quinta, 04 de junho, 2026
(67) 99983-4015
Assembleia Legislativa
A ideia é criar um ambiente saboroso e educacional, permitindo que os consumidores se envolvam com a mensagem e façam conscientes e saudáveis.
31 de agosto de 2024
Heloíse Gimenes /ALEMS
O envolvimento dos consumidores na Semana do Pescado tem crescido a cada ano e despertado a consciência sobre o valor nutricional dos peixes. Encorajada pelo sucesso da campanha, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) abriu as portas do Plenário Júlio Maia, na manhã da última sexta-feira (30), para o lançamento da 21ª edição no Estado.
Entre os dias 1º e 15 de setembro, varejistas de peixes, grandes marcas, restaurantes e redes de alimentos realizam uma série de eventos, promoções e sessões de degustação. A ideia é criar um ambiente saboroso e educacional, permitindo que os consumidores se envolvam com a mensagem e façam conscientes e saudáveis.
“Em todas as outras edições, tivemos um aumento significativo do consumo da carne do peixe. Neste ano, o grande diferencial são as grandes ações conjuntas com vários segmentos, fomentando o aumento da produção de pescado e o incentivando o consumo, seja na merenda escolar, nos restaurantes e nas mesas dos sul-mato-grossenses. Ao longo da campanha, educaremos os consumidores de que o pescado é uma proteína magra com importantes benefícios à saúde”, afirmou Marcelo Heitor Silvestre dos Santos, superintendente federal de Pesca e Aquicultura no Estado.
Segundo Heitor, a campanha pretende atrair a atenção pública para a importância da boa qualidade e sustentabilidade dos produtos. “Queremos impulsionar padrões sustentáveis e responsáveis, incluindo o consumo oriundo da pesca e aquicultura”, falou. O pescado tem muito a crescer. Mato Grosso do Sul responde por 1,34% da receita brasileira com exportações de carne de tilápia e ocupa o 4° lugar no ranking nacional das exportações da carne.
Para atrair investimentos no setor, o Governo do Estado criou o Subprograma Peixe Vida, voltado para estimular os produtores a explorar de forma sustentável a atividade de produção de peixes, por meio do cadastramento de piscicultores com vistas ao benefício de incentivo fiscal. Hoje, estão cadastrados 79 produtores e credenciadas quatro indústrias credenciadas.
Conforme a professora Daniele Menezes Albuquerque, são elevadas as perspectivas sobre a produção em Mato Grosso do Sul, que atualmente está próxima de 35 mil toneladas de peixes ao ano. “Somos um dos maiores exportadores de tilápia do Brasil. Somos os maiores produtores de peixes nativos do país, temos como destaque o dourado, a curimba, lambari, entre outros. Na região pantaneira, temos como destaque a produção de jacaré, uma carne exótica, de qualidade, com valor biológico altíssimo”, ressaltou.
Além de saudável, a carne do peixe é nutritiva e pouco calórica. "Fonte de diversos nutrientes, como as vitaminas do complexo B, de minerais, como o cálcio e o zinco, e outros componentes, como o iodo, o ácido fólico e o ômega 3", acrescentou a professora. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o consumo dessa proteína seja regular e de no mínimo 250 gramas semanais, divididas em duas refeições.
Legislativo
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul viveu um dia marcado por homenagens, memória e modernização nesta terça-feira (19), durante a inauguração do...
22 de maio de 2026
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul viveu um dia marcado por homenagens, memória e modernização nesta terça-feira (19), durante a inauguração do novo estacionamento vertical do Parlamento estadual e o lançamento de uma obra literária que resgata os 45 anos de atuação da Casa de Leis.
A cerimônia aconteceu no Palácio Guaicurus, em Campo Grande, reunindo autoridades dos três poderes, parlamentares, ex-deputados e representantes de diversas instituições públicas do Estado.
O novo estacionamento recebeu o nome do ex-deputado Amarildo Cruz, em reconhecimento à contribuição deixada por ele na política sul-mato-grossense. A estrutura amplia significativamente a capacidade de vagas da Assembleia, passando de aproximadamente 250 para 600 espaços destinados ao público e servidores.
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Gerson Claro, destacou que a obra representa um avanço importante na estrutura do Legislativo estadual, trazendo melhorias em mobilidade, acessibilidade e atendimento à população.
Segundo ele, a modernização física da Assembleia acompanha o crescimento institucional do Parlamento ao longo das últimas décadas, preparando o espaço para atender futuras demandas da sociedade sul-mato-grossense.
Além da inauguração, o evento também marcou o lançamento do livro “Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul Estado do Pantanal 45 anos”, escrito pelo historiador Eronildo Barbosa da Silva. A publicação reúne fatos históricos, registros políticos e momentos marcantes da trajetória da Casa desde a criação do Estado.
Durante a solenidade, o governador Eduardo Riedel ressaltou a importância da nova estrutura para o futuro da Assembleia e destacou o papel do Legislativo no desenvolvimento de Mato Grosso do Sul ao longo dos anos.
O encontro reuniu ainda deputados estaduais, ex-presidentes da ALEMS, integrantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público, secretários estaduais e familiares de Amarildo Cruz, em uma solenidade marcada pela valorização da história política sul-mato-grossense e pelo reconhecimento daqueles que ajudaram a construir o Parlamento estadual.
ALEMS
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado estadual Gerson Claro, participou nesta quinta-feira (21) de uma ação de vacinação contra a...
21 de maio de 2026
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado estadual Gerson Claro, participou nesta quinta-feira (21) de uma ação de vacinação contra a Influenza realizada na sede da Alems, em Campo Grande. A mobilização teve como objetivo incentivar a imunização e conscientizar sobre a importância da prevenção durante o período de maior circulação de vírus respiratórios.
Em publicação nas redes sociais, o parlamentar destacou que a vacinação é uma das principais ferramentas para reduzir casos graves da doença e aliviar a pressão sobre o sistema público de saúde.
Segundo Gerson Claro, cuidar das pessoas também significa fortalecer ações preventivas e estimular a conscientização coletiva sobre a importância da imunização.
“A vacina salva vidas, protege famílias e fortalece toda a comunidade. Vamos fazer a nossa parte”, afirmou o deputado.
A campanha ocorre em um momento de aumento nos atendimentos relacionados a síndromes respiratórias em diversas regiões do país, especialmente durante os meses de temperaturas mais baixas, quando há maior circulação de vírus como Influenza e Covid-19.
A vacinação contra a gripe segue sendo recomendada principalmente para grupos prioritários, como idosos, crianças, gestantes, profissionais da saúde e pessoas com comorbidades, mas também está disponível para ampliação da cobertura vacinal em vários municípios sul-mato-grossenses.
A ação realizada na Assembleia Legislativa reforça o papel das instituições públicas na promoção da saúde preventiva e no incentivo à proteção coletiva da população.