quinta, 04 de junho, 2026
(67) 99983-4015
Concursos
Na edição de ontem (10.03) do Diário Oficial do Estado, o Governo tornou público novos editais referentes aos Concursos da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
11 de março de 2020
MS.Gov
Na edição de ontem (10.03) do Diário Oficial do Estado, o Governo tornou público novos editais referentes aos Concursos da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Em relação a Polícia Civil, foram publicadas convocações de candidatos para realizarem a matrícula no Curso de Formação Policial – funções de Escrivão de Polícia Judiciária e de Investigador de Polícia Judiciária.
O primeiro edital traz a convocação em terceira chamada, visando a substituição de candidatos ausentes e desistentes dos grupos anteriores e o outro documento com nomes para fim de regularização.
Também foram divulgadas as matrículas deferidas, os candidatos ausentes, bem como, os candidatos que assinaram o termo de opção e desistência de vaga no Curso de Formação Policial.
Polícia Militar
A partir da página 48, constam listas de candidatos que obtiveram deferimento, deferimento por determinação judicial, indeferimento e revogação de suas matrículas, bem como, os ausentes e desistentes para o Curso de Formação de Soldados da PM.
Os candidatos inconformados com o resultado poderão interpor recurso administrativo, no período entre às 08h do dia 10 de março às 08h do dia 11 de março, conforme Formulário de Recurso disponibilizado.
Corpo de Bombeiros
Ainda na edição de hoje, foram veiculados os seguintes editais: convocações para o Curso de Formação de Soldados e de Oficiais Especialistas; deferimento e indeferimento de matrículas nos Curso de Formação de Soldados e de Oficiais Especialistas.
Para conferir os editais completos com data de realização de matrícula, o horário de fechamento dos portões e os locais onde os candidatos devem comparecer, acesse a edição nº 10.110 do Diário Oficial do Estado.
http://www.spdo.ms.gov.br/diariodoe/Index/Download/DO10110_10_03_2020
Concurso MS
Em mais um passo voltado ao fortalecimento da educação pública, o governo de Mato Grosso do Sul confirmou a abertura de um novo concurso público para a...
4 de maio de 2026
Em mais um passo voltado ao fortalecimento da educação pública, o governo de Mato Grosso do Sul confirmou a abertura de um novo concurso público para a contratação de 2 mil professores que irão atuar na Rede Estadual de Ensino. A medida foi oficializada na manhã de hoje (4) pelo governador Eduardo Riedel, após diálogo com representantes da categoria.
A decisão foi construída em conjunto com a Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul, durante reunião realizada na Governadoria. Também participaram do encontro os secretários estaduais Hélio Daher e Roberto Gurgel.
De acordo com o governador, a iniciativa reforça a valorização dos profissionais da educação e busca melhorar ainda mais os indicadores educacionais do Estado. Ele destacou que o diálogo constante com os educadores foi essencial para a construção da proposta.
A presidente da Fetems, Deumeires Batista de Souza, avaliou a autorização como uma conquista importante para a categoria. Segundo ela, o número de vagas atende à demanda atual da rede e representa avanço nas reivindicações dos professores, especialmente para a educação básica e o ensino médio.
Outro ponto destacado foi o histórico recente de contratações. No último concurso, embora tenham sido abertas pouco mais de 700 vagas, o governo acabou convocando mais de 1.300 aprovados. Ainda existe, segundo a entidade, a expectativa de novas chamadas de candidatos que permanecem na lista de espera.
O novo certame também trará mudanças no formato. Conforme explicou o secretário de Educação, a seleção terá abrangência estadual, permitindo que os candidatos concorram a vagas em diferentes municípios, conforme suas preferências. A proposta busca dar mais flexibilidade aos professores e atender melhor às necessidades da rede.
Com a autorização formalizada, o próximo passo será a elaboração do cronograma por parte da Secretaria de Administração, que ficará responsável por organizar as etapas do concurso, incluindo a publicação do edital e definição das datas
Concurso ALMS
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul anunciou mudanças no edital do seu segundo concurso público voltado ao preenchimento de cargos efetivos e formação de...
4 de mar�o de 2026
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul anunciou mudanças no edital do seu segundo concurso público voltado ao preenchimento de cargos efetivos e formação de cadastro reserva. As atualizações foram oficializadas por meio de publicação no Diário Oficial do Parlamento.
As modificações tratam principalmente da redistribuição de vagas e do detalhamento das regras de convocação dos candidatos aprovados pelas modalidades de cotas, garantindo o cumprimento da legislação vigente.
No cargo de Técnico Legislativo, na função de Polícia Legislativa, permanecem previstas seis vagas imediatas, além da formação de cadastro reserva. Do total, quatro são destinadas à ampla concorrência, uma para pessoa com deficiência e uma para candidato negro.
Com a retificação, candidatos indígenas passam a compor inicialmente o cadastro reserva, podendo ser convocados conforme surgirem novas vagas dentro do prazo de validade do certame.
O novo texto esclarece a ordem de chamamento para assegurar a proporcionalidade prevista em lei. Para candidatos com deficiência, a primeira convocação ocorrerá na quinta vaga aberta, seguindo posteriormente em outras posições pré-definidas ao longo do preenchimento.
No caso dos candidatos negros, o primeiro chamamento está previsto para a terceira vaga aberta, com novas convocações em intervalos estabelecidos no edital.
Já para candidatos indígenas, a possibilidade de convocação começa a partir da décima vaga aberta, com previsões adicionais em posições posteriores, conforme a abertura de novas oportunidades.
O documento também reforça que, caso o candidato aprovado por cota alcance classificação suficiente na lista geral, a nomeação ocorrerá pela ampla concorrência, prevalecendo sempre a melhor posição obtida.
Segundo a publicação, as alterações passam a integrar oficialmente o edital, enquanto os demais itens seguem inalterados. A medida busca garantir maior clareza nas regras e segurança jurídica aos candidatos que participam do processo seletivo.
O concurso segue como uma das oportunidades mais aguardadas no Estado, atraindo candidatos interessados em integrar o quadro efetivo do Legislativo sul-mato-grossense.