quinta, 04 de junho, 2026
(67) 99983-4015
O Ministério da Educação (MEC) divulgou o edital oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026. Considerado a principal porta de entrada para universidades públicas e programas de acesso ao ensino superior no Brasil, o exame terá inscrições abertas entre os dias 25 de maio e 5 de junho.
As provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 8 e 15 de novembro, mantendo o formato adotado nas últimas edições do exame.
Neste ano, a taxa de inscrição será de R$ 85 para os candidatos que não possuem direito à isenção. O pagamento deverá ser realizado dentro do prazo estabelecido pelo edital para garantir a confirmação da participação.
Uma das novidades da edição 2026 é a possibilidade de inscrição automática para estudantes concluintes do Ensino Médio da rede pública. Mesmo assim, os alunos precisarão acessar a Página do Participante para confirmar os dados cadastrais e escolher a língua estrangeira da prova, podendo optar entre inglês ou espanhol.
Os candidatos que conseguiram isenção da taxa também devem realizar a inscrição normalmente dentro do período informado pelo MEC.
No primeiro domingo, 8 de novembro, os participantes responderão:
Já no segundo domingo, 15 de novembro, serão aplicadas:
Conforme o edital, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. As provas terão início às 13h30.
No primeiro dia, o exame termina às 19h. Já no segundo domingo, o encerramento acontece às 18h30.
O Enem é utilizado como critério de seleção para universidades públicas por meio do Sisu, além de garantir acesso a programas como Prouni e Fies. Em Mato Grosso do Sul, milhares de estudantes devem participar da edição 2026 em busca de uma vaga no ensino superior.
Saúde
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a retirada do mercado de um lote específico de água mineral natural sem gás da marca Crystal...
3 de junho de 2026
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a retirada do mercado de um lote específico de água mineral natural sem gás da marca Crystal após a detecção de contaminação microbiológica durante análises realizadas por órgãos de vigilância sanitária.
A medida inclui a suspensão imediata da venda, distribuição e consumo dos produtos pertencentes ao lote identificado como LZ1 VAL200127 3 P 200126. A decisão foi adotada depois que exames laboratoriais confirmaram a presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa, microrganismo que pode representar riscos à saúde, especialmente para pessoas com imunidade comprometida.
O lote foi produzido pela empresa Mineração Bom Jesus Ltda., localizada em Luziânia, Goiás, e corresponde a mais de 374 mil garrafas de 500 mililitros fabricadas em janeiro deste ano. A validade dos produtos se estende até janeiro de 2027.
Segundo informações divulgadas pela fabricante, a maior parte das unidades foi distribuída para o Distrito Federal. O restante foi encaminhado para municípios de Goiás, São Paulo e Tocantins.
A contaminação foi descoberta durante uma fiscalização de rotina realizada pela Vigilância Sanitária do Distrito Federal. Após a confirmação do resultado, o lote foi interditado preventivamente e o caso comunicado à Anvisa, que acompanhou a adoção das medidas de recolhimento.
Até o momento, não foram registrados relatos de consumidores sobre problemas relacionados ao consumo da água pertencente ao lote afetado. Mesmo assim, as autoridades sanitárias orientam que qualquer pessoa que tenha adquirido o produto verifique atentamente as informações impressas no rótulo.
A recomendação é que as unidades identificadas com o lote recolhido não sejam consumidas. Os consumidores devem aguardar as orientações da fabricante para realizar a devolução do produto e solicitar eventual ressarcimento.
A Anvisa reforça que o monitoramento constante da qualidade dos alimentos e bebidas comercializados no país é fundamental para garantir a segurança dos consumidores e evitar riscos à saúde pública.
Documento
Os brasileiros que possuem a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) passaram a contar com mais praticidade para viajar pela América do Sul. O documento já pode ser utilizado como...
2 de junho de 2026
Os brasileiros que possuem a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) passaram a contar com mais praticidade para viajar pela América do Sul. O documento já pode ser utilizado como identificação oficial para ingresso em diversos países da região, dispensando a apresentação de passaporte em viagens de turismo de curta duração.
A medida reforça os acordos de integração firmados entre os países do Mercosul e nações associadas, que permitem a circulação de cidadãos mediante a apresentação de um documento de identidade válido e reconhecido pelas autoridades migratórias.
A CIN substitui gradualmente o antigo Registro Geral (RG) e traz como principal inovação a utilização do CPF como número único de identificação em todo o território nacional. O documento também possui recursos modernos de segurança, incluindo versão digital e mecanismos que dificultam fraudes.
Com a adoção da nova carteira, os viajantes brasileiros podem utilizar o documento para entrar em países sul-americanos que aceitam a identificação civil em substituição ao passaporte, tornando os deslocamentos mais simples e acessíveis.
Especialistas orientam que os viajantes verifiquem previamente as exigências específicas do país de destino, além de conferir se o documento está em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade estabelecido para a faixa etária do titular.
A expectativa do governo federal é ampliar gradativamente a emissão da Carteira de Identidade Nacional, promovendo a unificação dos cadastros e facilitando o acesso dos cidadãos a serviços públicos e viagens internacionais dentro dos países que mantêm acordos com o Brasil.