quarta, 25 de dezembro, 2024
(67) 99983-4015
Foram diplomados oficialmente os 11 vereadores eleitos, sete suplentes e a primeira prefeita de Sonora, Maria Clarice Ewerling (MDB), bem como seu vice, Jansem Peixoto Barbosa (PSDB), na segunda-feira (16), no Fórum da Comarca de Sonora. Na ocasião, com o Tribunal do Júri lotado, a juíza Camila Neves destacou o aumento da participação feminina em várias esferas da sociedade, antes ocupadas majoritariamente por homens.
“Essa foi a minha primeira eleição municipal como juíza, em que pese todos terem dito que essa foi a eleição mais tranquila dos últimos tempos. Para mim, não foi tão tranquila assim. Foi um grande desafio. Apenas 13% dos municípios brasileiros serão chefiados por mulheres, e da mesma forma, só 18% terão a presença de mulheres no legislativo”, afirmou a juíza Camila Neves.
A magistrada mencionou as barreiras que ainda existem para a participação feminina na política e em cargos de destaque nos dias atuais.
Em seu discurso, Clarice reafirmou o compromisso de trabalhar incansavelmente pelas pessoas menos favorecidas, trazendo igualdade e humanidade para dentro de seu mandato. Ela também destacou que acompanhará de perto todos os setores e cobrará resultados de seus gerentes e diretores quanto ao trato com a coisa pública.
“Teremos muitas prioridades em nosso mandato, mas algumas eu cobrarei pessoalmente para que sejam executadas, como tratar bem as pessoas sempre, trabalhar em prol da nossa sociedade e colocar o povo sonorense em primeiro lugar. Prometo não brincar com a máquina pública e direcionar meus esforços para o crescimento da nossa cidade”, afirmou Clarice.
O vice-prefeito Jansem focou, em seu discurso, no lado positivo das pessoas e disse acreditar fielmente que essa foi a melhor decisão que a população poderia ter tomado, o que será demonstrado com o passar do tempo.
“Somos uma ferramenta com a qual queremos trabalhar e realizar. Vamos nos dedicar dia e noite para que, no final, sejamos reconhecidos por fazer apenas o que é melhor para nossa Sonora”, comentou Jansem.
Na ocasião, Clarice confirmou que projetos sociais serão ampliados. Entre eles, estão os executados pelo Conselho de Segurança e Conselho da Comunidade, que são geridos no Fórum. Dentro desses conselhos, são mantidos programas como Patrulha Mirim, Proerd e Casa Lar.
Por fim, a juíza e o promotor, após diplomarem os vereadores eleitos, os suplentes, a prefeita e o vice-prefeito de Sonora, pediram humanidade a todos, solicitando que governem para toda a população, e não apenas para aqueles que os elegeram.
“Desejo aos senhores coragem, sabedoria, resiliência, sobriedade, honestidade e, principalmente, humanidade. O poder que lhes foi concedido hoje não os coloca em um lugar de superioridade; muito pelo contrário, traz aos senhores muito mais responsabilidade. A prefeita Clarice foi eleita com 5.189 votos. Os vereadores eleitos somaram 3.761 votos, mas, a partir do dia 01/01/2025, os senhores serão a prefeita, o vice-prefeito e os vereadores e vereadoras dos 14.516 sonorenses. A disputa eleitoral acabou. Agora é o momento de união e de trabalhar pelo bem coletivo”, concluiu a juíza de Direito da Comarca de Sonora, Camila Neves.
Os vereadores diplomados são:
• HEMERSON GRISON – 464 votos
• PROFESSOR LAUDIR JÚNIOR – 454 votos
• PROFESSORA CLOTILDE – 412 votos
• ALEX MARTINS – 352 votos
• PASTOR JOEL – 350 votos
• DEUZIMAR – 338 votos
• DOUGLAS AZIA – 334 votos
• JOAQUINZINHO – 322 votos
• SON DA PAPELARIA – 285 votos
• FLÁVIA VASCONCELOS – 271 votos
• EDIMILSON FERNANDES – 179 votos.
Acidentes
Família é moradora de Tangará da Serra (MT) e seguia para o Rio Grande do Sul, onde passaria fim de ano
19 de dezembro de 2024
Luzimar Costa da Silva, de 40 anos, e a filha Maria Eduarda Ruphenthal, de 19, foram as vítimas fatais de acidente entre caminhonete e caminhão, na manhã desta quarta-feira (18), em Sonora, cidade distante cerca de 110 quilômetros de Coxim. Uma criança de 10 anos, neto de consideração de Luzimar, também faleceu na hora.
A família é moradora da cidade de Tangará da Serra, em Mato Grosso, e seguia para o Rio Grande do Sul, onde passaria as festas de fim de ano. "Saíram de madrugada daqui de Tangará. O Antenor [motorista da caminhonete] sempre ia no fim de ano visitar os pais que estão já debilitados", conta uma familiar.
Na caminhonete Chevrolet S10, estavam o motorista, Antenor Ruppenthal, a esposa Luzimar, os dois filhos do casal, Maria Eduarda e uma criança de 7 anos, e o neto de Antenor. "Era neto de consideração da Luzimar, porque é de outro casamento que o Antenor teve", explica a familiar. "Eles conversavam com a gente pelo celular, sempre mandando onde estavam", completa.
Para a polícia, o motorista do caminhão contou que seguia sentido Coxim/Sonora quando um dos pneus dianteiros estourou e ele acabou perdendo o controle da direção. O veículo invadiu a pista contrária e bateu de frente com a S10.
Luzimar, Maria Eduarda e a criança de 10 anos morreram no local. A primeira informação que chegou à reportagem era que o casal havia morrido no acidente.
Uma das vítimas chegou a ser arremessada para fora da caminhonete. Antenor, a outra criança, e o motorista do caminhão foram socorridos em estado grave.
Segundo a familiar informou à reportagem, Maria Eduarda era estudante de Odontologia e Luzimar dona de casa. "Estamos em choque, sem chão", lamentou.
Acidentes
Três pessoas morreram, dentre essas uma criança de 10 anos, em acidente ocorrido na manhã desta quarta-feira (18), na BR-163, em Sonora, região norte de Mato Grosso do...
18 de dezembro de 2024
Três pessoas morreram, dentre essas uma criança de 10 anos, em acidente ocorrido na manhã desta quarta-feira (18), na BR-163, em Sonora, região norte de Mato Grosso do Sul.
Os três mortos estavam numa camionete S-10, atingida por um caminhão que teria invadido a pista contrária, causando a colisão frontal.
Outros dois ocupantes da camionete estão gravemente feridos, assim como o motorista do caminhão. Todos os feridos foram levados para o Hospital Municipal de Sonora.
A PRF (Polícia Rodoviária Federal) trabalha no local, assim como peritos e funcionários da empresa que administra a rodovia.