segunda, 20 de janeiro, 2025
(67) 99983-4015
Cinema Brasil
O "Auto da Compadecida 2", que estreou nos cinemas no último dia 25, é a primeira de uma série de obras e ações que marcam o centenário do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, celebrado em junho de 2027
28 de dezembro de 2024
Mateus AraújoDo UOL, em São Paulo.
Chicó (Selton Mello) e João Grilo (Matheus Nachtergaele) em "O Auto da Compadecida 2" / Laura Campanella
O "Auto da Compadecida 2", que estreou nos cinemas no último dia 25, é a primeira de uma série de obras e ações que marcam o centenário do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, celebrado em junho de 2027.
Além do filme — uma espécie de continuidade do sucesso de bilheteria —, estão previstos para os próximos dois anos vários lançamentos que comemoram e discutem a obra de Suassuna. Além do lançamento de reedições de seus livros, com direito a uma coletânea inédita de poesias, há previsão também de um documentário para streaming e a circulação de uma exposição imersiva inaugurada no início deste ano na Paraíba.
Parte desse "Arianoverso" tem sido produzido pelo neto mais velho do escritor, o historiador e advogado João Suassuna, 39. "Meu Natal se chama 'O Auto da Compadecida' e Ariano Suassuna", brincava João, ao telefone, na véspera do lançamento do filme.
Com uma verve empresarial, João integra a equipe que produziu o novo longa-metragem dirigido por Guel Arraes. Desde 2014, após a morte de Suassuna, ele acompanha atividades relacionadas ao avô - de homenagens a uma aula-espetáculo que ele mesmo criou para contar histórias da vida do escritor.
Com uma verve empresarial, João integra a equipe que produziu o novo longa-metragem dirigido por Guel Arraes. Desde 2014, após a morte de Suassuna, ele acompanha atividades relacionadas ao avô - de homenagens a uma aula-espetáculo que ele mesmo criou para contar histórias da vida do escritor.
"Eu 'vivo' Ariano Suassuna há 39 anos, desde que nasci. Hoje tenho oportunidade de ir na mesma praça, mesma quadra poliesportiva onde Ariano já deu aula-espetáculo", conta.
Isso é celebrar a memória dele e levar adiante a chama imortal que não restringe à família Suassuna, mas ao povo brasileiro.
João Suassuna Arianoverso'
Numa de suas inúmeras frases bem-humoradas, Ariano Suassuna chegou a dizer que o computador era seu inimigo. Mas foi justamente por meio da tecnologia que o neto dele encontrou uma forma de mantê-lo popular entre gerações mais novas.
Em abril, João Suassuna inaugurou a exposição imersiva "O Auto de Ariano, o Realista Esperançoso", idealizada por ele. O projeto utiliza projeções, cenografia e objetos pessoais para fazer os visitantes entrarem no universo criativo e emocional de Ariano.
A exposição ficou em cartaz em João Pessoa (PB) de abril a setembro, e em 29 de novembro estreou no Recife. São 1.300 metros quadrados, incluindo a reprodução em tamanho real de espaços da casa do escritor — um casarão na zona norte recifense, chamada de Ilumiara A Coroada, com várias obras de arte.
Segundo o produtor, a exposição deve passar por mais 12 cidades brasileiras em 2025. "Não é uma experiência acadêmica em um grande.
'Reencontro'
O "Auto da Compadecida 2" é visto por João Suassuna como um "reencontro de João Grilo e Chicó", na ficção, e do "Brasil com os personagens" que marcaram a obra do avô. Ele e o tio, o artista plástico Manuel Dantas Suassuna, acompanharam o processo criativo do novo roteiro
O projeto do filme foi discutido entre a família e os produtores desde 2019. O roteiro foi desenvolvido durante a pandemia de covid-19.
Para João Falcão, que assina o roteiro com Adriana Falcão e Guel Arraes, a colaboração da família do escritor foi fundamental "para que o filme encontrasse seu caminho". Sem a orientação direta de Ariano Suassuna, Falcão explica que o desafio da equipe foi preservar a essência do original estabelecendo critérios claros, criando parâmetros como o tom farsesco e a coerência dos protagonistas.
O roteiro não utilizou personagens coadjuvantes, já que todos morreram no final do primeiro filme, e foi estruturado como uma trama única, diferentemente do formato em episódios do longa anterior. "Só batemos o martelo quando começamos a nos divertir com os personagens e suas invenções. Como se João Grilo e Chicó tivessem chegado junto e demonstrado que desejavam o reencontro", afirma o roteirista.
A escrita, diz ele, foi cuidadosa ao trabalhar com uma obra tão emblemática. "Tínhamos muita cerimônia na hora de criar em cima do original de Ariano, mas percebemos que o excesso de zelo nos travava. Decidimos, então, contar nossa própria história dentro de um universo já familiar".
"Nunca achamos que seria fácil e, até a decisão de seguir, tivemos diversos encontros de criação. Só batemos o martelo quando começamos a nos divertir com os personagens e suas invenções", lembra João Falcão, que assina o roteiro com Adriana Falcão e Guel Arraes. "Como se João Grilo e Chicó tivessem chegado junto e demonstrado que desejavam o reencontro. Depois disso foram três anos elaborando o roteiro, que passou por inúmeras versões até chegar à forma final”.
Devastação
Paris Hilton, Billy Crystal e outras celebridades que perderam suas casas nos incêndios em Los Angeles
9 de janeiro de 2025
O ator James Woods chorou na TV ao vivo ao descrever como sua propriedade em Pacific Palisades foi arrasada.
A atriz e socialite Paris Hilton e o ator e escritor Billy Crystal estão entre as celebridades que perderam suas casas nos incêndios florestais que estão atingindo Los Angeles.
Mais de mil construções foram destruídas por seis incêndios diferentes dentro e ao redor da cidade, que é repleta de mansões de estrelas de cinema.
Algumas das piores devastações aconteceram no bairro luxuoso e residencial de Pacific Palisades, onde mais de 15 mil acres foram afetados. Uma parte do bairro foi reduzida a cinzas.
O ator James Woods diz que sua casa em Pacific Palisades desapareceu. — Foto: Getty Images via BBC
O ator James Woods, de filmes como Nixon e Cassino, chorou ao falar à rede CNN sobre a perda de sua propriedade em Pacific Palisades. "Um dia você está nadando na piscina e no dia seguinte tudo se foi", disse.
Ele chorou ao descrever como a sobrinha de oito anos de sua esposa ofereceu a eles seu cofrinho para ajudar a reconstruir sua casa.
O ator Billy Crystal disse, em nota, que ele e sua esposa, Janice, estavam "de coração partido" pela perda de sua casa em Pacific Palisades, onde moravam desde 1979.
O astro de Harry e Sally: Feitos um para o Outro disse em uma declaração: "Criamos nossos filhos e netos aqui.
Cada centímetro da nossa casa estava cheio de amor. Lindas memórias que não podem ser tiradas".
"Estamos de coração partido, é claro, mas com o amor de nossos filhos e amigos, vamos superar isso."
A atriz Jamie Lee Curtis também foi forçada a evacuar. Ela escreveu no Instagram: "Nosso amado bairro se foi. Nossa casa está segura. Muitos outros perderam tudo."
Mandy Moore, a cantora e atriz de This Is Us: Histórias de Família, disse aos seguidores no Instagram que havia fugido com seus filhos e animais de estimação do caminho de um incêndio que havia deixado seu bairro em Altadena "arrasado".
Jennifer Aniston, Bradley Cooper, Tom Hanks, Reese Witherspoon, Adam Sandler e Michael Keaton também têm casas em Pacific Palisades.
A imprensa noticiou que o casal de atores Adam Brody e Leighton Meester também teve sua mansão destruída pelos fogos.
A socialite Paris Hilton disse que perdeu sua casa em Malibu.
Ela disse em uma postagem no Instagram: "Sentar com minha família, assistir ao noticiário e ver nossa casa em Malibu queimar até o chão na TV ao vivo é algo que ninguém deveria ter que vivenciar".
"Esta casa é onde construímos tantas memórias preciosas... Meu coração e minhas orações estão com todas as famílias afetadas por esses incêndios."
Miles Teller, mais conhecido por seu papel em Top Gun: Maverick, e sua esposa, Keleigh Sperry, também teriam perdido sua casa em Pacific Palisades.
Postando no Instagram, Sperry compartilhou uma foto dos incêndios e um emoji de coração partido.
Ela pediu que as pessoas deixassem tigelas de água para os animais deixados para trás enquanto as pessoas evacuavam suas casas.
Outras estrelas forçadas a fugir de suas casas incluem o ator de Guerra nas Estrelas Mark Hamill e o ator de Schitt's Creek Eugene Levy.
Em uma publicação no Instagram, Hamill disse que o incêndio é "o mais horrível" desde 1993, quando 18 mil acres queimaram, destruindo 323 casas em Malibu.
Ele disse que já havia evacuado sua casa em Malibu quando "na última hora surgiram pequenos incêndios em ambos os lados da estrada".
Levy disse que viu uma fumaça "preta e intensa" no horizonte.
"Não consegui ver nenhuma chama, mas a fumaça era muito escura", ele disse ao Los Angeles Times.
O ator Cameron Mathison também compartilhou um vídeo de sua casa reduzida a ruínas. "Estamos seguros. Mas isso é o que sobrou da nossa linda casa", escreveu a estrela da novela americana General Hospital.
"Nossa casa, onde nossos filhos foram criados e onde eles queriam criar os seus um dia."
A lendária compositora Diane Warren, que compôs sucessos clássicos como If I Could Turn Back Time e I Don't Want to Miss a Thing, também perdeu sua casa.
Ela postou uma foto da orla perto de sua casa, dizendo que a propriedade que ela teve por quase três décadas se foi.
O ator Steve Guttenberg, conhecido por Loucademia de Polícia, ficou para ajudar a mover os carros para abrir caminho para os caminhões de bombeiros que chegavam.
Ele pediu aos moradores de Pacific Palisades que deixassem as chaves em seus carros abandonados para que pudessem ser movidos.
A escola Palisades Charter High School - usada no clássico de terror Carrie, A Estranha de 1976 - foi devastada.
Ex-alunos da escola incluem o diretor JJ Abrams, o músico Will.i.am e o ator Forest Whitaker.
Eventos com astros de Hollywood também foram cancelados.
As estreias dos filmes Imparável, Better Man - A História de Robbie Williams e Lobisomem foram canceladas, assim como a cerimônia ao vivo do Screen Actors Guild Awards.
O evento de indicações ao Oscar foi adiado do dia 17 para o dia 19 de janeiro.
As filmagens de programas baseados em Los Angeles, como Grey's Anatomy, Hacks e Jimmy Kimmel Live, foram pausadas.
O parque temático Universal Studios foi fechado durante o dia devido aos ventos extremos e perigo de incêndio.
Enquanto isso, um novo incêndio surgiu na quarta-feira à noite em Hollywood Hills, perto do famoso letreiro de Hollywood.
Nova casa
Ex-Globo vai atuar como narrador nas transmissões da Liga dos Campeões
9 de janeiro de 2025
Tiago Leifert é novo contratado do SBT e volta a trabalhar em TV aberta após três anos. O apresentador, que está nos Estados Unidos, assinou contrato com a emissora nesta quarta-feira, 8.
A informação foi dada com exclusividade pelo portal LeoDias, Segundo o veículo, a contratação faz parte de um pacote de reforços da emissora para esta temporada.
Na nova casa, Tiago vai atuar como narrador nas transmissões da Liga dos Campeões, mas há em vista outros projetos que podem ser colocados à sua disposição.
Estreia de Leifert na emissora paulista deve acontecer no dia 21 de janeiro, à frente do confronto entre Benfica e Barcelona, pela UEFA Champions League.
Os clubes se enfrentam pela sétima rodada e o jogo terá início às 16h45 (de Brasília), no SBT e no +SBT.
O jornalista esportivo fez história na Globo e esteve à frente do Big Brother Brasil desde a edição de 2017, antes comando por Pedro Bial, até 2021. Ele deixou a emissora dos Marinho no final daquele mesmo ano e desde então estava afastado da TV aberta.
MAIS LIDAS