quinta, 04 de junho, 2026

WhatsApp

(67) 99983-4015

Meio Ambiente

A+ A-

Sofrendo, Taquari é centro de investigação por desmate para ocupação imobiliária em Coxim

Quatro inquéritos investigam construção de imóveis e um é sobre despejo de esgoto

Icone Calendário

8 de janeiro de 2025

Icone Autor

CGN/PCS

Continue Lendo...

O MPMS ( Ministério Público de Mato Grosso do Sul) publicou hoje a instauração de cinco inquéritos civis para investigar danos ao Rio Taquari, em Coxim. Quatro dizem respeito à retirada de mata ciliar e um apura denúncia de despejo irregular de esgoto que estaria atingindo o curso d’água.

O rio tem longa história de danos ambientais, com assoreamento por processos antigos de desmatamento de margens.

Somente uma das investigações instaurada pelo promotor Marcos André Sant'ana Cardoso tem os dados abertos para consulta. Trata-se da retirada de vegetação para aterramento de trecho da margem direita do Taquari, que já estava em processo de cercamento para ocupação imobiliária, incluindo a colocação de um padrão de luz.

A situação foi verificada na metade do ano passado, levando à atuação da PMA (Polícia Militar Ambiental), que impôs multa de R$ 5 mil e o caso passou a ser investigado pela Polícia Civil pela suposta prática do crime ambiental de destruição de vegetação, com pena de 1 a 3 anos. Na documentação, consta a informação de que uma área urbana de mata ciliar passou a ser ocupada ilegalmente com pretensão de instalação de ranchos, já no perímetro urbano.

Não é incomum a existência de ranchos antigos na região, com píers para barcos o que passou a ser controlado com o aumento do rigor da legislação ambiental. A PMA informou que no ponto em que houve a retirada de árvores, o rio tem 178 metros de largura e que a mata de proteção deveria ter 100 metros, o que não ocorre.

O promotor cobrou informações do cartório sobre a titularidade da área em que houve o flagrante e pediu explicações da Prefeitura e do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) sobre providências para coibir ações ilegais contra o rio.

O Governo do Estado atua em um projeto de replantio de árvores na região para recuperar o rio, que ganhou fama com o surgimento de imensos bancos de areia e até cenas de árvores sendo arrastadas pela água.

Outra investigação aponta como alvo descobrir a origem de despejo ilegal de dejetos que deveriam ter sido encaminhados para a rede coletora e, no entanto, teriam desaguado no Taquari.

No Diário Oficial do MP desta terça-feira constaram outros seis inquéritos em Coxim sobre supostos desmatamentos ilegais em propriedades rurais e duas situações a serem investigadas sobre uso irregular de agrotóxico, a partir de duas notificações feitas pela Iagro (Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).

Meio Ambiente

Mato Grosso do Sul entra em alerta para tempestade com granizo e ventos de até 60 km/h

Acumulados de chuva podem chegar a 50 milímetros, com rajadas de vento superiores a 60 km/h

Mato Grosso do Sul entra em alerta para tempestade com granizo e ventos de até 60 km/h

20 de maio de 2026

Mato Grosso do Sul entra em alerta para tempestade com granizo e ventos de até 60 km/h

 

Continue Lendo...

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou o aviso amarelo de tempestades, com acumulado de até 50 milímetros, granizo e rajadas de vento superiores a 60 km/h, nesta quarta-feira (20). Alerta da Defesa Civil Municipal de Campo Grande indica riscos de temporais até quinta-feira.

Segundo o Instituto, há perigo potencial para chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora. Os ventos podem ser intensos, de 40 a 60 km/h, mas podem superar estes valores pontualmente. Além disso, há risco de queda de granizo, como já ocorreu em Dourados, Deodápolis, Douradina, Fátima do Sul e Ivinhema neste fim de semana.

A orientação é, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, porque há risco de queda e descargas elétricas. Além disso, também não é indicado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. O Inmet também pede para evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

A Defesa Civil da Capital pede à população que redobre os cuidados, especialmente em áreas de risco, evite o trânsito em vias alagadas e procure abrigo durante as tempestades. Em caso de emergências, os seguintes canais deverão ser acionados:

156 – Solicitação de serviços a pessoas em situação de rua;

193 – Ocorrências relacionadas à rede elétrica;

199 – Defesa Civil.

Temporais no fim de semana

O prefeito de Deodápolis, Jean Gomes (PP), decretou situação de emergência após temporal que atingiu a cidade no último fim de semana. O município, localizado a 256 km de Campo Grande, teve cerca de 200 casas destelhadas no último sábado (16).

Segundo o prefeito, 1,5 mil residências foram atingidas por chuvas intensas, rajadas de vento e granizo. Dessas, 200 ficaram em estado grave e necessitam de ajuda nos reparos. Ainda conforme Jean, 35 famílias ficaram desalojadas e precisaram se abrigar em escolas.

O sábado (16) em Dourados também foi marcado por chuvas fortes, ventania e granizo. O temporal estava previsto pelo Inmet. Nas redes sociais, vídeos mostram as pedras de gelo caindo no chão douradense. Além disso, algumas ruas registraram pontos com princípio de alagamento.

Ivinhema também registrou chuva intensa, vendaval e granizo, com acumulado de 98,6 milímetros. Devido ao tempo, muitas casas ficaram danificadas, com telhas quebradas e cômodos alagados. Na manhã deste domingo (17), a Defesa Civil municipal atendeu moradores afetados pela tempestade.

Midiamax

Meio Ambiente

Chuva forte e ventos de até 60 km/h podem atingir MS

Os acumulados de chuva podem ser significativos

Chuva forte e ventos de até 60 km/h podem atingir MS

20 de abril de 2026

Chuva forte e ventos de até 60 km/h podem atingir MS

 

Continue Lendo...

A previsão do tempo para esta segunda-feira (20) em Mato Grosso do Sul indica um cenário de instabilidade, com sol ao longo do dia, mas aumento de nebulosidade e risco de temporais em diversas regiões do estado.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), há possibilidade de chuvas acompanhadas de raios e rajadas de vento, principalmente entre segunda (20) e terça-feira (21). A mudança no tempo é influenciada pela formação de um sistema de baixa pressão atmosférica no nordeste da Argentina, além do transporte intenso de calor e umidade e o avanço de cavados meteorológicos.

Os acumulados de chuva podem ser significativos, ultrapassando os 30 milímetros em 24 horas, especialmente nas regiões oeste, sudoeste, sul e sudeste do estado.

Já no nordeste de Mato Grosso do Sul, o tempo tende a permanecer mais firme, com temperaturas elevadas que podem chegar aos 36°C, principalmente entre segunda e terça-feira.

Os ventos devem variar bastante ao longo dos dias, inicialmente entre os quadrantes norte e oeste, passando para o sul a partir de quarta-feira (22), com velocidades entre 40 e 60 km/h, podendo haver rajadas acima desse valor em pontos isolados.

️Temperaturas por região:

Sul, Cone-Sul e Grande Dourados: mínimas de 19°C a 21°C e máximas de 24°C a 32°C

Pantanal e Sudoeste: mínimas de 22°C a 24°C e máximas de 32°C a 34°C

Bolsão, Norte e Leste: mínimas de 20°C a 22°C e máximas de 29°C a 34°C

Campo Grande: mínimas entre 20°C e 22°C, com máximas de até 32°C

TopMídia News