domingo, 15 de dezembro, 2024

WhatsApp

(67) 99983-4015

Portal da transparencia
Portal da transparencia

MEIO AMBIENTE

A+ A-

Geminídeas, maior chuva de meteoros do ano, atinge seu pico nesta sexta (13)

Fenômeno está ativo desde o dia 4 e deve ter visibilidade mais baixa do que o normal por causa da Lua cheia.

Icone Calendário

13 de dezembro de 2024

Icone Autor

G1/PCS

Continue Lendo...

Considerada uma das maiores chuvas de meteoros do ano, a Geminídeas vai alcançar seu pico entre a noite de sexta (13) e madrugada sábado (14). O fenômeno está ativo desde o dia 4 e deve ter visibilidade mais baixa do que o normal por causa da Lua cheia.

De acordo com o Observatório Nacional, o pico vai acontecer em um cenário de mais de 90% de iluminação da Lua, o que deve reduzir consideravelmente a visibilidade.

"A luminosidade lunar atrapalha muito a observação dos meteoros mais fracos, então ficamos restritos aos mais brilhantes e aos bólidos [bolas de fogo]", analisa o astrônomo Marcelo de Cicco.

Marcelo, que é coordenador do Projeto Exoss, organização sem fins lucrativos voltada para o monitoramento e estudo de meteoros, e parceiro do Observatório Nacional, destaca que, mesmo com a Lua cheia, ainda será possível observar um bom número de meteoros se o céu estiver limpo.

Além da Lua cheia, o radiante – como é chamado o local de onde estão vindo os meteoros – está um pouco mais baixo do que o hemisfério sul, o que também prejudica a visualização.

A tendência é que as regiões Norte e Nordeste tenham uma visão mais privilegiada do fenômeno, se as condições climáticas ajudarem, justamente por conta da posição do radiante.

As Geminídeas são conhecidas por sua luminosidade e intensidade de cores e acontecem anualmente entre os dias 2 e 21 de dezembro. Neste ano, o fenômeno pode ser observado a partir da meia-noite até o amanhecer.

Ela também é considerada uma das mais intensas chuvas de meteoros do ano. Durante seu pico, até 150 meteoros podem ser vistos por hora.

Como observar a Geminídeas

Apesar das condições não serem as mais favoráveis para observar o fenômeno este ano, os meteoros mais brilhantes ainda devem ser visíveis.

Os astrônomos recomendam ir para locais com pouca poluição luminosa, direcionando o olhar para longe da Lua. A melhor visibilidade deve acontecer a partir da 1 da manhã.

Outra dica importante é esperar até que os olhos se adaptem à escuridão, o que pode levar cerca de 20 minutos.

No caso desse fenômeno, não é necessário o uso de telescópios ou binóculos.

"Observação de meteoros é muito simples. Uma cadeira, um cobertor, se for frio, um chocolate quente, uma boa companhia e curtir a noite vendo os meteoros passando", recomenda Marcelo.

Chuvas de meteoro

A Geminidas é a penúltima chuva de meteoros esperada para o ano. A última, chamada de Ursidas, deve acontecer na segunda quinzena de dezembro, com o pico previsto para o dia 23 deste mês.

No total, 12 chuvas de meteoro relevantes estavam previstas para 2024, segundo o Observatório Real de Greenwich. Veja abaixo as que já aconteceram e as que ainda vão acontecer:

Quadrantidas: ativa de 28 de dezembro de 2023 a 12 de janeiro de 2024 (pico para visualização do fenômeno: de 3 a 4 de janeiro). Pico de meteoros por hora: 110.

Liridas: ativa de 14 a 30 de abril (pico: de 22 a 23 de abril). Pico de meteoros por hora: 18.

Eta Aquaridas: ativa de 19 de abril a 28 de maio (pico: 6 de maio). Pico de meteoros por hora: 50.

Alpha Capricornídeos: ativa de 3 de julho a 15 de agosto (pico: 30 de julho). Pico de meteoros por hora: 5.

Delta Aquáridas: ativa de 12 de julho a 23 de agosto (pico: 30 de julho). Pico de meteoros por hora: 25.

Perseidas: ativa de 17 de julho a 24 de agosto (pico: de 12 a 13 de agosto). Pico de meteoros por hora: 100.

Draconidas: ativa de 6 a 10 de outubro (pico: de 8 a 9 de outubro). Pico de meteoros por hora: 10.

Orionidas: ativa de 2 de outubro a 7 de novembro (pico: de 21 a 22 de outubro). Pico de meteoros por hora: 25.

Tauridas: ativa de 10 de setembro a 20 de novembro no Hemisfério Sul (pico: de 10 a 11 de outubro no Hemisfério Sul). Pico de meteoros por hora: 5.

Leônidas: ativa de 6 de novembro a 30 de novembro (pico: 18 de novembro). Pico de meteoros por hora: 10.

Geminidas: ativa de 4 a 20 de dezembro (pico: de 14 a 15 de dezembro). Pico de meteoros por hora: 150.

Ursidas: ativa de 17 a 26 de dezembro (pico: 23 de dezembro). Pico de meteoros por hora: 10.

 

CIDADE

Com desfile e churrasco dançante, Jaraguari comemora 71 anos

Município foi emancipado em 1953 e tem cerca de 7,4 mil habitantes, segundo o IBGE

Com desfile e churrasco dançante, Jaraguari comemora 71 anos

12 de dezembro de 2024

Com desfile e churrasco dançante, Jaraguari comemora 71 anos

 

Continue Lendo...

Jaraguari, a 213 quilômetros de Coxim, completa 71 anos nesta quinta-feira (12). A cidade tem população estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 7.425 pessoas, em um território de 2.912,836 quilômetros quadrados.

Para celebrar o aniversário de emancipação político-administrativa, a Prefeitura de Jaraguari realizará um desfile cívico-militar às 8h, e um churrasco dançante, com música dos grupos Uirapuru e Batepé, às 11h.

A formação de um povoado no território começou em 1909, quando o fazendeiro Porfirio Alberto de Freitas doou terras para a criação da Vila Jaraguari. A vila foi oficializada pelo governo do Estado em 1917, segundo a Prefeitura da cidade.

Em 7 de novembro de 1921, o povoado foi transformado em distrito subordinado à cidade de Campo Grande. Depois de 32 anos, em 1953, Jaraguari foi elevada à condição de município pela Lei Estadual 692.

Ainda conforme a Prefeitura da cidade, o surgimento do nome de Jaraguari pode ser em homenagem ao nome da cidade natal.

Ou, por conta do capim “Jaraguá”, que também batiza um córrego que nasce dentro do município, e foi somado a “ri”, última sílaba de Araguari.

Polícia

Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em Paranaíba

Bebê estava com orelhas vermelhas e inchadas

Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em Paranaíba

12 de dezembro de 2024

Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em Paranaíba

 

Continue Lendo...

Um casal de 19 e 22 anos foi preso em Paranaíba, a 471 quilômetros de Coxim, depois de um bebê de 2 meses ser internado com marcas roxas e queimaduras de cigarro pelo corpo. O caso veio à tona nesta quarta-feira (11).

A delegada Eva Maria Cogo relatou que a denúncia chegou na delegacia pelo Conselho Tutelar que foi acionado pelo hospital após a criança ser internada na unidade de saúde, no fim de novembro. Com isto, a delegada foi até o hospital para saber sobre os fatos.

No hospital estava a mãe do bebê e o pai foi levado para a delegacia para prestar esclarecimentos. Já na delegacia, o pai afirmou que nem ele e nem a esposa teriam agredido o bebê. Ainda de acordo com Eva Maria, a preocupação do pai era se ele voltaria para casa.

Ainda conforme a delegada, a contradição entre o pai e a mãe seria o tempo que as manchas no bebê apareceram, sendo que ele relatava ser de 10 dias anteriores e a mãe de 15 dias antes. Outra contradição seria a ida ao posto de saúde. Segundo o pai, eles levaram o bebê porque a criança não estava mamando.

Já a mãe disse que levou o bebê ao posto por ser exigência de estar com as vacinas em dia por causa do benefício que recebia. Nisto os médicos do posto de saúde denunciaram ao Conselho Tutelar. De acordo com a delegada, o bebê tinha marcas de queimaduras de cigarros e manchas roxas pelo corpo. Segundo Eva Maria, a criança tinha as orelhas inchadas por causa de tapas desferidos de forma reiterada no bebê.

A delegada ainda disse que um familiar que foi ouvido na delegacia afirmou que antes do bebê completar 2 meses, havia visto a criança com o rosto vermelho e inchado. “Nunca vi tamanha covardia.”, disse a delegada ao site Paranaíba Notícia.

Eva Maria ainda relatou que a mãe contou que sempre que saía e voltava para casa percebia que o bebê estava com manchas vermelhas pelo corpo, mas que nunca tinha visto o marido agredir a criança, mas desconfiava dele.

Os dois estão presos e a delegada já pediu pela preventiva do casal.