Banner TCE DEZ 2024
Portal da transparencia

quarta, 04 de dezembro, 2024

(67) 99983-4015

Portal da transparencia
Banner TCE DEZ 2024

Saúde

A+ A-

Aluno Imunizado nas escolas é estratégia para garantir meta de vacinação em MS

Campanha visa conscientizar e vacinar crianças de 0 a 19 anos em MS

5 de novembro de 2024

(Jennifer Ribeiro, Karina Campos)

Continue Lendo...

Em busca de ampliar a integração e a comunicação entre as unidades de saúde e escolas, a SES (Secretaria de Estado de Saúde), a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e a SED (Secretaria de Estado de Educação) lançam nesta segunda-feira (4) a campanha ‘Aluno Imunizado’, voltado para crianças e adolescentes de 0 a 19 anos, residentes em Mato Grosso do Sul. Conforme a SES, estarão disponíveis todas as vacinas do calendário vacinal do Ministério da Saúde, como Covid-19, dengue e poliomielite. As crianças e adolescentes deverão ter a autorização dos pais para a aplicação das vacinas em âmbito escolar, visto que todas as escolas estaduais e municipais participarão da campanha. Esta é a segunda edição da campanha em Mato Grosso do Sul, seguindo prorrogativas do Ministério da Saúde, cujo objetivo é vacinar toda a população escolar. Isso porque, embora a vacinação na primeira e segunda infância seja obrigatória, existe uma baixa adesão de alguns imunizantes como o da Covid-19, que entrou recentemente no calendário de vacinação. Primeiro dia de campanha O primeiro dia de campanha, em Campo Grande, ocorreu no CEI ZEDU (Centro de Educação Infantil José Eduardo Martins Jallad), localizado no Parque dos Poderes. Conforme Fátima Mack, diretora da unidade, a expectativa é que nesta segunda edição haja uma adesão superior à primeira, quando 50% dos estudantes do CEI foram imunizados. “Nós estamos com 361 crianças matriculadas aqui no CEI ZEDU. Vacinar é um ato de amor. Então, os pais daqui têm muita consciência disso. Acredito que hoje nós vamos ter uma adesão de 70%, porque muitos pais já foram aos postos de saúde e já trouxeram o DVA, que é a Declaração de Vacina Atualizada. Então, aqueles que não têm, foram convidados para trazer hoje a carteirinha para ter o DVA”, explica. Além dos profissionais da SES disponíveis para orientar pais e alunos, o lançamento da campanha contou com a presença ilustre do personagem Zé Gotinha, que corrobora para a aceitação das crianças nas campanhas de imunização. “As crianças adoram. Para criança tudo é vivência, né? Então a vivência deles da vacina hoje vai ser através do Zé Gotinha. Elas enxergando, vendo, interagindo, vão chegar em casa e contar para a família o que teve aqui hoje. E o Zé Gotinha lembra o quê? Vacina. Nós estamos prontas aqui pra atender as nossas crianças e fazer sempre o melhor para elas”, acrescenta a diretora. Como no CEI estudam apenas crianças em idade de primeira infância, não houve aplicação de vacina, apenas orientações e atividades de incentivação. A imunização só ocorrerá por meio de autorização dos responsáveis. Grupos de vulnerabilidade Conforme Ana Paula Goldfinger, coordenadora de imunização da SES, a campanha ‘Aluno Imunizado’ ocorre, principalmente, pela necessidade de se cumprir a meta de imunização – de 95% – para que essa população, que integra um grupo vulnerável, possa estar protegida. (Jennifer Ribeiro, Karina Campos)

Saúde

Samu divulga relatório de atendimentos do mês de novembro

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Coxim, divulgou seu relatório mensal de ocorrências referente ao mês de novembro de 2024, com um total de...

Samu divulga relatório de atendimentos do mês de novembro

3 de dezembro de 2024

Samu divulga relatório de atendimentos do mês de novembro

 

Continue Lendo...

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Coxim, divulgou seu relatório mensal de ocorrências referente ao mês de novembro de 2024, com um total de 96 atendimentos.
Dentre as ocorrências registradas, as clínicas foram as mais frequentes, totalizando 66 atendimentos. O mês de novembro também contou com 2 ocorrências obstétricas e 4 relacionadas a vítimas de acidentes de trânsito.
As ocorrências pediátricas somaram 2, enquanto não foram registradas ocorrências psiquiátricas. No entanto, a equipe atendeu a uma ocorrência de agressão física e uma intoxicação por medicamentos, além de 3 casos relacionados a armas brancas.
Os traumas também foram uma preocupação significativa, com 4 casos de quedas da própria altura, 1 queda de local elevado e 1 queda de bicicleta. O relatório ainda registrou 3 ocorrências com a Samu Rural, demonstrando a abrangência do serviço em áreas mais afastadas.
O relatório aponta uma recusa de atendimento e 9 ocorrências canceladas. Dos atendimentos, 31 foram no período da manhã, 33 à tarde e 32 à noite. A maioria das ocorrências ocorreu em via pública, com 16 atendimentos registrados, enquanto não houve atendimentos em escolas ou postos de saúde.

Saúde

Os problemas que têm causado danos frequentes ao aparelho de raio-X estão com os dias contados

No sábado (23), o Hospital Municipal de Rio Verde deu um grande passo para resolver as oscilações de energia elétrica que tanto impactavam o funcionamento dos...

Os problemas que têm causado danos frequentes ao aparelho de raio-X estão com os dias contados

29 de novembro de 2024

Os problemas que têm causado danos frequentes ao aparelho de raio-X estão com os dias contados

 

Continue Lendo...

No sábado (23), o Hospital Municipal de Rio Verde deu um grande passo para resolver as oscilações de energia elétrica que tanto impactavam o funcionamento dos equipamentos, especialmente o aparelho de raio-X. Foi concluída a instalação do Transformador de Energia de 112,5 kVA (13,8 kV/220/127V), uma obra essencial para estabilizar o fornecimento de energia e garantir o pleno funcionamento dos serviços hospitalares.
Parabéns ao superintendente do hospital, Diego Rosa, o secretário Dr Joelson Furtado e toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde e, em especial, o prefeito Réus Fornari, por seu comprometimento em colaborar para o fortalecimento e a ampliação dos serviços de saúde em Rio Verde. 
Estamos vencendo os desafios gradativamente e avançando para oferecer uma saúde de maior qualidade à população de Rio Verde. Essa instalação é uma conquista importante, e seguimos confiantes de que a tão esperada reforma e ampliação do Hospital Municipal em breve se tornará realidade.
Juntos, continuamos trabalhando para fazer a diferença!