quinta, 04 de junho, 2026

WhatsApp

(67) 99983-4015

Coxim

A+ A-

Pela primeira vez, Câmara de Coxim terá cinco mulheres ocupando cadeiras

Icone Calendário

7 de outubro de 2024

Icone Autor

Sheila Forato / EDIÇÃOMS

Continue Lendo...

Neste último domingo (6), os eleitores de Coxim elegeram cinco mulheres para ocupar cadeiras na Câmara de Coxim. O feito é inédito, pois, até então, em 126 anos de história, o máximo que as mulheres conseguiram foi ocupar duas cadeiras.

A partir de 2025, Lourdes, Adriana, Marly, Simone e Lúcia mudam essa história. Elas ainda são minoria, porém, aumentaram consideravelmente a representatividade feminina na Câmara de Coxim.

Para muitos, a novidade foi Lourdes Assistente Social (Pode). Ela foi a mulher mais votada com 544 votos. Apesar de sua eleição ser esperada, Simone Gomes (Republicanos) também é novidade e garantiu sua cadeira com 422 votos.

Adriana Nabahn (MDB) e Marly Nogueira (PT) foram reeleitas, com 481 e 479 votos, respectivamente. A reeleição de ambas era tida como certa, devido a atuação parlamentar que tiveram ao longo dos quatro anos. Lúcia da AAVC (PP) fecha a lista de mulheres. Ela já foi vereadora, perdeu a eleição em 2020, e vai voltar a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal graças aos seus 395 votos.

A Câmara de Coxim conta com 13 vereadores. Os oito homens eleitos são: Luiz Eduardo (PP), Wiliam Meira (PSDB), Mauricio Helpis (PSDB), Abilio Vaneli (PT), Marcinho Souza (União), Ademir Peteca (Republicanos), Jeferson Aislan (Republicanos) e Johnny Gai (PP).

 

Saúde/Coxim

Parceria entre Luiz Eduardo e Gerson Claro garante novos investimentos para Coxim

A articulação política entre o presidente da Câmara Municipal de Coxim, vereador Luiz Eduardo (PP), e o deputado estadual Gerson Claro (PP) continua gerando resultados...

Parceria entre Luiz Eduardo e Gerson Claro garante novos investimentos para Coxim

3 de junho de 2026

Parceria entre Luiz Eduardo e Gerson Claro garante novos investimentos para Coxim

 

Continue Lendo...

A articulação política entre o presidente da Câmara Municipal de Coxim, vereador Luiz Eduardo (PP), e o deputado estadual Gerson Claro (PP) continua gerando resultados para o município. Em agenda realizada na última terça-feira (2), o parlamentar estadual confirmou a destinação de recursos e o avanço de importantes projetos voltados à saúde e à qualidade de vida da população coxinense.

Entre as ações anunciadas está a liberação de uma emenda parlamentar de R$ 60 mil para o fortalecimento dos serviços oferecidos pelo Centro Especializado em Reabilitação (Reabilitar). Os recursos serão utilizados na aquisição de novos equipamentos destinados às áreas de fisioterapia e fonoaudiologia, ampliando a capacidade de atendimento da unidade, especialmente para pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A iniciativa atende uma solicitação apresentada pelo vereador Luiz Eduardo e reforça o compromisso de investir em estruturas que promovam inclusão, acessibilidade e atendimento especializado para as famílias que dependem dos serviços públicos de saúde.

Outro avanço importante foi a autorização do processo licitatório para a reforma da Academia da Saúde, localizada no bairro Piracema. Com investimento previsto de R$ 100 mil, a obra permitirá melhorias na infraestrutura do espaço, oferecendo mais segurança, conforto e condições adequadas para a prática de atividades físicas e ações de promoção da saúde.

Para Luiz Eduardo, as conquistas refletem a importância do diálogo permanente entre o Legislativo municipal e os representantes de Coxim na Assembleia Legislativa.

“São investimentos que chegam para atender demandas reais da nossa população. Agradeço ao deputado Gerson Claro pela parceria e pela atenção com Coxim. Quando trabalhamos com responsabilidade e união de esforços, os resultados aparecem e beneficiam diretamente os moradores”, destacou o presidente da Câmara.

O vereador ressaltou ainda que seguirá buscando recursos e fortalecendo parcerias junto aos governos estadual e federal para viabilizar novos projetos em áreas consideradas prioritárias, como saúde, infraestrutura, assistência social e desenvolvimento urbano.

Oportunidade em Coxim

UFMS abre 40 vagas para Licenciatura em Computação no Campus de Coxim

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Especial 2026 do curso de Licenciatura em Computação,...

UFMS abre 40 vagas para Licenciatura em Computação no Campus de Coxim

3 de junho de 2026

UFMS abre 40 vagas para Licenciatura em Computação no Campus de Coxim

 

Continue Lendo...

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Especial 2026 do curso de Licenciatura em Computação, ofertado no Campus de Coxim. Ao todo, são disponibilizadas 40 vagas para ingresso no período noturno.

A oportunidade é voltada para candidatos interessados em atuar na área de tecnologia e educação, unindo conhecimentos de informática, programação e formação pedagógica para o ensino da computação.

De acordo com o edital nº 250/2026-PROGRAD/UFMS, as inscrições podem ser realizadas entre os dias 3 e 26 de junho, exclusivamente pela internet, por meio do portal de ingresso da universidade.

O curso será ofertado de forma presencial no Campus de Coxim "Otávio Gonçalves Gomes", com aulas no período noturno, possibilitando que estudantes conciliem a graduação com outras atividades durante o dia.

A Licenciatura em Computação prepara profissionais para atuar no ensino de informática e tecnologias digitais em escolas, instituições de ensino e projetos educacionais, além de abrir possibilidades de atuação em áreas relacionadas ao desenvolvimento tecnológico e inovação.

Com a crescente demanda por profissionais capacitados em tecnologia da informação e educação digital, a graduação surge como uma alternativa para quem deseja ingressar em um setor em constante expansão.

Os interessados devem acessar o portal de ingresso da UFMS e preencher o formulário eletrônico dentro do prazo estabelecido no cronograma do processo seletivo.

Informações do processo seletivo:

  • Curso: Licenciatura em Computação
  • Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Campus: Coxim
  • Vagas: 40
  • Turno: Noturno
  • Modalidade: Presencial
  • Período de inscrição: 3 a 26 de junho de 2026
  • Inscrições: 100% online
  • Portal: ingresso.ufms.br

A expectativa da universidade é ampliar o acesso ao ensino superior e contribuir para a formação de profissionais qualificados para atender às demandas crescentes das áreas de tecnologia e educação em Mato Grosso do Sul.