quinta, 04 de junho, 2026
(67) 99983-4015
Coxim
A divulgação dos números integra as ações da campanha do 18 de maio Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes
17 de maio de 2024
Glenda Melo (Diário do Estado)
O dia 18 de maio foi instituído, pela Lei Federal nº 14.432, de 3 de agosto de 2022, como o mês dedicado à conscientização em relação ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil.
A cada 15 minutos, 1 criança sofre violência sexual no Brasil.
Ainda há uma subnotificação muito grande no Brasil em relação aos crimes de abuso sexual contra crianças e adolescentes, precisamos cada vez mais fortalecer os canais de denúncia.
O Disque 100 (Disque Direitos Humanos) registrou mais de 17 mil violações sexuais contra crianças e adolescentes de janeiro a abril deste ano. Nos quatro primeiros meses de 2023 foram registradas, ao todo, 69,3 mil denúncias e 397 mil violações de direitos humanos de crianças e adolescentes, das quais 9,5 mil denúncias e 17,5 mil violações envolvem violências sexuais físicas, abuso, estupro e exploração sexual e psíquicas.
A divulgação dos números integra as ações da campanha do 18 de maio Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). O objetivo da iniciativa é promover a data e sensibilizar a sociedade para ações preventivas e pedagógicas.
Secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente interina, Maria Luiza Oliveira ressalta a importância da iniciativa para mudar essa realidade em todo o país. “É preciso dar visibilidade a este grave problema que afeta crianças e adolescentes e sensibilizar a sociedade quanto à prevenção e ao enfrentamento às violações. É inadmissível que ainda ocorram abusos, exploração sexual, estupros. Crianças e adolescentes devem ser protegidos. É dever da família, do Estado e da sociedade zelar por isso. Temos este compromisso”, afirma.
As idades mais atingidas pelas violações foram 7, 10 e 5 anos, sendo que a maior parte desses casos ocorrem na casa onde residem a vítima e o suspeito. Somente nesse cenário, foram 15,4 mil violações e mais de 2,6 mil denúncias, em seguida, aparece a casa da vítima, com 6,3 mil violações e 1,2 mil denúncia, lembrando que grande parte dos casos acontecem por pessoas que frequentam as casas das vítimas, como parentes e amigos.
Pensando em orientar e debater sobre esse tema acontece em Coxim no próximo dia (17), sexta-feira na igreja Adna Assembleia de Deus Nova Aliança às 13:00 horas um encontro com apresentações culturais com os jovens do Projeto Garoto Cidadão.
Toda sociedade Coxinense está convidada para fazer parte deste momento de conscientização e discussão pertinentes para entender como ajudar vítimas de abusos e também para que seja formada uma rede de apoio para combater esse mal.
Tempo em Coxim
Os moradores de Coxim terão um feriado de Corpus Christi marcado por tempo estável, temperaturas agradáveis nas primeiras horas do dia e calor durante a tarde. A...
4 de junho de 2026
Os moradores de Coxim terão um feriado de Corpus Christi marcado por tempo estável, temperaturas agradáveis nas primeiras horas do dia e calor durante a tarde. A previsão meteorológica aponta predomínio de sol e ausência de chuva, cenário que deve favorecer tanto as celebrações religiosas quanto as atividades de lazer ao ar livre.
A quinta-feira começa com temperaturas mais amenas, típicas das manhãs de junho na região norte de Mato Grosso do Sul. No entanto, ao longo do dia, os termômetros sobem gradativamente e podem se aproximar dos 30°C, garantindo uma tarde de clima quente e seco.
As condições atmosféricas seguem influenciadas por uma massa de ar seco que atua sobre grande parte do Estado, reduzindo a formação de nuvens de chuva e mantendo o céu com poucas nuvens durante praticamente todo o dia. A baixa umidade relativa do ar também exige atenção da população, principalmente nos períodos mais quentes.
Especialistas recomendam reforçar a hidratação, consumir bastante água e evitar exposição prolongada ao sol entre o final da manhã e o início da tarde. O uso de protetor solar e roupas leves também ajuda a minimizar os efeitos do calor e do tempo seco.
Para quem pretende participar das tradicionais celebrações de Corpus Christi, a previsão é considerada favorável. As procissões, missas e demais atividades religiosas devem ocorrer sem interferência das condições climáticas, proporcionando maior conforto aos fiéis.
A tendência é que o tempo firme permaneça nos próximos dias, sem indicativos de mudanças significativas no cenário meteorológico para a região de Coxim. Com isso, moradores e visitantes poderão aproveitar o feriado prolongado com tranquilidade, seja em compromissos religiosos, encontros familiares ou momentos de lazer ao ar livre.
Saúde/Coxim
A articulação política entre o presidente da Câmara Municipal de Coxim, vereador Luiz Eduardo (PP), e o deputado estadual Gerson Claro (PP) continua gerando resultados...
3 de junho de 2026
A articulação política entre o presidente da Câmara Municipal de Coxim, vereador Luiz Eduardo (PP), e o deputado estadual Gerson Claro (PP) continua gerando resultados para o município. Em agenda realizada na última terça-feira (2), o parlamentar estadual confirmou a destinação de recursos e o avanço de importantes projetos voltados à saúde e à qualidade de vida da população coxinense.
Entre as ações anunciadas está a liberação de uma emenda parlamentar de R$ 60 mil para o fortalecimento dos serviços oferecidos pelo Centro Especializado em Reabilitação (Reabilitar). Os recursos serão utilizados na aquisição de novos equipamentos destinados às áreas de fisioterapia e fonoaudiologia, ampliando a capacidade de atendimento da unidade, especialmente para pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A iniciativa atende uma solicitação apresentada pelo vereador Luiz Eduardo e reforça o compromisso de investir em estruturas que promovam inclusão, acessibilidade e atendimento especializado para as famílias que dependem dos serviços públicos de saúde.
Outro avanço importante foi a autorização do processo licitatório para a reforma da Academia da Saúde, localizada no bairro Piracema. Com investimento previsto de R$ 100 mil, a obra permitirá melhorias na infraestrutura do espaço, oferecendo mais segurança, conforto e condições adequadas para a prática de atividades físicas e ações de promoção da saúde.
Para Luiz Eduardo, as conquistas refletem a importância do diálogo permanente entre o Legislativo municipal e os representantes de Coxim na Assembleia Legislativa.
“São investimentos que chegam para atender demandas reais da nossa população. Agradeço ao deputado Gerson Claro pela parceria e pela atenção com Coxim. Quando trabalhamos com responsabilidade e união de esforços, os resultados aparecem e beneficiam diretamente os moradores”, destacou o presidente da Câmara.
O vereador ressaltou ainda que seguirá buscando recursos e fortalecendo parcerias junto aos governos estadual e federal para viabilizar novos projetos em áreas consideradas prioritárias, como saúde, infraestrutura, assistência social e desenvolvimento urbano.