domingo, 26 de julho, 2026
(67) 99983-4015
O sábado, 11 de outubro, começou com tempo firme e céu predominantemente ensolarado em Coxim, com temperaturas agradáveis nas primeiras horas da manhã. No entanto, moradores devem se preparar para mudanças no clima ao longo do dia. A previsão indica calor intenso até o início da tarde, seguido por aumento da nebulosidade e risco de tempestades localizadas.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), os termômetros devem ultrapassar os 34°C por volta do meio-dia. A umidade relativa do ar tende a cair nas horas mais quentes, o que pode causar desconforto e requer cuidados com a hidratação.
Apesar do calor e do céu aberto pela manhã, há dois alertas meteorológicos em vigor para a região. Um alerta amarelo de chuvas intensas está ativo até às 9h da manhã deste sábado, indicando pancadas isoladas com ventos moderados de até 60km/h.
Mais preocupante é o alerta laranja, que entra em vigor a partir das 11h e segue até a manhã de segunda-feira (13). Esse aviso prevê chuvas entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia, ventos de até 100 km/h, e possibilidade de queda de granizo. Há risco de alagamentos, cortes de energia elétrica, queda de árvores e danos em plantações.
A Defesa Civil orienta os moradores a não se abrigarem debaixo de árvores durante ventos fortes e a evitarem o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante tempestades. Em caso de emergência, os telefones 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros) estão disponíveis para atendimento.
Com o feriado do dia 12 se aproximando, quem planeja atividades ao ar livre deve redobrar a atenção às mudanças no tempo. A recomendação é acompanhar os canais oficiais de meteorologia e evitar deslocamentos desnecessários durante os períodos de instabilidade.
MEIO AMBIENTE
Tempo firme predomina no norte de Mato Grosso do Sul, com sol, baixa umidade e aumento gradual das temperaturas nos próximos dias.
4 de julho de 2026
Os moradores de São Gabriel do Oeste começaram o sábado (4) com temperaturas mais amenas, mas o calor deve ganhar força ao longo do dia, com máxima prevista de 25°C. A previsão meteorológica indica tempo firme e predomínio de sol em grande parte de Mato Grosso do Sul, cenário que deve permanecer até segunda-feira (6) devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica.
Em São Gabriel do Oeste, a previsão aponta sol entre algumas nuvens e presença de névoa durante o amanhecer. No período da noite, o céu deve permanecer com poucas nuvens. As temperaturas variam entre 14°C e 25°C.
Em Coxim, o sábado será de sol com muitas nuvens e períodos de céu nublado ao longo do dia, com mínima de 15°C e máxima também de 25°C. Já em Sonora, a previsão é de sol entre poucas nuvens, com névoa nas primeiras horas da manhã e temperatura entre 15°C e 24°C.
Entre sábado (4) e segunda-feira (6), o tempo permanece estável em Mato Grosso do Sul devido à influência de um sistema de alta pressão atmosférica, que favorece condições mais secas e impede a formação de chuva.
Neste sábado, as temperaturas ao amanhecer seguem mais baixas, com mínimas variando entre 9°C e 12°C em algumas regiões do Estado. A partir de domingo (5), no entanto, haverá elevação gradual das temperaturas, com máximas previstas entre 28°C e 32°C.
A combinação de manhãs mais frias e tardes mais quentes favorece uma elevada amplitude térmica, que pode superar os 15°C em algumas localidades.
A previsão também indica redução dos índices de umidade relativa do ar, que devem variar entre 20% e 40%, especialmente durante as tardes.
Os ventos predominam dos quadrantes norte e leste, com velocidades entre 30 km/h e 50 km/h. Já na segunda-feira (6), com a aproximação de uma nova frente fria, os ventos devem passar a soprar do quadrante sul, podendo registrar rajadas pontuais acima de 60 km/h.
Meio Ambiente
Previsão no Sudeste é de tempo instável com nebulosidade
29 de junho de 2026
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que enquanto áreas das regiões Norte e Sul terão chuva intensa em pontos isolados, o Centro-Oeste deverá apresentar predomínio de tempo estável. No Nordeste, a chuva tende a se concentrar principalmente na faixa litorânea.

No Sudeste, a previsão indica maior presença de nebulosidade, com possibilidade de chuva isolada. As temperaturas seguirão elevadas no interior do país, enquanto o Sul poderá registrar frio intenso e ocorrência de geada nesta segunda-feira (29).
Hoje, a frente fria avançará e alcançará os estados de Santa Catarina e do Paraná. Nessas áreas, espera-se a ocorrência de chuva intensa em forma de pancadas, que poderá vir acompanhada de trovoadas.
Já no Rio Grande do Sul, após a passagem da frente fria, as temperaturas entrarão em declínio, com possibilidade de formação de geada, sobretudo na porção sul do estado.
As temperaturas mínimas deverão ficar em torno de 2 graus Celsius (°C), com destaque para áreas das serras Gaúcha e Catarinense. Por outro lado, as temperaturas máximas apresentarão elevação gradual ao longo do período, podendo atingir cerca de 25°C em Umuarama, no noroeste do Paraná.
A previsão no Sudeste é de tempo instável, com predominância de nebulosidade durante boa parte do dia e possibilidade de chuva isolada, sobretudo nos estados de São Paulo e Minas Gerais.
As temperaturas mínimas deverão ficar em torno de 10°C, com destaque para o Sul de Minas. Já as temperaturas máximas poderão atingir cerca de 35°C no Norte de Minas.
O cenário na Região Norte permanece com manutenção das instabilidades e ocorrência de chuva intensa em alguns pontos do Amazonas, Pará e Amapá.
As temperaturas mínimas deverão ficar em torno de 21°C. As maiores temperaturas máximas da região são previstas para o Tocantins, podendo atingir 34°C em Araguaína.
Nordeste com previsão de chuva isolada na faixa litorânea do Nordeste, nesta segunda. No interior da região, por sua vez, não há previsão de chuva, predominando apenas a nebulosidade.
As temperaturas mínimas deverão ficar em torno de 15°C, com destaque para Vitória da Conquista, na Bahia. Já as temperaturas máximas poderão atingir cerca de 35°C, no interior do Piauí.
Com a dissipação do sistema frontal que permanecia estacionário sobre a Região Centro-Oeste, segundo o Inmet. O tempo ficará estável em grande parte dos estados. A exceção será o sul de Mato Grosso do Sul, onde há previsão de pancadas de chuva isoladas em razão da circulação atmosférica em médios e altos níveis.
As temperaturas mínimas deverão variar entre 16°C e 18°C no sul de Mato Grosso do Sul. Já as temperaturas máximas poderão atingir níveis próximos de 34°C no norte do Centro-Oeste.