sexta, 26 de junho, 2026

WhatsApp

(67) 99983-4015

Comunicado

A+ A-

Brasil em campo deve esvaziar Coxim na segunda-feira; prefeitura terá expediente especial

Icone Calendário

26 de junho de 2026

Icone Autor

Glenda Melo

Continue Lendo...

A próxima segunda-feira (29) será marcada por uma mudança na rotina dos coxinenses. Com a Seleção Brasileira entrando em campo contra o Japão, às 14h (horário de Brasília), pela Copa do Mundo de 2026, a Prefeitura de Coxim adotará expediente especial, e a expectativa é de que a cidade fique com ruas mais tranquilas e movimento reduzido durante a tarde.

O prefeito Edilson Magro assinou o Decreto nº 320/2026, determinando que todas as repartições públicas municipais funcionem em turno único, das 7h às 12h. A medida foi adotada para permitir que servidores e a população possam acompanhar a partida da equipe brasileira.

Quem precisar de atendimento nos órgãos municipais deverá se programar para comparecer durante a manhã, já que os serviços administrativos serão encerrados ao meio-dia. O atendimento normal será retomado na terça-feira (30).

Apesar da alteração no expediente, a administração municipal reforçou que os serviços considerados essenciais continuarão funcionando normalmente. As áreas de urgência e emergência na saúde, coleta de lixo e segurança pública permanecerão em atividade por meio de escalas organizadas por cada secretaria responsável, garantindo que a população não fique sem assistência.

Além das repartições públicas, a expectativa é de que o clima da Copa do Mundo transforme a rotina da cidade. Tradicionalmente, em dias de jogos da Seleção Brasileira, muitos estabelecimentos comerciais ajustam seus horários de funcionamento, empresas liberam funcionários mais cedo e famílias se reúnem para acompanhar a partida.

Com isso, a previsão é de que Coxim tenha uma tarde atípica, com menor circulação de veículos, redução no fluxo de pessoas pelas ruas e concentração de torcedores em residências, bares e outros pontos de transmissão do jogo.

A mobilização demonstra que, mesmo com a rotina administrativa adaptada, os serviços essenciais seguem preservados, enquanto o município se prepara para viver mais um capítulo da paixão nacional pelo futebol, na expectativa de ver o Brasil avançar na Copa do Mundo.

 

Saneamento

Coxim amplia investimentos em saneamento e dá mais um passo rumo ao desenvolvimento urbano

Coxim vive um importante momento de transformação em sua infraestrutura de saneamento básico. Com um amplo pacote de investimentos, o município está passando por...

Coxim amplia investimentos em saneamento e dá mais um passo rumo ao desenvolvimento urbano

26 de junho de 2026

Coxim amplia investimentos em saneamento e dá mais um passo rumo ao desenvolvimento urbano

 

Continue Lendo...

Coxim vive um importante momento de transformação em sua infraestrutura de saneamento básico. Com um amplo pacote de investimentos, o município está passando por uma significativa expansão da rede de esgotamento sanitário, uma iniciativa que promete elevar a qualidade de vida da população, fortalecer a saúde pública e preparar a cidade para um crescimento cada vez mais sustentável.

As obras em andamento representam um investimento superior a R$ 26 milhões, contemplando a implantação de mais de 60 quilômetros de novas redes coletoras de esgoto, além da instalação de 3.833 novas ligações domiciliares e da construção de duas Estações Elevatórias de Esgoto, estruturas fundamentais para garantir o funcionamento eficiente de todo o sistema.

Com a conclusão dos trabalhos, a cobertura da rede de esgoto em Coxim deverá saltar de 22% para aproximadamente 60%, ampliando o acesso ao serviço para milhares de moradores e reduzindo impactos ambientais causados pelo descarte inadequado de resíduos.

Entre os bairros beneficiados estão Santa Maria, Jardim Novo Mato Grosso, Senhor Divino, Jardim Europa, Vila Bela, Jorge Ritt, Olívio Kool e Residencial Taquari, regiões que passarão a contar com uma infraestrutura moderna e preparada para atender às demandas atuais e futuras da população.

Os investimentos não se limitam apenas ao sistema de esgotamento sanitário. Neste ano, também foi concluída a construção de um novo reservatório de água, reforçando a capacidade de abastecimento do município e proporcionando mais segurança e confiabilidade no fornecimento de água tratada para os moradores.

Muito além das obras, o avanço do saneamento representa um investimento direto na saúde coletiva. A ampliação da coleta e do tratamento de esgoto contribui para a prevenção de doenças, preserva os recursos hídricos, valoriza os imóveis, protege o meio ambiente e cria condições mais favoráveis para o desenvolvimento econômico e social da cidade.

Com ações estruturantes como essa, Coxim consolida um importante avanço em sua infraestrutura urbana, construindo uma cidade mais preparada para o futuro, com melhores condições de vida para sua população e um compromisso cada vez maior com o desenvolvimento sustentável.

Tempo em Coxim

Frio dá trégua e Coxim terá mudança brusca no tempo nesta sexta; tarde pode registrar mais de 30°C

Depois de dias em que os coxinenses precisaram tirar os casacos do armário para enfrentar uma das ondas de frio mais intensas do ano, a sexta-feira (26) marca uma mudança...

Frio dá trégua e Coxim terá mudança brusca no tempo nesta sexta; tarde pode registrar mais de 30°C

26 de junho de 2026

Frio dá trégua e Coxim terá mudança brusca no tempo nesta sexta; tarde pode registrar mais de 30°C

 

Continue Lendo...

Depois de dias em que os coxinenses precisaram tirar os casacos do armário para enfrentar uma das ondas de frio mais intensas do ano, a sexta-feira (26) marca uma mudança significativa no clima em Coxim. O frio ainda será sentido nas primeiras horas do dia, mas a sensação será completamente diferente durante a tarde.

A previsão aponta para uma grande amplitude térmica, fenômeno típico do inverno em Mato Grosso do Sul. A manhã começa com temperaturas amenas e clima agradável, porém, com o predomínio do sol e a atuação de uma massa de ar seco, os termômetros sobem rapidamente, podendo ultrapassar os 30°C ao longo da tarde.

Essa mudança acontece após a passagem da forte massa de ar polar que derrubou as temperaturas em diversas cidades do Estado. Agora, o sistema perde intensidade, permitindo que o calor volte a predominar durante o período da tarde, embora as noites e madrugadas continuem mais frias.

Além da elevação das temperaturas, a sexta-feira deve ser marcada por céu aberto, baixa umidade relativa do ar nas horas mais quentes e ausência de chuva, cenário que exige atenção com a hidratação, principalmente para crianças, idosos e pessoas que trabalham ao ar livre.

A expectativa é que esse padrão continue durante o fim de semana, com tardes cada vez mais quentes e manhãs ainda agradáveis, reforçando o típico comportamento do inverno sul-mato-grossense: frio ao amanhecer e calor poucas horas depois.

Para os moradores de Coxim, a recomendação é sair de casa preparado para enfrentar duas estações em um único dia: casaco pela manhã e roupas leves durante a tarde.