sexta, 26 de junho, 2026
(67) 99983-4015
Depois de dias em que os coxinenses precisaram tirar os casacos do armário para enfrentar uma das ondas de frio mais intensas do ano, a sexta-feira (26) marca uma mudança significativa no clima em Coxim. O frio ainda será sentido nas primeiras horas do dia, mas a sensação será completamente diferente durante a tarde.
A previsão aponta para uma grande amplitude térmica, fenômeno típico do inverno em Mato Grosso do Sul. A manhã começa com temperaturas amenas e clima agradável, porém, com o predomínio do sol e a atuação de uma massa de ar seco, os termômetros sobem rapidamente, podendo ultrapassar os 30°C ao longo da tarde.
Essa mudança acontece após a passagem da forte massa de ar polar que derrubou as temperaturas em diversas cidades do Estado. Agora, o sistema perde intensidade, permitindo que o calor volte a predominar durante o período da tarde, embora as noites e madrugadas continuem mais frias.
Além da elevação das temperaturas, a sexta-feira deve ser marcada por céu aberto, baixa umidade relativa do ar nas horas mais quentes e ausência de chuva, cenário que exige atenção com a hidratação, principalmente para crianças, idosos e pessoas que trabalham ao ar livre.
A expectativa é que esse padrão continue durante o fim de semana, com tardes cada vez mais quentes e manhãs ainda agradáveis, reforçando o típico comportamento do inverno sul-mato-grossense: frio ao amanhecer e calor poucas horas depois.
Para os moradores de Coxim, a recomendação é sair de casa preparado para enfrentar duas estações em um único dia: casaco pela manhã e roupas leves durante a tarde.
Saneamento
Coxim vive um importante momento de transformação em sua infraestrutura de saneamento básico. Com um amplo pacote de investimentos, o município está passando por...
26 de junho de 2026
Coxim vive um importante momento de transformação em sua infraestrutura de saneamento básico. Com um amplo pacote de investimentos, o município está passando por uma significativa expansão da rede de esgotamento sanitário, uma iniciativa que promete elevar a qualidade de vida da população, fortalecer a saúde pública e preparar a cidade para um crescimento cada vez mais sustentável.
As obras em andamento representam um investimento superior a R$ 26 milhões, contemplando a implantação de mais de 60 quilômetros de novas redes coletoras de esgoto, além da instalação de 3.833 novas ligações domiciliares e da construção de duas Estações Elevatórias de Esgoto, estruturas fundamentais para garantir o funcionamento eficiente de todo o sistema.
Com a conclusão dos trabalhos, a cobertura da rede de esgoto em Coxim deverá saltar de 22% para aproximadamente 60%, ampliando o acesso ao serviço para milhares de moradores e reduzindo impactos ambientais causados pelo descarte inadequado de resíduos.
Entre os bairros beneficiados estão Santa Maria, Jardim Novo Mato Grosso, Senhor Divino, Jardim Europa, Vila Bela, Jorge Ritt, Olívio Kool e Residencial Taquari, regiões que passarão a contar com uma infraestrutura moderna e preparada para atender às demandas atuais e futuras da população.
Os investimentos não se limitam apenas ao sistema de esgotamento sanitário. Neste ano, também foi concluída a construção de um novo reservatório de água, reforçando a capacidade de abastecimento do município e proporcionando mais segurança e confiabilidade no fornecimento de água tratada para os moradores.
Muito além das obras, o avanço do saneamento representa um investimento direto na saúde coletiva. A ampliação da coleta e do tratamento de esgoto contribui para a prevenção de doenças, preserva os recursos hídricos, valoriza os imóveis, protege o meio ambiente e cria condições mais favoráveis para o desenvolvimento econômico e social da cidade.
Com ações estruturantes como essa, Coxim consolida um importante avanço em sua infraestrutura urbana, construindo uma cidade mais preparada para o futuro, com melhores condições de vida para sua população e um compromisso cada vez maior com o desenvolvimento sustentável.
Quando o frio castiga, a solidariedade salva
Enquanto muitas famílias encontram abrigo para enfrentar as noites geladas, outras ainda vivem sob o céu aberto, enfrentando o frio, a chuva e a incerteza de um novo amanhecer. Em...
26 de junho de 2026
Enquanto muitas famílias encontram abrigo para enfrentar as noites geladas, outras ainda vivem sob o céu aberto, enfrentando o frio, a chuva e a incerteza de um novo amanhecer. Em Coxim, uma ação da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social e da equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), busca transformar essa realidade e garantir que ninguém enfrente sozinho as baixas temperaturas.
Com a chegada do inverno e a intensificação das frentes frias que atingem Mato Grosso do Sul, o cenário se torna ainda mais desafiador para quem vive em situação de rua ou está em trânsito pelo município. As temperaturas baixas aumentam os riscos à saúde e podem colocar vidas em perigo, especialmente durante a madrugada.
Pensando nisso, a Prefeitura de Coxim reforçou o atendimento na Casa de Passagem, espaço preparado para acolher temporariamente pessoas em situação de vulnerabilidade social, oferecendo muito mais do que um local para dormir.
No espaço, os acolhidos encontram proteção contra o frio e a chuva, alimentação diária, ambiente limpo e seguro para descanso, condições adequadas de higiene e, principalmente, atendimento humanizado realizado por profissionais preparados para ouvir, orientar e contribuir para que cada pessoa possa reconstruir sua trajetória com dignidade.
A iniciativa demonstra que a assistência social vai muito além da oferta de serviços. Ela representa cuidado, respeito e a certeza de que cada vida importa.
As baixas temperaturas registradas nos últimos dias acendem um alerta para toda a população. Para quem possui uma casa, um cobertor e uma refeição quente, o inverno pode representar apenas uma estação do ano. Mas para quem vive nas ruas, cada noite fria significa uma luta pela sobrevivência.
É justamente nesse momento que a solidariedade faz toda a diferença.
A Prefeitura de Coxim e o CREAS destacam que a população também pode ser protagonista dessa corrente do bem. Sempre que alguém encontrar uma pessoa em situação de vulnerabilidade, a orientação é acionar imediatamente os serviços de assistência social, permitindo que as equipes realizem a abordagem e ofereçam acolhimento de forma segura e respeitosa.
Mais do que oferecer abrigo, a Casa de Passagem representa uma oportunidade de recomeço. Cada atendimento realizado significa a chance de retirar alguém do frio, da fome e do abandono, ainda que temporariamente.
Em tempos em que as temperaturas caem, cresce também a necessidade de fortalecer os laços de solidariedade. Um telefonema, uma informação repassada ou uma orientação podem ser suficientes para salvar uma vida.
A administração municipal reforça que cuidar das pessoas mais vulneráveis é uma responsabilidade compartilhada entre o poder público e toda a sociedade.
A Casa de Passagem está localizada na Rua Amapá, nº 11, no Bairro Altos do São Pedro, acima da Rodoviária de Coxim.
Os contatos para informações ou acionamento das equipes são:
Com o compromisso de que nenhuma pessoa seja esquecida durante este período de frio intenso, a Prefeitura de Coxim e o CREAS reforçam um importante convite à comunidade: olhar para o próximo com empatia. Porque, quando a solidariedade aquece os corações, o frio perde força e a esperança encontra espaço para renascer.