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CORRIDA DE RUA

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A turma da pipoca na corrida de rua

A turma da pipoca na corrida de rua

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29 de mar�o de 2014

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Kiara Mila Oliveira

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Não tem trio elétrico, muito menos música. A trilha sonora que embala o evento é o som da respiração e o barulho do tênis quando encosta no chão. Longe de ser um Carnaval, as corridas de rua também têm a “Turma da Pipoca”. Sim, eles existem! E tomam da mesma água dos que pagam, dividem a pista e saem com a mesma sensação de dever cumprido ao fim da prova.

Pipoqueiros assumidos, a justificativa para correr “fora da corda” é quase unanimidade: o preço abusivo cobrado para a participação na maioria dos eventos. “No Rio de Janeiro, por exemplo, o primeiro lote de uma Meia Maratona chega a custar R$ 60. Aqui, a média de preço passa dos R$ 100”, critica o vendedor Darlan Chagas.

Eleito o “fora da corda” número 1, principalmente por correr com uma camiseta cheia de pipocas grudadas, Rogério Causino defende a causa. A repercussão da ideia foi tão grande que, na última Meia Maratona na cidade, em fevereiro, ele disse ter visto muita gente adepta. “Fiquei admirado, mas até agora não vi ninguém com uma camisa como a minha”, brinca.

Dói no bolso

Revoltado com os valores cobrados na inscrição, Durcésio Martins afirma não ser um pipoca nato, mas confessa que a atitude é tentadora quando se depara com as taxas. “Não dá para gastar R$ 400 por mês só para correr. É um absurdo!.”

Somados os valores da Meia Maratona, Desafio das Torcidas, Circuito das Estações, Corrida das Pontes, Desafio das Torcidas e Corrida do Coração o corredor desembolsaria R$ 359.

Serviço
A Corrida da Igualdade Racial, hoje, às 17h, no Autódromo Nelson Piquet conta com a adesão de 1.300 corredores, e teve inscrição gratuita.
Com dois percursos (5 km e 10 km), os três primeiros colocados receberão troféus.
 
Organizadores divergem
“Não pago, corro e bebo a água que eles oferecem”, protesta o corretor Durcésio Martins. A água, no entanto, é um problema destacado por Francisco Xavier, organizador de provas importantes como a Corrida de Reis e a Meia Maratona de Brasília. 
 
Ele conta que passou por muitos apertos quando notou inscritos sem oportunidade de se hidratarem. “Eles bebem mesmo e é difícil controlar isso porque as corridas acontecem em locais públicos e abertos”, reconhece Xavier, que garante. “Nem com as reservas (de copo) tem jeito.”
 
Segundo o organizador, seria melhor o “pipoca” não disputar a prova paga pelo bem do andamento da corrida. “Toda a estrutura é montada prevendo os que pagaram por ela”, argumenta.
 
Com um discurso oposto ao de Xavier, o também organizador Albenes Souza critica fortemente os altos preços cobrados nas corridas de rua e a exclusão dos que não tem condições de contribuir. 
 
“Antigamente as corridas tinham um público de baixa renda muito grande. Até o tênis era mais barato. Hoje, é um esporte mais elitista e o corredor pobre agora pratica sozinho”, lamenta.
 
Hoje é de graça
Em comemoração ao Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, comemorado em 21 de março, hoje, a partir das 17h, a Corrida da Igualdade Racial não cobrará nenhuma taxa  aos participantes.
 
As inscrições foram abertas em 20 de março e em uma hora esgotaram as 1.000 vagas. A Secretaria de Esporte disponibilizou outras 300 durante a semana, que também foram preenchidas rapidamente.
 
Mas isto não impede que os não inscritos prestigiem o evento no Autódromo Nelson Piquet.

Motociclismo

Não perca o lançamento das motos do MotoGP 2025!

Com a aproximação da temporada de 2025 da MotoGP, as diversas equipes envolvidas estão nos preparativos finais para o lançamento de suas motos. Estes eventos...

Não perca o lançamento das motos do MotoGP 2025!

10 de janeiro de 2025

Não perca o lançamento das motos do MotoGP 2025!

 

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Com a aproximação da temporada de 2025 da MotoGP, as diversas equipes envolvidas estão nos preparativos finais para o lançamento de suas motos. Estes eventos começam já em janeiro e seguem até fevereiro, sendo aguardados com grande expectativa por fãs e especialistas do motociclismo mundial. Conhecer as novas máquinas e as formações das equipes dá uma prévia do que esperar nas pistas ao longo do ano.

O calendário de lançamentos conta com datas específicas para cada equipe, começando pela Trackhouse MotoGP Team, em 14 de janeiro, e terminando com a coletiva em Bangkok, que é um marco especial para a categoria. Este ano marca o 75º aniversário do Campeonato Mundial, uma celebração que promete destacar a importância da tradição e inovação no esporte.

Quem está por vir? A lista dos lançamentos de 2025
Entre os principais times envolvidos na MotoGP 2025, cada um tem suas datas programadas para revelação das novas motos. Esses lançamentos são mais que apresentações; são oportunidades para equipes mostrarem seus desenvolvimentos tecnológicos e seu comprometimento para a nova temporada.

14 de janeiro – Trackhouse MotoGP Team: Iniciando o ciclo de lançamentos, a equipe americana traz novidades emocionantes com Raúl Fernández e Ai Ogura, um campeão da Moto2 de 2024.

15 de janeiro – Aprilia Racing: Seguindo a Trackhouse, apresenta Jorge Martín e Marco Bezzecchi numa parceria promissora.

18 de janeiro – Gresini Racing MotoGP: Com a experiência de Álex Márquez ao lado do novato Fermín Aldeguer, a Gresini Racing revelará sua moto em Ímola.

20 de janeiro – Ducati Lenovo Team: Um dos lançamentos mais esperados, marca a entrada de Marc Márquez no time italiano, com Francesco Bagnaia a seu lado.

30 de janeiro – Red Bull KTM Factory Racing e Tech3: Apesar das incertezas sobre o futuro da KTM na MotoGP, Brad Binder e Enea Bastianini compõem parte do forte elenco da marca.

O impacto da situação financeira da KTM na MotoGP
Desafios Financeiros
A marca enfrenta dificuldades econômicas significativas.

Mudanças estruturais e de elenco como resposta direta às adversidades.
Planejamento para 2025

Apresentação conjunta das equipes:
Red Bull KTM Factory Racing.
Tech3.
Compromisso em permanecer na principal categoria do motociclismo.
Possível Saída em 2026
Especulações sobre a retirada da marca caso os problemas persistam.

Linha de Pilotos Promissora para 2025
Brad Binder e Maverick Viñales como principais pilotos.
Preparação para enfrentar os desafios da nova temporada.

Quais são as expectativas para a Honda na nova temporada?
Recuperação após 2024 Desafiador
Uso do sistema de concessões para melhorar desempenho.
Objetivo de competir em igualdade com os principais rivais.

Liderança dos Pilotos
Joan Mir e Luca Marini na busca por resultados positivos.
Meta inicial: superar a Yamaha e subir no grid.

Introdução de Somkiat Chantra
Piloto tailandês representa uma nova fase para a equipe.
Esperança de impulsionar o desempenho geral da marca japonesa.

Uma celebração especial em Bangkok
Concluindo as apresentações de 2025, o lançamento coletivo em Bangkok marca uma celebração dos 75 anos do Mundial da MotoGP. A proposta é unir todas as equipes para uma exibição conjunta, demonstrando como o motociclismo continua a evoluir e inovar a cada temporada.

A expectativa é que a temporada que começa em 28 de fevereiro no circuito de Chang seja um reflexo dos esforços e inovações apresentadas nos lançamentos. Os fãs aguardam ansiosos pelo início da competição, que promete ser uma das mais emocionantes dos últimos anos.
 

Formula 1

Alpine anuncia Franco Colapinto como piloto reserva a partir de 2025

Chegada do argentino coloca mais pressão sobre o australiano Jack Doohan; entenda

Alpine anuncia Franco Colapinto como piloto reserva a partir de 2025

9 de janeiro de 2025

Alpine anuncia Franco Colapinto como piloto reserva a partir de 2025

 

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A Alpine anunciou nesta quinta-feira (9) a contração de Franco Colapinto para a função de piloto reserva na Fórmula 1 a partir de 2025. O acerto com o argentino tem duração pelo menos até o fim de 2026.
“Agora é hora de um novo capítulo, e assumir este desafio com a Alpine é verdadeiramente uma honra”, afirmou o piloto em comunicado oficial.


A chegada de Colapinto é resultado de uma negociação entre Alpine e Williams, já que o argentino seria piloto reserva do time inglês em 2025. Com o novo contrato, ele chega para ser mais um piloto de testes da escuderia da Renault na F1 - Paul Aron e Rio Hirakawa também ocuparão vagas semelhantes.

Mais do que isso, Franco Colapinto chega como uma sombra ao titulares da Alpine em 2025, Pierre Gasly e Jack Doohan. Diante das boas apresentações em 2024, quando somou cinco pontos pela Williams, o argentino se tornou nome disputado no mercado - ao mesmo tempo em que o grid estava praticamente definido.
Com isso, Colapinto só encontrou vaga como reserva. No entanto, a chegada à Alpine coloca especial pressão sobre os titulares - especialmente sobre o pouco experiente Doohan. A equipe já admite substituir pilotos no decorrer do campeonato.


“Nós começamos o ano com Pierre e Jack, eu garanto. Depois disso, veremos durante a temporada”, afirmou Flavio Briatore, conselheiro executivo, em entrevista no fim de 2024 ao jornal Le Parisien.
Confira o comunicado na íntegra:
A BWT Alpine Formula One Team anuncia hoje que chegou a um acordo com a Williams Racing para garantir os serviços de Franco Colapinto num contrato plurianual.


O piloto argentino, de 21 anos, assumirá o papel de piloto reserva na temporada de 2025, aumentando ainda mais o conjunto existente de talentos que a equipe pode recorrer para pilotar ao longo da temporada.

Como parte de sua função, Franco estará presente em vários Grandes Prêmios ao longo do ano e também compartilhará funções com Paul Aron e Ryō Hirakawa no Programa de Testes de Carros Antigos [TPC], além de contribuir para os esforços da equipe. no simulador na sede em Enstone.