quinta, 04 de junho, 2026
(67) 99983-4015
Cursos
Ao todo, serão ofertadas 250 vagas aos profissionais e gestores das secretarias municipais e estadual de Saúde, Educação, Direitos Humanos, Assistência Social, Desenvolvimento Agrário, Extensão Rural, Agricultura Familiar
23 de maio de 2024
(Kamilla Ratier, Comunicação SES)
Estão abertas as inscrições para o ‘I Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional: na Atenção às Condições Crônicas Não Transmissíveis’, que acontece nos dias 11 e 12 de junho no Centro de Convenções do Bioparque Pantanal, em Campo Grande.
O evento é promovido pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da superintendência de Atenção à Saúde, apoio da ASMAN (Associação sul-mato-grossense de Nutrição), OCCA/UFMS (Observatório de Condições Crônicas e Alimentação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto).
Conforme o gerente de Atenção à Saúde das Pessoas com Sobrepeso e Obesidade da coordenadoria das Doenças Crônicas da SES, Anderson Holsbach, durante o evento será lançada a ‘Carteira de Serviços da Atenção Ambulatorial Especializada e da Atenção Especializada Hospitalar’ e o e-book “Ciência, tradição e afetos na panela: um resgate das práticas alimentares como estratégia de cuidado do sobrepeso e obesidade no Mato Grosso do Sul”, além da Linha de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade do estado.
Ao todo, serão ofertadas 250 vagas aos profissionais e gestores das secretarias municipais e estadual de Saúde, Educação, Direitos Humanos, Assistência Social, Desenvolvimento Agrário, Extensão Rural, Agricultura Familiar; Distrito Sanitário Especial Indígena, instituições de ensino superior, conselheiros do CONSEA (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional), COMSAN (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional), CES (Conselho Estadual de Saúde), CIAN (Comissão Intersetorial de Alimentação e Nutrição), membros da CAISAN (Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional ) e sociedade civil em geral.
As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até o dia 31 de maio pelo link: https://www.saude.ms.gov.br/i-seminario-de-seguranca-alimentar-e-nutricional-de-mato-grosso-do-sul-atencao-as-condicoes-cronicas-nao-transmissiveis/.
Cursos
Nos dias 27 e 28 de janeiro, na sede da Associação dos Amigos, Voluntários e Colaboradores (AAVC), foi realizado o curso de produção de salgados,...
29 de janeiro de 2026
Nos dias 27 e 28 de janeiro, na sede da Associação dos Amigos, Voluntários e Colaboradores (AAVC), foi realizado o curso de produção de salgados, proporcionando aprendizado, troca de experiências e novas perspectivas às participantes. A capacitação foi ministrada pela instrutora do SENAR/MS, Edna Ramos de Oliveira, referência na área.
Durante o curso, as participantes aprenderam a preparar diversas receitas, como esfiha, quibe assado, mangulão, entre outras opções de salgados que podem ser produzidos tanto para o consumo familiar quanto para a comercialização.
A iniciativa se destaca por oferecer conhecimentos práticos, que contribuem diretamente para a complementação da renda familiar, além de estimular o empreendedorismo e a autonomia financeira.
Mais do que ensinar receitas, o curso representou uma oportunidade de transformação social, permitindo que as participantes desenvolvam habilidades que podem gerar economia no dia a dia e abrir portas para novos negócios, especialmente no setor alimentício, que possui grande demanda.
A realização da capacitação foi possível graças à importante parceria entre a AAVC, o SENAR/MS e o Sindicato Rural Patronal de Coxim, união que reforça o compromisso das instituições com a qualificação profissional, o desenvolvimento humano e o fortalecimento da comunidade local.
A AAVC segue empenhada em promover ações que levem conhecimento, oportunidades e mais qualidade de vida, reafirmando seu papel social e sua dedicação ao bem-estar da população coxinense.
Cursos
Mais de 18 mil candidatos participam hoje (14) domingo da prova do PASSE da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), processo seletivo que garante o ingresso nos cursos de...
14 de dezembro de 2025
Mais de 18 mil candidatos participam hoje (14) domingo da prova do PASSE da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), processo seletivo que garante o ingresso nos cursos de graduação da instituição para o ano letivo de 2026.
O exame está sendo aplicado das 8h às 13h, em diversas cidades de Mato Grosso do Sul inclusive aqui em Coxim mobilizando uma ampla estrutura de organização, segurança e apoio aos candidatos. Desde as primeiras horas da manhã, os locais de prova registram grande movimentação de estudantes e familiares.
O PASSE da UFMS é uma das principais formas de acesso ao ensino superior público no Estado, reafirmando o compromisso da universidade com a democratização do ensino e a inclusão educacional. A prova avalia conhecimentos adquiridos ao longo do ensino médio e representa uma etapa decisiva na trajetória acadêmica de milhares de jovens e adultos.
Além do impacto educacional, a realização do exame também movimenta a economia local, especialmente em municípios que sediam a aplicação da prova, gerando reflexos em setores como transporte, alimentação e serviços.
A UFMS segue desempenhando papel fundamental na formação profissional e no desenvolvimento social e econômico de Mato Grosso do Sul, ao oferecer ensino superior público, gratuito e de qualidade.