quinta, 04 de junho, 2026

WhatsApp

(67) 99983-4015

Coxim

A+ A-

Vacina de influenza é liberada para todas as faixas etárias em Coxim

A primeira boa notícia é que em Coxim a vacina está liberada para todas as faixas etárias podem receber a vacina da influenza desde bebês de 6 meses, crianças, adolescentes e adultos. 

Icone Calendário

17 de maio de 2024

Icone Autor

Glenda Melo (Diário do Estado)

Continue Lendo...

 A Coordenadora de imunização de Coxim, a enfermeira Jackeline Cardoso dos Santos recebeu a reportagem do Diário do Estado para falar um pouco das ações que estão em execução em Coxim. ( Legenda da Foto)
Conforme a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a vacina tem como principal função gerar imunidade, contribuindo diretamente para o controle e eliminação de doenças provocadas por vírus ou bactérias.
A imunização é o processo pelo qual uma pessoa se torna resistente a uma doença, que através do contato com certas doenças, quer através da administração de uma vacina. As vacinas estimulam o sistema imunitário do organismo a proteger a pessoa contra infecções ou doenças.
A Coordenadora de imunização de Coxim, a enfermeira Jackeline Cardoso dos Santos recebeu a reportagem do Diário do Estado para falar um pouco das ações que estão em execução em Coxim.
Segundo Jackeline em todo o Brasil houve uma redução drástica nas vacinações, no estado e em Coxim não foi diferente, para jackeline é o efeito das fake News disseminadas que em relação as vacinas, que pessoas que tomam as vacinas estão tendo reações, morrendo ou ficando com sequelas.
A primeira boa notícia é que em Coxim a vacina está liberada para todas as faixas etárias podem receber a vacina da influenza desde bebês de 6 meses, crianças, adolescentes e adultos. 
O vírus influenza tipo A muito conhecido é o A(H1N1) pdm09, responsável pela primeira pandemia de influenza do século XXI, em 2009. Os vírus responsáveis por causar gripe aviária são os influenza tipo A, sendo os subtipos H5 e H7 de alta patogenicidade. Os principais vírus causadores da gripe aviária são o H5N1 e H7N7.
A coordenadora nos passou os números das vacinações em Coxim e as demais atividades que estão sendo realizadas no município, tanto de orientação, quanto as vacinas de influenza.
Começando pelos números da influenza:
Atualização do painel em 16/05/2024, com dados contidos na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) até o dia 15/05/2024.
População Alvo: 12.698
Doses Aplicadas: 5.449
Cobertura Vacinal:34,33%
Jackeline ainda explicou que as unidades de saúde de Coxim estão atendendo em horários estendidos para que toda população tenha acesso a vacina inclusive aos finais de semana também estão sendo feitos atendimentos em pontos estratégicos da cidade, como supermercados e a praça da Concha Acústica.
Outros números também foram divulgados:
Ano: 2024 - 13 internados
SÍNDROME GRIPAL 2024-COXIM
Covid-19: 65 casos - influenza A (H3N2): 52 casos -Rinovírus: 27 casos -Bocavirus: 03 casos - Parainfluenza3: 03 casos - Adenovírus: 01 caso - Influenza A(H1N1): 01 caso - Vírus Sincicial Respiratório: 01 caso.
(Síndrome Gripal: Fonte - sivepgripe.saude.gov.br)
Nas unidades de saúde os atendimentos estão sendo feitos das 14:00 às 19:00 horas em diferentes dias da semana de acordo com a seguinte distribuição:
Na Segunda-feira: Unidade básica de saúde Senhor Divino
Na Terça-feira: Unidades de saúde dos bairros Flávio Garcia e Argemiro Barbosa
Na Quarta-feira: Unidades de saúde Ilda Cometki e Tótó Araújo
Na Quinta-feira: Unidade básica de saúde Dr Manoel Perez no bairro Santa Maria
Na Sexta-feira: Unidade básica de saúde Ilda Kohl
A coordenadora da vigilância pede que a população procure as unidades de saúde, se vacinem, pois um grande número de casos de influenza já foram confirmados em Coxim e as vacinas são a prevenção.
“Os números de vacinas aplicadas em Coxim não corresponde ao que esperávamos, o número de pessoas que ainda não vacinaram é muito grande como todos podem ver nos dados acima declara Jackeline , por isso estamos estendendo os horários de atendimentos nas unidades de saúde e indo até os locais de grande movimento da cidade para que possamos mudar a realidade desses números, a policlínica não atende mais no período da noite pois a procura era tão baixa que não havia como manter um prédio aberto no período noturno se não havia público para atender, só estávamos gastando água e luz finaliza Jackeline”
A coordenadora da vigilância Sanitária de Coxim finaliza convocando a população Coxinense para tomar a vacina para mudarmos a estatística em Coxim.
 

Saúde/Coxim

Parceria entre Luiz Eduardo e Gerson Claro garante novos investimentos para Coxim

A articulação política entre o presidente da Câmara Municipal de Coxim, vereador Luiz Eduardo (PP), e o deputado estadual Gerson Claro (PP) continua gerando resultados...

Parceria entre Luiz Eduardo e Gerson Claro garante novos investimentos para Coxim

3 de junho de 2026

Parceria entre Luiz Eduardo e Gerson Claro garante novos investimentos para Coxim

 

Continue Lendo...

A articulação política entre o presidente da Câmara Municipal de Coxim, vereador Luiz Eduardo (PP), e o deputado estadual Gerson Claro (PP) continua gerando resultados para o município. Em agenda realizada na última terça-feira (2), o parlamentar estadual confirmou a destinação de recursos e o avanço de importantes projetos voltados à saúde e à qualidade de vida da população coxinense.

Entre as ações anunciadas está a liberação de uma emenda parlamentar de R$ 60 mil para o fortalecimento dos serviços oferecidos pelo Centro Especializado em Reabilitação (Reabilitar). Os recursos serão utilizados na aquisição de novos equipamentos destinados às áreas de fisioterapia e fonoaudiologia, ampliando a capacidade de atendimento da unidade, especialmente para pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A iniciativa atende uma solicitação apresentada pelo vereador Luiz Eduardo e reforça o compromisso de investir em estruturas que promovam inclusão, acessibilidade e atendimento especializado para as famílias que dependem dos serviços públicos de saúde.

Outro avanço importante foi a autorização do processo licitatório para a reforma da Academia da Saúde, localizada no bairro Piracema. Com investimento previsto de R$ 100 mil, a obra permitirá melhorias na infraestrutura do espaço, oferecendo mais segurança, conforto e condições adequadas para a prática de atividades físicas e ações de promoção da saúde.

Para Luiz Eduardo, as conquistas refletem a importância do diálogo permanente entre o Legislativo municipal e os representantes de Coxim na Assembleia Legislativa.

“São investimentos que chegam para atender demandas reais da nossa população. Agradeço ao deputado Gerson Claro pela parceria e pela atenção com Coxim. Quando trabalhamos com responsabilidade e união de esforços, os resultados aparecem e beneficiam diretamente os moradores”, destacou o presidente da Câmara.

O vereador ressaltou ainda que seguirá buscando recursos e fortalecendo parcerias junto aos governos estadual e federal para viabilizar novos projetos em áreas consideradas prioritárias, como saúde, infraestrutura, assistência social e desenvolvimento urbano.

Oportunidade em Coxim

UFMS abre 40 vagas para Licenciatura em Computação no Campus de Coxim

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Especial 2026 do curso de Licenciatura em Computação,...

UFMS abre 40 vagas para Licenciatura em Computação no Campus de Coxim

3 de junho de 2026

UFMS abre 40 vagas para Licenciatura em Computação no Campus de Coxim

 

Continue Lendo...

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Especial 2026 do curso de Licenciatura em Computação, ofertado no Campus de Coxim. Ao todo, são disponibilizadas 40 vagas para ingresso no período noturno.

A oportunidade é voltada para candidatos interessados em atuar na área de tecnologia e educação, unindo conhecimentos de informática, programação e formação pedagógica para o ensino da computação.

De acordo com o edital nº 250/2026-PROGRAD/UFMS, as inscrições podem ser realizadas entre os dias 3 e 26 de junho, exclusivamente pela internet, por meio do portal de ingresso da universidade.

O curso será ofertado de forma presencial no Campus de Coxim "Otávio Gonçalves Gomes", com aulas no período noturno, possibilitando que estudantes conciliem a graduação com outras atividades durante o dia.

A Licenciatura em Computação prepara profissionais para atuar no ensino de informática e tecnologias digitais em escolas, instituições de ensino e projetos educacionais, além de abrir possibilidades de atuação em áreas relacionadas ao desenvolvimento tecnológico e inovação.

Com a crescente demanda por profissionais capacitados em tecnologia da informação e educação digital, a graduação surge como uma alternativa para quem deseja ingressar em um setor em constante expansão.

Os interessados devem acessar o portal de ingresso da UFMS e preencher o formulário eletrônico dentro do prazo estabelecido no cronograma do processo seletivo.

Informações do processo seletivo:

  • Curso: Licenciatura em Computação
  • Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Campus: Coxim
  • Vagas: 40
  • Turno: Noturno
  • Modalidade: Presencial
  • Período de inscrição: 3 a 26 de junho de 2026
  • Inscrições: 100% online
  • Portal: ingresso.ufms.br

A expectativa da universidade é ampliar o acesso ao ensino superior e contribuir para a formação de profissionais qualificados para atender às demandas crescentes das áreas de tecnologia e educação em Mato Grosso do Sul.