Banner TCE DEZ 2024
Portal da transparencia

quinta, 05 de dezembro, 2024

(67) 99983-4015

Portal da transparencia
Banner TCE DEZ 2024

Saúde

A+ A-

Indígenas de nove aldeias de Miranda vão passar por cirurgias de catarata

 A superintendente de gestão estratégica da SES e responsável pelo “MS Saúde”, Maria Angélica Benetasso, explicou que o programa está em uma segunda fase, que visa facilitar o acesso dos pacientes aos procedimentos e cirurgias eletivas que estão represadas.

17 de outubro de 2024

(Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS)

Continue Lendo...

Facilitar o acesso, levar dignidade e saúde ao cidadão. Este é o objetivo do programa “MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila”, que chegou em nove aldeias de Miranda. A iniciativa vai promover cirurgias de cataratas em 210 indígenas na próxima semana. Para concretizar esta ação, foram feitos exames e atendimento dentro das comunidades.
No final de setembro mais de 300 indígenas das nove aldeias passaram pela triagem, onde a equipe médica da SES (Secretaria Estadual de Saúde) conseguiu identificar quem precisava passar pela cirurgia de catarata. Para facilitar o acesso, toda esta ação ocorreu na aldeia Cachoeirinha. As cirurgias serão no hospital municipal de Miranda nos dias 21, 22 e 23 de outubro.
Nascido e criado na aldeia Passarinho, Severino de Almeida acordou de madrugada e saiu às 4h da manhã rumo a aldeia Cachoeirinha. Lá ele passou pela triagem, fez o exame e chegou ao diagnóstico que precisa de uma cirurgia (catarata).
“Fiz todos os exames necessários e agora é esperar a cirurgia. Com certeza vai melhorar a vida. O atendimento foi ótimo. Se Deus quiser vai melhorar minha saúde. Fiquei sabendo desta ação do Governo do Estado e agora serei um dos beneficiados”, detalhou Severino, no dia dos exames, em 23 de setembro.
Hugo de Almeida também comemorou a oportunidade. “Estava precisando muito da cirurgia, foi bom que eles vieram, porque se fosse pagar seria caro. Foram nos avisar sobre a ação e será uma grande oportunidade, vou enxergar melhor. O atendimento foi muito bom”.
Moradora da aldeia Moreira, Marta Madalena contou que os próprios profissionais de saúde de Miranda a avisaram da iniciativa e que será uma grande chance para enxergar melhor. “O pessoal da saúde nos avisou em casa, que teria este mutirão da saúde. Vim com esperança e fé em Deus. Muitas pessoas precisavam deste atendimento. Fiz o exame e agora só falta cirurgia”.
Fernando Jorge, da aldeia Passarinho, fez questão de elogiar a iniciativa do Governo do Estado, de levar os atendimentos e todos os exames para dentro da aldeia. “Quero parabenizar o idealizador deste projeto, principalmente estes funcionários que dedicam o seu tempo para fazer o atendimento. Porque muitos na nossa comunidade não têm condições de fazer este deslocamento”.
Ele ponderou que as cirurgias vão melhorar a saúde de muita gente. “Este mutirão vir até a aldeia é um prêmio, muitas idosos já estão com problema na vista e precisam deste apoio. O pessoal foi atendido praticamente em casa”.
Firmo Nogueira espera ansioso sua cirurgia da catarata. "É uma ação muito boa para toda comunidade. Todos estão sendo bem atendidos, a comunidade precisa cada vez mais de ações para saúde. Moro na Aldeia Passarinho e sou da etnia terena".
Nova fase
 A superintendente de gestão estratégica da SES e responsável pelo “MS Saúde”, Maria Angélica Benetasso, explicou que o programa está em uma segunda fase, que visa facilitar o acesso dos pacientes aos procedimentos e cirurgias eletivas que estão represadas.
“Agora viemos em uma modalidade diferente, onde a execução destes procedimentos estão cada vez mais próximo da cidade do paciente, levar (procedimento) cada vez mais próximo do cidadão”.
O programa MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila já realizou 24.105 cirurgias, sendo 15.447 oftalmológicas, 1.447 ortopédicas, 447 vasculares, 441 de vias aéreas, 5.274 gerais e 1.049 cirurgias de aparelho geniturinário. Ele tem como objetivo a redução de filas de cirurgias eletivas, que estavam represadas desde a época da pandemia e por outras situações.

Saúde

Samu divulga relatório de atendimentos do mês de novembro

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Coxim, divulgou seu relatório mensal de ocorrências referente ao mês de novembro de 2024, com um total de...

Samu divulga relatório de atendimentos do mês de novembro

3 de dezembro de 2024

Samu divulga relatório de atendimentos do mês de novembro

 

Continue Lendo...

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Coxim, divulgou seu relatório mensal de ocorrências referente ao mês de novembro de 2024, com um total de 96 atendimentos.
Dentre as ocorrências registradas, as clínicas foram as mais frequentes, totalizando 66 atendimentos. O mês de novembro também contou com 2 ocorrências obstétricas e 4 relacionadas a vítimas de acidentes de trânsito.
As ocorrências pediátricas somaram 2, enquanto não foram registradas ocorrências psiquiátricas. No entanto, a equipe atendeu a uma ocorrência de agressão física e uma intoxicação por medicamentos, além de 3 casos relacionados a armas brancas.
Os traumas também foram uma preocupação significativa, com 4 casos de quedas da própria altura, 1 queda de local elevado e 1 queda de bicicleta. O relatório ainda registrou 3 ocorrências com a Samu Rural, demonstrando a abrangência do serviço em áreas mais afastadas.
O relatório aponta uma recusa de atendimento e 9 ocorrências canceladas. Dos atendimentos, 31 foram no período da manhã, 33 à tarde e 32 à noite. A maioria das ocorrências ocorreu em via pública, com 16 atendimentos registrados, enquanto não houve atendimentos em escolas ou postos de saúde.

Saúde

Os problemas que têm causado danos frequentes ao aparelho de raio-X estão com os dias contados

No sábado (23), o Hospital Municipal de Rio Verde deu um grande passo para resolver as oscilações de energia elétrica que tanto impactavam o funcionamento dos...

Os problemas que têm causado danos frequentes ao aparelho de raio-X estão com os dias contados

29 de novembro de 2024

Os problemas que têm causado danos frequentes ao aparelho de raio-X estão com os dias contados

 

Continue Lendo...

No sábado (23), o Hospital Municipal de Rio Verde deu um grande passo para resolver as oscilações de energia elétrica que tanto impactavam o funcionamento dos equipamentos, especialmente o aparelho de raio-X. Foi concluída a instalação do Transformador de Energia de 112,5 kVA (13,8 kV/220/127V), uma obra essencial para estabilizar o fornecimento de energia e garantir o pleno funcionamento dos serviços hospitalares.
Parabéns ao superintendente do hospital, Diego Rosa, o secretário Dr Joelson Furtado e toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde e, em especial, o prefeito Réus Fornari, por seu comprometimento em colaborar para o fortalecimento e a ampliação dos serviços de saúde em Rio Verde. 
Estamos vencendo os desafios gradativamente e avançando para oferecer uma saúde de maior qualidade à população de Rio Verde. Essa instalação é uma conquista importante, e seguimos confiantes de que a tão esperada reforma e ampliação do Hospital Municipal em breve se tornará realidade.
Juntos, continuamos trabalhando para fazer a diferença!