" e necessitavam de "Luz": aceitavam Jesus como Messias, mas não aceitavam a cruz. Perto de Jericó, um cego, sentado "à beira da estrada", informou-se de que Jesus estava passando e gritou por socorro: "Filho de Davi, tem piedade de mim". ("Filho de Davi": título messiânico) CRISTO parou e chamou-o. O cego jogou longe o manto e as moedas, e "saltou" ao encontro de Jesus. Cristo tomou a iniciativa: "O que você está querendo?" "Mestre, eu quero ver de novo", respondeu o cego. E Jesus afirmou: "Vai, a tua fé te salvou". E o cego, duplamente "iluminado" por Cristo, tornou-se um seguidor de Jesus no caminho a Jerusalém. Esse episódio, mais do que uma crônica, é uma CATEQUESE BATISMAL: JESUS se manifesta, passa pelo caminho do cego... O CEGO não vê, mas percebe a presença do Senhor e acolhe o convite... Uns: ajudam: "coragem, ele te chama... Outros estorvam: "mandam calar..." Trava-se o diálogo... O cego recebe a visão da fé e segue Jesus pelo caminho até o Calvário. Quem era o cego Bartimeu? Um cego, à beira do caminho, marginalizado como tantos ainda hoje... O encontro aconteceu "ao longo do CAMINHO". ("Caminho": cristianismo) O cego não estava no caminho, estava à margem da religião e da vida. No final, também Bartimeu seguiu Jesus "no caminho". A Cura de Bartimeu é mais do que a história de um cego... É o caminho da FÉ, dos que querem VER e SEGUIR Jesus. O que faz o cego? Está atento à passagem de Cristo... Toma consciência de sua situação e decide sair dela. Supera o medo, a vergonha, começa a gritar, pede ajuda: Não desanima diante das contrariedades, continua procurando a Luz, mesmo quando o povo manda que se cale… E quando Jesus o chama: dá um pulo, joga o manto para longe e corre ao encontro daquele que podia restituir a vista. Saiu da margem do caminho e se pôs no caminho com o Mestre. Joga fora o Manto, em que recolhia as esmolas... Para o pobre mendigo, o manto era a sua riqueza, a sua casa, o seu abrigo. Quais são os obstáculos que impedem tanta gente, que quer enxergar, de se aproximar mais de Cristo e de sua Igreja? Talvez as nossas discórdias internas, a falta de unidade dos cristãos, talvez uma falta de acolhimento, também uma linguagem complicada, talvez um chamado mais carinhoso? Dá um "Salto" ao encontro de Jesus: É um gesto significativo "pular" para um cego que "não vê"... Mas Bartimeu entendeu que Cristo podia curá-lo. Por isso, jogou o manto, deu um "Pulo" e se aproximou de Jesus. Que tipos de pessoas o cego encontra? Uns atrapalham: tentam abafar o seu grito... mandam que se cale... Outros ajudam, animam: "Coragem, ele TE CHAMA..." Jesus ESCUTA o grito sofrido e confiante do cego, PÁRA e LIBERTA: Da margem, Jesus o coloca no centro do caminho. Dá a luz da VISÃO e a luz da FÉ. E Nós o que podemos fazer? 
1) Descobrir as nossas cegueiras: Cegos são todos os que "não vêem" no seu coração as coisas importantes, não reconhecem a presença e o amor de Deus e vivem na escuridão. Quais são as nossas cegueiras, que devemos apresentar a Cristo, para que ele nos cure e nos dê a verdadeira Luz?
2) Perseverar na Oração como Bartimeu. Somos pacientes e perseverantes na oração? 
3) Seguir Jesus no Caminho: Na Igreja primitiva, "o Caminho" significava o cristianismo. Os "seguidores do Caminho" eram os cristãos. O cego curado seguiu Jesus pelo caminho, tornou-se um "Discípulo". Para ser "Discípulo" precisa querer VER e decidir CAMINHAR. Não basta a euforia do primeiro encontro. Façamos nossa, a oração do cego: "Mestre, eu quero ver!…" 
(Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa - 27.10.2024)