quarta, 03 de junho, 2026
(67) 99983-4015
XADREZ
Mato Grosso do Sul foi destaque no Campeonato Brasileiro de Menores de Xadrez, realizado na última semana, de 3 a 7 de maio, em Natal (RN). A delegação sul-mato-grossense teve apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania).
11 de maio de 2023
Lucas Castro - Fundesporte
Mato Grosso do Sul foi destaque no Campeonato Brasileiro de Menores de Xadrez, realizado na última semana, de 3 a 7 de maio, em Natal (RN). A delegação sul-mato-grossense teve apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania).
O evento foi dividido em dois festivais: Festival Nacional da Criança (Fenac), nas categorias sub-6, sub-8, sub-10 e sub-12, e Festival Nacional da Juventude e Juvenil (Fenaj), nas classes sub-14, sub-16, sub-18 e sub-20. Segundo a Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), participaram mais de 300 enxadristas, de 21 unidades federativas.
A maior competição de atletas de base do país contou com disputas nas modalidades blitz, rápido e clássico. De acordo com a organização, os três primeiros colocados receberam troféu e medalha, e houve também premiação até o 10º lugar. Os melhores colocados confirmaram vaga para representar o Brasil nos campeonatos Sul-Americano, Pan-Americano e Mundial.
O principal destaque sul-mato-grossense foi Arthur Neres de Souza. O atleta de Três Lagoas garantiu o terceiro lugar na categoria sub-14, disputando o ritmo rápido. Com o resultado, o enxadrista de 14 anos assegurou vaga no Campeonato Sul-Americano de Xadrez, que acontecerá ainda este ano em Florianópolis (SC), com data a definir.
Aluno da Escola Estadual João Magiano Pinto, Arthur Neres é uma das revelações do xadrez estadual. O estudante-atleta é um dos integrantes do Programa MS Desporto Escolar (Prodesc), iniciativa da Fundesporte junto à SED (Secretaria de Estado de Educação), que oferece treinamento esportivo no contraturno das aulas da REE (Rede Estadual de Ensino).
Além de Arthur, a delegação contou com mais três atletas: Mariana Mayumi Shiguematsu, Erik Kazuhiro Shikasho e Kariny Kaori Shikasho, sob comando do técnico Matheus Garcett. A equipe de Mato Grosso do Sul foi chefiada pelo professor Marcelo Simões e teve como acompanhantes Laura Mayumi Shikasho e Renata Shiguematsu.
Apoio
Aos 11 anos, Sofhia Marieh já é um exemplo de talento, disciplina e amor pelo esporte. Aluna dedicada e atleta promissora, ela treina desde os 8 anos no CT Luizinho, em Campo Grande...
17 de outubro de 2025
Aos 11 anos, Sofhia Marieh já é um exemplo de talento, disciplina e amor pelo esporte. Aluna dedicada e atleta promissora, ela treina desde os 8 anos no CT Luizinho, em Campo Grande (MS), onde vem se destacando em diversas competições regionais e estaduais de ginástica artística.
Com apenas três anos de treinos, Sofhia acumula conquistas importantes — entre elas, o 1º lugar no Campeonato Estadual de Ginástica Artística (GA) e uma marcante participação nos Jogos Escolares, representando orgulhosamente a capital sul-mato-grossense.
Agora, a jovem atleta tem um novo desafio: participar do Torneio Nacional de Ginástica, que acontecerá entre os dias 9 e 15 de novembro, em João Pessoa (PB). Sofhia viajará acompanhada de sua professora e técnica da equipe, levando consigo não apenas o sonho de competir, mas também de seguir evoluindo no esporte que tanto ama.
Para tornar essa viagem possível, a família de Sofhia criou uma vaquinha solidária na plataforma Donativa, com o objetivo de arrecadar recursos para custear as despesas com transporte, hospedagem, alimentação e inscrições.
“Sofhia é muito dedicada e determinada. Cada treino é um passo em direção ao seu sonho. Queremos ajudá-la a seguir nesse caminho com o apoio de todos que acreditam no poder transformador do esporte”, reforça a equipe da Donativa.
A campanha está disponível no site da Donativa, e qualquer contribuição é bem-vinda. Com a ajuda da comunidade e de apoiadores do esporte, Sofhia poderá continuar representando Campo Grande e levando o nome de Mato Grosso do Sul aos pódios nacionais.
Juntos, somos mais fortes!
Acesse: https://donativa.org.br/
Instagram: @sofhia.marieh | @donativaoficial
Esportes
O esporte de Coxim segue conquistando importantes resultados em competições regionais e nacionais. Neste final de semana, o Projeto FJMS da Prefeitura de Coxim Mintaikan de Judô...
2 de abril de 2025
O esporte de Coxim segue conquistando importantes resultados em competições regionais e nacionais. Neste final de semana, o Projeto FJMS da Prefeitura de Coxim Mintaikan de Judô obteve um feito marcante no Campeonato Brasileiro Regional de Judô, evento que classifica atletas para o Campeonato Brasileiro Nacional da modalidade. Entre os destaques, João Victor conquistou o vice-campeonato na categoria Sub-15 (+81 kg), enquanto Sofia Paes garantiu o quinto lugar na categoria Sub-13 (-34 kg).
Além dos excelentes desempenhos no tatame, o voleibol coxinense também brilhou. Nos dias 29 e 30 de março, as seleções masculina e feminina participaram da Liga de Voleibol Intermunicipal (LIVIM), etapa de Sidrolândia, trazendo grandes resultados para a cidade.
Seleção feminina: 3º lugar
Seleção masculina: 1º lugar (campeã)
Além disso, três atletas se destacaram individualmente:
Gabriel Oliveira – Melhor ponteiro
Rafael Nascimento – Melhor levantador
Nivaldo – Melhor líbero
Agora, as equipes seguem focadas nas próximas competições, em busca de mais títulos para Coxim.
